Para assegurar uma equitação agradável e o conforto do cavalo, importa tomar em conta o tipo de prática e a morfologia do cavaleiro.
Uma sela polivalente é adequada para todos os tipos de equitação. O seu assento semicavado e suficientemente largo tornam-na agradável para realizar passeios em piso plano, e a sua aba ligeiramente inclinada para a frente permite acompanhar o cavaleiro nos saltos de obstáculos.É uma sela dita «mista» que também proporcionará uma boa postura no trabalho no plano. É ideal para a prática em clubes.
A sela de exterior privilegia o conforto do cavalo e do cavaleiro em virtude da sua utilização prolongada. O seu assento é largo e confortável e o acolchoamento permite uma boa distribuição do peso do cavaleiro no dorso do cavalo. Dispõe também de argolas para a fácil fixação de alforges.
As abas são orientadas para a frente, permitindo ao cavaleiro encurtar os estribos de modo a que o seu joelho não ultrapasse a aba e possa cavalgar equilibrado. A presença de cunhos à frente e atrás permite manter a perna fixa nos saltos de obstáculos. O assento é normalmente plano ou semicavado para uma boa liberdade de movimentos.
As selas para pónei destinam-se à iniciação das crianças que praticam equitação em pónei. São ideais para a iniciação em virtude do seu assento largo e confortável e da sua pega que assegura a estabilidade dos jovens cavaleiros. Para a prática de equitação em ponéis Shetland ou póneis com altura ao garrote até 1,20 m, é aconselhável utilizar uma sela própria para póneis. Para assegurar a estabilidade da sela no dorso do pónei e impedir a sua rotação, poderá acrescentar uma rabicheira.
No dressage, o cavaleiro monta com a perna quase na vertical e os estribos muito compridos. A sela de dressage possui abas muito compridas para permitir uma boa descida da perna. A cilha é de aperto baixo (fixando-se na parte inferior das abas e não na parte superior), para um melhor contacto entre o cavaleiro e o cavalo. O assento é cavado e profundo para uma boa estabilidade e conforto.
Sintético: as selas sintéticas têm a vantagem de serem mais leves (mais práticas para os jovens cavaleiros e as mulheres) e mais fáceis de cuidar (bastará passar uma esponja húmida).
A sua secagem rápida permite o seu uso em quaisquer condições meteorológicas. A escolha de um modelo sintético permitirá ter uma sela confortável e técnica a um preço razoável.
Couro: as selas em couro oferecerão um estilo clássico e elegante e requerem um cuidado minucioso e regular.
Se for um grande praticante de equitação e montar vários cavalos por dia, recomendamos este material que limita as queimaduras.
- Selas para pónei = Para crianças com menos de 8 anos
- Tamanho 15" = Para jovens cavaleiros magros de cerca de 8/10 anos.
- Tamanho 16,5" = Para adolescentes ou pessoas de pequena estatura (menos de 1,55 m).
- Tamanho 17,5" = Para adultos até 1,75 m com corpulência normal.
- Tamanho 18" = Para pessoas de grande estatura ou pessoas de média estatura com maior corpulência.
A forma do garrote do cavalo é também importante para a escolha de uma sela. Uma sela com arcadas ajustáveis permite escolher minuciosamente a abertura do arção ao nível do garrote, de modo a ser adaptada o melhor possível a cada cavalo.
O tamanho da arcada vai determinar a abertura da sela. Quanto mais saliente e fino for o garrote do cavalo, mais será necessária uma arcada fechada. Por outro lado, um cavalo com garrote baixo e dorso plano necessitará de uma arcada com ângulo aberto.
Antes de comprar a sela, poderá experimentá-la no dorso do cavalo para verificar se corresponde ao tamanho adequado para si. Contacte uma loja Decathlon para se informar sobre as modalidades de experimentação de selas.