Como TRABALHAR os abdominais COM A roda de abdominais (AB WHEEL)?

Sonhas em exibir o famoso "six pack" mas não sabes como o conseguir? Descobre a AB Wheel, a roda abdominal para trabalhar a silhueta e os abdominais onde quiseres.

mulher treino com roda abdominais

QUERES FORTALECER E TRABALHAR A CINTURA ABDOMINAL EM CASA? PRETENDES INCLUIR EXERCÍCIOS COMPLETOS DE TONIFICAÇÃO NOS TEUS PROGRAMAS DE MUSCULAÇÃO E DE CROSS TRAINING? APRESENTAMOS-TE A AB WHEEL: A RODA ABDOMINAL PARA TRABALHARES A CINTURA ABDOMINAL, OS BRAÇOS E AS TUAS COSTAS.

O QUE É A AB WHEEL?

Como o seu nome indica, a AB Wheel é um aparelho em forma de roda que permite trabalhar os abdominais. Mas não só! Para além de exercitar o conjunto da cintura abdominal, a Ab Wheel permite desenvolver os ombros e os tríceps num único movimento.

Mas como é que funciona? A Ab Wheel é composta por uma roda com um punho de cada lado sobre os quais te apoias para executar os seus movimentos.

roda abdominais

Que músculos são solicitados ao trabalhar com a Ab wheel? 

A AB Wheel permite trabalhar os abdominais de forma dinâmica. No entanto, o nome do aparelho é um pouco redutor!

Como foco principal, nos exercícios com a Ab wheel irás efetivamente solicitar toda a cintura abdominal: reto abdominal, oblíquos, transversos e lombares.

No entanto, como os exercícios utilizam o vaivém da roda, vais também trabalhar os ombros e os tríceps!

Com que objetivo utilizar a roda abdominal Ab wheel? 

Graças à sua simplicidade de utilização, podes adaptar facilmente a utilização da AB Wheel aos teus objetivos. Vão aqui alguns exemplos:

Durante uma sessão de cross-training ou de musculação, a AB Wheel vai permitir que aumentes o nível do treino e que trabalhes os abdominais e braços de forma dinâmica. E se o teu objetivo for o fortalecimento muscular, podes trabalhar a cintura muscular com um único acessório, estimulando simultaneamente a sua propriocepção.

A Ab wheel adapta-se às tuas necessidades para desenvolver o conjunto da tua cintura abdominal, ombros, tríceps e costas, de forma coerente num único movimento.

Treino com roda abdominais

COMO UTILIZAR A AB WHEEL?

Posto isto, qual é a melhor forma de utilizar a AB Wheel para trabalhar os abdominais?

O princípio da ab wheel é o de colocar os pés ou as mãos sobre os punhos, fazendo depois a roda rolar em movimentos de vaivém. De acordo com os exercícios, irás apoiar-te no chão, nas mãos ou nos joelhos, e utilizar a tua cintura abdominal para fazer a AB Wheel rolar da frente para trás. Adicionalmente, podes escolher entre dois modos de acordo com a posição da roda: “estável” ou “instável”, podendo assim aumentar ou diminuir a estabilidade da roda.
Ao fazer esforço por manter uma trajetória retilínea durante os vaivéns, vais trabalhar sobretudo a tua propriocepção, isto é, a capacidade que o corpo tem em avaliar a sua posição de forma a manter o equilíbrio.

“O objetivo é colocar as mãos perto da roda quando seguras os punhos.Desta forma, estás a solicitar naturalmente o fortalecimento dos músculos e a reduzir o risco de gestos incorretos.” 

Como iniciar o exercício com a Ab wheel?

Nem sempre é fácil a utilização da Ab Wheel quando se está a começar! Por isso, para te ajudar a iniciar e progredir facilmente com a roda abdominal, apresentamos-te a Ab Wheel Evolutiva:

Possui uma correia elástica regulável em comprimento e removível para ajudar a progredir no movimento e trabalhar os abdominais com toda a segurança.

Esta correia é regulável em comprimento para que, tanto os utilizadores de nível principiante como os mais experientes, possam realizar o exercício com toda a segurança. Por outro lado, dá também a possibilidade que um praticante de nível principiante possa evoluir e tornar-se experiente com o mesmo aparelho.
Esta correia também é removível para que os praticantes mais avançados possam utilizar somente as rodas, sem o elástico.

homem a treinar com roda abdominais evolutiva

A AB WHEEL: EXERCÍCIO em vídeo

Aqui encontras umas dicas para executar os gestos de forma correta e evitar qualquer desconforto físico:

Posição de início:
Coloca os joelhos em cima do tapete,
As mãos em cima de cada um dos punhos da Ab Wheel,
Os braços devem formar um ângulo de 90° com o chão,
Antes de começar, contraí bem os abdominais.

Movimento:
Faz deslizar a Ab Wheel para a frente e volta para a posição inicial,
Tem o cuidado de não curvar as costas e mantém os teus abdominais contraídos durante todo o exercício.

Respiração:
Inspira ao descer,
Se estás a iniciar neste tipo de exercício, não forces demasiado (ajusta a correia à distância mais curta).
Quanto mais longe for a roda, maior será a tensão.

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