COMO PREPARAR A MOCHILA DE VIAGEM?

Seja uma viagem de alguns dias ou de um mês, as palavras-chave são: antecipação e leveza!

A ideia principal é: como não esquecer nada e evitar simultaneamente a sobrecarga?

A Julie, viajante experiente, partilha as suas boas práticas!

preparação mochila viagem volta ao mundo

Que mochila devo escolher para viajar?

Numa primeira fase, é preciso escolher bem a mochila!

Eu prefiro mochilas "tipo mala" com uma grande abertura nas costas para aceder facilmente a todos os meus pertences sem os amarrotar.

Também é fundamental que a possa proteger com um cadeado. De facto, durante a viagem terás de deixar a mochila no hostel durante o dia ou na zona de armazenamento de bagagens do teu hotel. Também ficas mais descansado(a) quando deixares a mochila no porão do autocarro ou do avião!

Certifica-te de que a mochila tem uma bolsa de proteção que permite protegê-la nos vários transportes (avião, comboio, autocarro, etc.) e é muito útil para proteger os objetos da chuva.

Não te esqueças de que a mochila também deve ser confortável porque vais carregá-la regularmente e, por vezes, durante muito tempo! Deve ser a tua maior aliada. O ideal é que a possas testar carregada, experimentando várias capacidades, antes de a comprar.

Como preparar a mochila para viajar?
conteúdo mochila viagem

Encontras-te a mochila? Ótimo! 
Agora vamos ver como escolher o que vai levar lá dentro...

Pessoalmente, primeiro consulto sempre a meteorologia do meu local de destino. Depois, planeio as atividades que conto praticar no local.



Consoante o país para onde se desloca e o período em causa, precisarás de adaptar o conteúdo da mochila. Mesmo que os itens essenciais sejam muitas vezes idênticos, se fores para a Tailândia, não precisas das mesmas coisas de que precisas se for para a Bolívia, por exemplo. Além disso, as necessidades podem ser diferentes consoante as atividades que planeias fazer no local, fora as caminhadas diárias.

Como preparar a mochila para viajar?

A minha dica bónus:

Levar bolsas para compartimentar o conteúdo da mochila!

Vais fazer e desfazer a mochila todos os dias! Para que não se torne um calvário, as bolsas de arrumação permitem organizar facilmente os pertences e o material. Nada mais simples para ser eficaz!

Seja qual for a duração da tua viagem com mochila, recomendo que leves mudas de roupa para uma semana. Terás roupa suficiente para poder lavar roupa regularmente e, caso não o possa fazer numa máquina de lavar, pode sempre lavar a roupa interior à mão.


Escolhe produtos que não se sujem muito, cuja secagem seja rápida e, idealmente, com propriedades anti-odores. Nesta perspetiva, prefiro claramente a roupa de lã de merino. A lã de merino limita os odores pelo que pode usar este tipo de roupa vários dias sem a lavar.

Organizámos, com a equipa da Forclaz, uma lista não exaustiva dos nossos produtos indispensáveis:

checklist viagem

Quando carregares a mochila, equilibra bem o peso: é importante para o conforto durante o transporte.

Deves colocar as cargas mais pesadas ao longo das costas. Na parte de cima, é melhor colocares os objetos de que podes precisar durante o dia para ficarem facilmente acessíveis.


Se estão previstas excursões de algumas horas, leva uma mochila mais leve, compacta e com capacidade pequena (cerca de 20l) que vai servir para levar água, um estojo de primeiros socorros e alguma coisa para petiscar!

JULIE BACKPACKER

MAIS UM PEQUENO CONSELHO

Pela Julie, colaboradora da Decathlon e viajante que corre mundo

"É viajando que definimos finalmente o que para nós é indispensável e aquilo que podemos dispensar em prol da leveza. Então vá, testa e deixa um comentário para me dizer do que não prescindes na viagem!"