COMO LIMPAR E IMPERMEABILIZAR CALÇADO DE CAMINHADA

Usaste o calçado em caminhos enlameados e não sabe como lavá-lo? Atravessaste um ribeiro e queres saber como secar o calçado?? Descobre 4 sugestões para cuidar e prolongar a vida do teu calçado de caminhada!

Entretenir_des_chaussures_de_randonnée

Descobre 4 sugestões para cuidar e prolongar a vida do seu calçado de caminhada!

LIMPEZA

Depois de uma caminhada com tempo húmido, deves limpar o calçado, especialmente se for calçado em couro. A lama pode secar o couro e fazer com que perca as qualidades.

Antes de iniciares a limpeza do teu calçado recomendamos que retires a palmilha para que não fique molhada.

Bate as solas uma contra a outra para retirar bem os restos de poeira e lama, antes de iniciares a limpeza exterior do calçado. 

O mais simples e eficaz é lavar o calçado à mão (ou com uma esponja macia) com água morna e um pouco de detergente neutro. Se o calçado estiver muito sujo, podes utilizar uma pequena escova para limpar as costuras, os ilhós e outras presilhas de atacadores.

SECAGEM

Apesar do calçado poder ter material respirável, transpiramos sempre e o interior do calçado pode tambem ficar húmido. Também pode ter entrado água pela parte de cima do calçado durante uma caminhada à chuva. Nesse caso, é essencial secar o calçado para manter o nível de performance.

Se ainda não o tiveres feito para limpar o calçado, retire a palmilha para que o calçado areje e seque mais rapidamente.

Seca o calçado à temperatura ambiente. Não o seques junto de uma fonte de calor direta, pois poderá danificar o calçado. O calor demasiado forte seca o couro e pode danificar a cola utilizada para montar a parte superior e a sola. O calor também pode afetar os reforços inseridos no calçado e deformá-lo. Evita deixar o calçado num terraço ao sol, na parte de trás de um carro, diante de uma lareira acesa ou perto de um irradiador.

A melhor técnica é forrar o interior do calçado com jornais, conservando assim a forma do calçado e absorvendo a humidade!

TRATAMENTO

A impermeabilidade do calçado é garantida pela construção do calçado, pela eventual utilização de uma membrana impermeável e respirável ou ainda pela escolha de um material como o couro impermeável.

Embora seja difícil alterar a impermeabilidade do calçado, é, no entanto, possível reavivar a repelência de água de calçado que absorveu muita chuva, por exemplo (reavivar a capacidade de repelir a água).

Para tal, podes utilizar um spray impermeabilizante. O tratamento pode ser feito uma a duas vezes por ano. Antes de usar o produto, recomendamos a leitura das instruções e abrir as janelas para evitar a inalação dos vapores. Pulverizar a uma distância de 20 cm, tendo o cuidado de aplicar o produto de forma homogénea e em toda a superfície a tratar. Deixar secar 10h a 12h

Atenção, o calçado permeável não ficará impermeável com este tipo de tratamento.

Para couro, recomendamos a utilização de uma graxa impermeabilizante, para nutrir o calçado, evitando que seque e fique gretado, impermeabilizando-o e protegendo-o das manchas.

Também confere um poder de repelência à água sem alterar a respirabilidade. Pode assim ser utilizado em calçado com uma membrana.

Esta graxa aplica-se com a ajuda de um pano macio.

Entretenir_des_chaussures_de_randonnée
Entretenir_des_chaussures_de_randonnée

GUARDAR

Certifica-te de que o calçado está bem seco antes de o guardar.

Guarda-o num local seco e arejado.

Evita sempre deixar o calçado perto de uma fonte de calor ou exposto ao sol.

Podes proteger o calçado com uma capa.

Se não usares o calçado durante um longo período, o ideal é forrá-lo com jornais para que mantenha a forma.

Uma longa vida e longas caminhadas para o teu calçado!