COMO GARANTIR A SEGURANÇA DAS CRIANÇAS NA PISCINA?

Como garantir a segurança das crianças na piscina?

Vais de férias para uma casa com piscina ou decidiste instalar uma piscina no teu jardim? Descobre como desfrutar dela de forma segura e legal

Como lembrete, qualquer que seja o teu tipo de piscina, e mesmo que esteja bem segura, uma criança nunca deve ser deixada sozinha perto e numa zona de banho.

COMO GARANTIR A SEGURANÇA DAS CRIANÇAS NA PISCINA?

Lei, regulamento, normas: quais as obrigações do proprietário de uma piscina

Estás contente por teres finalmente construído a piscina dos teus sonhos, os teus vizinhos invejam-te (e nós também). Só que agora é tempo de tratares da segurança e tens mil e uma perguntas na tua cabeça.

Felizmente existe um site institucional bastante bom e dá-te as informações essenciais para a proteção dos teus filhos.

Antes de o vermos juntos, comecemos por um ponto essencial  da legislação em vigor para as piscinas privadas.
As piscinas, acima do solo, insufláveis ou desmontáveis, não são afetadas. E isto, é talvez um pouco estranho, mas não somos nós que o dizemos, é a lei. Isto não significa que deves deixar os teus filhos sozinhos numa piscina desse tipo...

Agora que as coisas estão claras, a primeira coisa que precisas de saber sobre a tua piscina privada, seja para uso individual ou coletivo (numa propriedade alugada, por exemplo), total ou parcialmente subterrânea, é que deves instalar uma das seguintes peças de equipamento:

-  Uma barreira protetora,

- Um sistema de alarme sonoro,

- Uma cobertura de segurança,

- Um abrigo que cobre completamente a piscina, um bonito alpendre, por exemplo.

Dizemos "obrigatoriamente", porque se não o respeitares, arriscas a vida dos teus filhos e expões-te a uma multa de ... 45.000€.

A seguir, e é aqui que te redirecionaremos gentilmente para o site institucional, a tua piscina deve cumprir as normas da Associação Francesa de Normalização (AFNOR, sim, tu sabes). Cada equipamento tem o seu próprio padrão e, em todos os casos, o vendedor/instalador deve fornecer-te as condições de funcionamento e de manutenção  do dispositivo de segurança escolhido, bem como as medidas gerais de prevenção e recomendação para evitar o risco de afogamento.

Se estiveres a alugar uma moradia com piscina, é da responsabilidade do proprietário explicar como limitar o acesso à piscina quando não estiver a ser utilizada. Cabe-te a ti jogar o jogo e mantê-la segura quando não estás por perto.

Porquê? Porque se ninguém estiver a vigiar a piscina, esta não deve ser acessível. As crianças podem sair à socapa para dar um mergulho quando estás a fazer outra coisa (tal como tomar banho ou dormir a sesta). E se são pequenos, não percebem o perigo da água, apenas sabem que gostam de estar dentro de água

Portanto, mais vale prevenir do que remediar e pôr em prática sistemas de segurança se não planeias estar na piscina com as crianças.

COMO GARANTIR A SEGURANÇA DAS CRIANÇAS NA PISCINA?

Alarme, tela, barreira, cobertura etc. como proteger a piscina?

Este conselho é sobre segurança para as nossas crianças, por isso não vamos entrar nos benefícios estéticos de uma barreira protetora ou na capacidade de um abrigo para otimizar a retenção de calor da água. Sejamos honestos, a tua escolha dependerá também/muito da tua carteira.

Vamos percorrer a lista de dispositivos de segurança acima mencionada, não vamos entrar nos detalhes de cada norma, mas aqui estão os elementos essenciais:

- A barreira protetora : o principal objetivo da barreira é restringir o acesso à piscina razão pela qual deve ser instalada a pelo menos um metro da piscina e a pelo menos 1,1 metros de altura. Para cumprir a norma, a barreira também não deve ferir as crianças caso tentem abri-la e a cancela deve dificultar a tentativa de abertura pelas crianças (uma ação manual de pelo menos 20 Newtons para abrir ou duas ações consecutivas para destrancar).

- Um sistema de alarme sonoro: existem diferentes modelos de alarmes de piscina, , alguns dos quais dizem que uma criança caiu à água, outros que uma criança está simplesmente à espreita à volta da piscina. Este dispositivo é barato, mas deves ter cuidado porque em caso de perigo terás pouco tempo para intervir. A instalação de um alarme em complemento a outro sistema de segurança pode ser uma boa opção.

- Uma cobertura de segurança: existem diferentes tipos de telas de segurança, as únicas que não cumprem a norma são as lonas com bolhas de ar. Deves ter algum cuidado ao procurar o modelo certo para a tua piscina. Em todos os casos, a norma exige que a cobertura de segurança impeça a imersão de uma criança com menos de 5 anos de idade e que esta possa suportar a passagem de um adulto de 100 kg.

- Um abrigo que cobre completamente a piscina: se queremos torná-la segura, então o melhor é investir a sério! A fim de cumprir a norma atual para abrigos, devem ser resistentes às intempéries, resistentes ao desgaste e ao impacto (um verdadeiro fato blindado).

É obrigatório colocar uma cerca em torno da piscina?

Não é bem assim, como anteriormente afirmado, é obrigatório ter um dispositivo de segurança à volta da piscina para evitar intrusões. 

Como lembrete (a repetição ajuda sempre), se não cumprires a lei arriscas-te a uma multa de 45.000 euros (a este preço poderias efetivamente ter outra piscina instalada) e se um intruso se afogar numa piscina sem segurança, o proprietário pode ser responsabilizado

Por isso, só podemos recomendar-te que tenhas cuidado e que ponhas em prática as medidas necessárias para a segurança de todos, e para a tua paz de espírito.

COMO GARANTIR A SEGURANÇA DAS CRIANÇAS NA PISCINA?

Como garantir a segurança de uma piscina insuflável ou acima do solo?

Se tiveres uma piscina insuflável ou acima do solo, terás de ser muito cauteloso quando os teus filhos a utilizarem.

Porque sim, de facto, a melhor segurança para estas pequenas piscinas é a supervisão dos adultos. Porquê? Porque as crianças não têm o reflexo de tirar a cabeça da água, mesmo que haja apenas alguns centímetros de água na piscina (ou no banho). Por isso, deves ficar sempre por perto para poder reagir rapidamente se o teu pequeno nadador ou pequena nadadora decidir ir ver o que está a acontecer lá no fundo da piscina.

Mas enquanto numa piscina insuflável podes escolher quando a utilizar (deves despejá-la e esvaziá-la depois de a utilizares, quanto mais não seja para evitar mosquitos), a piscina acima do solo fica no jardim todo o Verão. A primeira coisa a fazer para que seja seguro é remover escada

Se a criança for demasiado pequena para entrar sozinha na piscina , então é porque é demasiado pequena para entrar se não estiveres com ela.

Algumas marcas também propõem pulseiras anti-afogamento. Basta prendê-la ao pulso ou tornozelo da criança, e assim que a criança estiver imersa na piscina , a pulseira envia um alarme para o seu tablet/ipad. Mas mais uma vez, é preciso estar suficientemente perto para poder intervir rapidamente....

E claro, nunca é demasiado cedo para ensinar as crianças a nadar ou, no mínimo, para conseguirem tirar a cabeça da água sozinhas! A consciência da água é essencial na luta contra o afogamento.

Descobre os nossos conselhos sobre aulas de natação na escola, as vantagens de inscrever os bebés na descoberta do meio aquático e também alguns jogos aquáticos porque aprender é também (na sua maioria) divertir-se. E não hesites em contar-nos a tua experiência, deixando um comentário no final da página.

COMO GARANTIR A SEGURANÇA DAS CRIANÇAS NA PISCINA?

Mathias

Editor consultor

Assistente de chefe de produto & Professor de natação, nadador-salvador

Estes conselhos podem interessá-lo

Como posso ajudar o meu filho a aprender a nadar?

Como posso ajudar o meu filho a aprender a nadar?

É possível ajudar o meu filho a aprender a nadar além das aulas de natação?Sim e é fácil!
nadar na felicidade header

NADAR NA FELICIDADE, APRENDE-SE

Ensinar o seu filho a nadar nem sempre é fácil, e muitas vezes é preferível que aprenda com um profissional, uma vez que terá a empatia e a pedagogia necessárias para transmitir os seus conhecimentos ao seu filho.
Natação escolar: 8 perguntas acerca da piscina na escola

Natação escolar: 8 perguntas acerca da piscina na escola

Caros pais, eis algumas respostas para as suas perguntas acerca da natação na escola.