1) VESTIR O FATO DE MERGULHO COM UM SACO DE PLÁSTICO

Quando vestimos um fato de mergulho, conseguir passar a perna é provavelmente a etapa mais complexa. Com efeito, o pé fica preso, sobretudo no momento de passar o calcanhar. Não serve de nada puxar, pois o neoprene do fato é feito para resistir. Assim, é indispensável encontrar um truque, tal como o do saco de plástico. Efetivamente, colocar o pé num saco de plástico permite enfiar muito mais facilmente o fato e evitar assim que prenda, pois o neoprene acaba por deslizar no plástico. 

Vestir o fato de mergulho com ajuda de um saco plástico
Outra dica para vestir o seu fato de mergulho...

2) COLOCAR OS BRAÇOS DENTRO DO FATO, SOPRANDO para o INTERIOR

Agora que conseguiste vestir o fato, vais querer ajustá-lo se ainda tiver alguma dobra ou para te sentires mais à vontade. Para isso, basta pedires ao teu companheiro para te soprar para o interior da manga, de forma a obter um ajuste perfeito. A entrada de ar permite encher o interior do fato e assim ajustá-lo corretamente, pois o neoprene "descola" da pele. Depois disto, só te falta colocar a máscara, os botins e as barbatanas e entrar dentro de água para descobrir o fundo dos oceanos!

3) VESTIR O FATO COM ÁGUA COM SABÃO

É uma outra técnica muitas vezes utilizada no mundo do mergulho para vestir o fato, especialmente se for de neoprene opencell. Privilegia sempre sabão para pele sensível e anti-alérgico. Podes colocar apenas algumas gotas dentro do fato ou mergulhar o fato em água com sabão para que este fique lubrificado e, assim, podes vesti-lo muito mais facilmente.

DICA 4: MOLHAR O FATO ANTES DE O VESTIR

Existem dois métodos similares para vestir mais facilmente os fatos: molhar o fato com água ou debaixo do chuveiro.

A técnica do duche é uma das mais utilizadas durante o inverno, pois proporciona maior calor ao vestir o fato depois de molhar abundantemente o neoprene. No entanto, esta técnica pode ser um pouco limitativa, uma vez que é efetuada em casa e depois terás que conduzir com o fato, o que pode ser incómodo.

Molhar o fato é sem dúvida técnica mais adequada, uma vez que precisas apenas de mergulhar o fato na água do mar quando estiver na praia ou dentro de uma bacia com água. Graças a esta técnica, há menos constrangimentos, exceto o da baixa temperatura da água do mar.

Pode molhar o seu fato de mergulho para ser mais fácil vestir!

5) UTILIZAR UNS COLLANTS USADOS

Podemos propor-te uma última técnica para vestires facilmente o fato de mergulho, que consiste em utilizar uns collants velhos. Graças aos deslize do neoprene nos collants, vestir o teu fato de mergulho torna-se muito mais simples.

As nossas dicas para vestir o seu fato de mergulho

GESTOS A ADOTAR PARA VESTIRes O tEU FATO DE MERGULHO

Vê aqui a lista de gestos que deves adotar que te permitirão vestir o fato de mergulho muito mais facilmente:

- Quando passares os braços e os ombros, passa um de cada vez.
- Quando puxares o fato, agarra no neoprene com os dedos todos, dobra por dobra, para não rasgar o neoprene. Enfiar as unhas no neoprene durante o vestir está absolutamente proibido.
- Quando puxas o fato, pega no sítio mais em cima ao nível da tua bacia, evitando o mais possível que fique com espaços vazios que podem encher-se com água ao longo do tempo.
- Não puxes o fato ao nível dos tornozelos, puxa pelo menos 5 cm mais acima para não o estragar.
- Evita todas as dobras sobretudo atrás dos joelhos, puxando etapa por etapa para que o fato se ajuste corretamente sobre a tua pele.
- Para verificar a elasticidade e facilitar ao máximo os movimentos, basta puxares o neoprene o mais para cima possível.

Thibaut, chefe de produto mergulho na Subea

THIBAUT 

Chefe de produto mergulho Subea - PADI Rescue e Nível 3 FFESSM

Sou chefe de produto na área do mergulho com garrafa na Subea. Pratico este desporto há cerca de quinze anos e sou PADI Rescue com uma especialização em «mergulhador de profundidade» e PA60 - FFESSM. O meu objetivo é partilhar a minha paixão através dos meus produtos e facilitar a utilização e a prática do mergulho aos meus clientes.

RECOMENDAMOS-LHE IGUALMENTE OUTROS CONSELHOS DE MERGULHO