COMO ESCOLHER UMA RAQUETE DE TÉNIS PARA ADULTO?

Para um praticante principiante ou para um jogador intensivo? Necessidade de potência, precisão, ou ambos? À procura de uma grande área de encordoamento? É fácil ficar perdido, por isso, siga o guia para fazer a melhor escolha da raquete de ténis. 

cc raquete ténis adulto

A escolha de uma raquete de ténis é uma etapa importante no seu percurso de jogador. Esta escolha também é importante quando se está a iniciar ou mesmo se for um adepto de longa data. Mas neste caso, a escolha final será diferente: o nível de prática influencia naturalmente a escolha de uma raquete. Além disso, a escolha é feita em função das suas necessidades no jogo e também do que sente em termos de preensão. São estas e outras dicas que tentaremos explicar para que a escolha da raquete se torne extremamente fácil. 

Qualquer coisa, deixas a tua raquete falar. Não há razão nenhuma para falares, se a tua raquete o fizer por ti.
- Frances Tiafoe

Como escolher uma raquete de ténis para adulto?

Nível Principiante

Na Decathlon, dividimos o nível de prática em: Principiante, Intermédio e Experiente.
Cada um destes níveis requer características diferentes numa raquete e são essas diferenças que vamos explorar abaixo:

Graças ao nosso desenvolvimento em raquetes de Principiante, o jogador deste nível já não precisa de se contentar com raquetes de alumínio, uma vez que já temos na nossa oferta raquetes de Grafite pensadas para quem está a começar a aventura no ténis.
Tendo isto em conta, o material da raquete deixa de ser um dos parâmetros que diferencia o Principiante do Intermédio.
Assim, vamos analisar a diferença entre os vários níveis, usando os seguintes parâmetros: Peso, Área de Encordoamento e Distribuição do Peso da Raquete.

Se é um Principiante, quer acima de tudo uma raquete leve que lhe permita aprender a técnica com toda a fluidez, sem ganhar vícios errados nos movimentos, que mais tarde serão complicados de eliminar.

Como escolher uma raquete de ténis para adulto?
Como escolher uma raquete de ténis para adulto?

nivel Intermédio

Se já domina as pancadas básicas no fundo do court e executa as mesmas com algum grau de consistência, está na altura de passar ao nível seguinte.
Enquanto continua a aprimorar a sua técnica e respetivas pancadas, necessita de uma raquete que o ajude a acentuar os efeitos que quer dar à bola, como o Top Spin ou o Slice, efeitos esses que vão ajudá-lo a levar o seu jogo a um nível totalmente diferente.

Como escolher uma raquete de ténis para adulto?
Como escolher uma raquete de ténis para adulto?

nível experiente

Se já se considera um jogador de nível experiente, está pronto para disputar jogos e torneios, ou pelo menos para ser o melhor do seu clube. 
Aqui, a raquete terá que ser, mais que nos outros níveis, a extensão do seu braço e mão e tem de permitir-lhe tirar proveito das suas virtudes em court ao máximo. É o nível onde é mesmo mais importante a raquete ser apropriada ao seu estilo de jogo, porque também é a fase em que os estilos se vão distinguindo e vincando cada vez mais.

Como escolher uma raquete de ténis para adulto?

O TAMANHO DO CABO

O tamanho do cabo da sua raquete é um aspeto importante a que deve dar muita atenção quando escolhe a raquete.

Tamanho 0: indicado para as crianças.

Tamanho 1: indicado para adolescentes que se iniciam ou para mulheres com mãos pequenas.

Tamanho 2: tamanho standard para as mulheres ou os homens com mãos pequenas.

Tamanho 3: o tamanho mais comum. Tamanho standard para os homens com estatura média ou as mulheres com mãos grandes.

Tamanho 4 e 5: indicado para homens com mãos grandes.

Como escolher uma raquete de ténis para adulto?

Padrão de Encordoamento

Outro ponto também importante na escolha da raquete é o padrão de encordoamento que a raquete tem.
O padrão mais comum é de 16x19, o que significa 16 "cordas" na vertical e 19 na horizontal. Este padrão potencia a utilização do top spin, uma vez que há mais espaço entre as cordas, o que fará com que as cordas agarrem mais a bola no momento do impacto, acentuando assim efeitos e também potência.
No entanto, existe um padrão alternativo: o 18x20
É um padrão mais fechado, com menos espaço entre cordas e que acaba por proporcionar mais pontos de contacto com a bola, proporcionando assim um maior controlo.

Como escolher uma raquete de ténis para adulto?
Como escolher uma raquete de ténis para adulto?

João ramos

Líder desportos de raquete porto centro e expert omnicanal ténis

Olá, sou o João Ramos, estou na Decathlon há cerca de 4 anos, jogo ténis há cerca de 13 anos e também sou treinador. Se não estiver a trabalhar, é bastante possível que esteja a ver algum jogo de ténis num torneio por esse mundo fora. Sou efetivamente um apaixonado por este desporto! 
Tal como os meus colegas de todo o país, estou aqui ao seu dispor para que a sua experiência dentro do court seja o mais memorável possível.

RECOMENDAMOS TAMBÉM  OS NOSSOS CONSELHOS SOBRE DESPORTOS DE RAQUETE