Como escolher uma raquete de ténis de praia?

Como escolher a raquete de Beach Tennis?

Procuras uma raquete de Beach Tennis (ténis de praia) que corresponda ao teu nível e às tuas preferências?
Descobre os nossos conselhos para uma escolha informada.

Apesar de hoje ainda se desconhecerem as origens do Beach Tennis, esta disciplina remontará aos anos 1980, à província de Ravena, em Itália. De passatempo a desporto de competição, o Beach Tennis percorreu um longo caminho desde a sua conceção. O Beach Tennis contou várias regras que determinaram os diferentes aspetos do desporto: número de sets, pontos, serviços, faltas, etc. Em paralelo, foram aplicados diferentes regulamentos relativamente ao equipamento utilizado nas partidas, tanto no que diz respeito às bolas, como às raquetes. Quanto a estas últimas, apresentamos aqui um guia prático que te dará todas as informações necessárias para escolheres o modelo mais adequado.

Como escolher uma raquete de ténis de praia?

Beach Tennis: do lazer ao alto nível

O Beach Tennis tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade junto dos desportistas que adoram experimentar novos desportos que lhes proporcionam o desafio que procuram.
Praticado essencialmente em campos na praia, em plena a areia, o Beach Tennis difere significativamente do ténis clássico. Com uma bola que não ressalta, uma rede situada mais alta e raquetes com características diferentes, a disciplina requer, pois, um equipamento muito particular par uma prática nas melhores condições possíveis. Entre o material essencial quando te equipas para o Beach Tennis, está a raquete, o teu ponto de contacto direto com a bola.

Como escolher uma raquete de ténis de praia?

Beach Tennis: uma raquete fora do normal

Quando pensamos em raquete de ténis, vêm-nos logo à cabeça uma série de critérios técnicos, nomeadamente ao nível da armação e das cordas, que têm um papel decisivo na qualidade do teu jogo. O Beach Tennis apresenta, aliás, uma grande diferença, com a sua raquete plena sem cordas.

Bem distintas das raquetes de ténis e de badminton, o Beach Tennis apresenta um modelo sem cordas, cuja cabeça é plena, dispondo apenas de pequenos furos para facilitar a penetração do ar, limitando assim o esforço feito pelos jogadores. Com efeito, principalmente praticada ao ar livre, os jogadores de Beach Tennis estão expostos aos diferentes elementos exteriores durante a prática. Entre eles, destacamos o vento, podendo haver várias desvantagens quando utilizamos uma raquete plena. Para colmatar este problema, as raquetes de Beach Tennis apresentam furos minúsculos distribuídos pela sua superfície.

Relativamente ao seu fabrico, a raquete de Beach Tennis pode ser composta por: grafite, fibra de vidro ou ainda kevlar. Este é um dos critérios que se poderá considerar para a escolha da raquete. Cada material apresenta as suas características técnicas, um jogador de nível intermédio poderá acrescentar as suas preferências.

Como escolher uma raquete de ténis de praia?

Uma raquete que se adapta ao seu jogador

À semelhança de qualquer outra prática, a escolha do equipamento deve ser adaptada ao nível do jogador. Com efeito, de uma pessoa para outra, o nível de tecnicidade e o estilo de jogo são variáveis importantes, pelo que é preciso escolher uma raquete de Beach Tennis adaptada às necessidades de cada um.

Para tal, é indispensável considerar todos os critérios citados abaixo, para garantir as melhores condições de prática, bem como a melhoria dos teus desempenhos, de dia para dia. Assim, para fazeres a tua escolha, destacamos, em primeiro lugar, o nível de prática.

Como escolher uma raquete de ténis de praia?
Como escolher uma raquete de ténis de praia?

Nível Principiante

Para pessoas que desejam experimentar a disciplina ou para crianças, surgiram modelos de raquetes de Beach Tennis para principiantes. Especialmente concebidos para te acompanhar na descoberta da disciplina, estas raquetes possuem características técnicas padrão, facilitando a prática do jogador.

Numa primeira instância, quando te estás a iniciar na disciplina, pode ser recomendável optar por um modelo de raquete de Beach Tennis com muitos furos, para facilitar os movimentos. Favorecendo a penetração do ar através da raquete, desfrutarás de uma maior velocidade e maneabilidade.

Quando te inicias na disciplina, a precisão não será a tua maior prioridade. De facto, será melhor optar por um modelo que te ajude a familiarizar com a disciplina, permitindo-te, ao mesmo tempo, progredir ao teu próprio ritmo. Os modelos leves, que proporcionam uma boa tolerância, vão ajudar-te a aprender os primeiros gestos técnicos, sem o risco de te lesionares.

Como escolher uma raquete de ténis de praia?

Nível Intermédio

Praticas Beach Tennis há algum tempo e gostavas de atualizar o teu material para uma prática mais adaptada ao teu nível? É hora de escolher um modelo que te ajudará a atingir o equilíbrio ideal entre maneabilidade, potência e precisão.

Para os jogadores de nível intermédio, recomenda-se que optem por uma raquete de Beach Tennis que ofereça um certo equilíbrio em termos de tecnicidade. Ela deverá proporcionar uma melhor precisão, permanecendo, contudo, maneável. Para tal, um dos primeiros critérios de escolha deverá ser o material utilizado no fabrico da raquete. Com efeito, para o nível intermédio, é aconselhável optar por uma armação de carbono estável, que proporcionará um certo controlo.

Como escolher uma raquete de ténis de praia?

Nível Experiente

Para os jogadores de nível experiente, a escolha da raquete de Beach Tennis assentará mais nos critérios técnicos. Estes jogadores disporão de uma melhor análise do próprio jogo, o que lhes permite optar por modelos perfeitamente adaptados.

No geral, as raquetes de Beach Tennis utilizadas por jogadores experientes apresentarão características técnicas muito particulares, nomeadamente a nível do equilíbrio. Com um peso principalmente localizado no cabo para uma maior precisão, estas raquetes proporcionarão um controlo perfeito.
Com modelos que favorecem, à partida, a potência, e graças ao seu nível avançado que lhes permitiu adquirir as técnicas adequadas para realizarem pancadas potentes, não é recomendado o peso na cabeça, pois poderá aumentar o risco dos outs.

Quando estás familiarizado com o desporto, escolher a raquete em função do nosso nível permite-te ficar com uma ideia geral do material que procuras. Contudo, a escolha também pode recair nas tuas preferências e estilo de jogo.
A título de exemplo, os jogadores que têm menor força na pancada, optarão por um modelo com equilíbrio na cabeça, mesmo que tenham um nível avançado.

Diferentes características técnicas

Para se fazer uma boa escolha de raquete de Beach Tennis, é preciso prestar atenção às suas diferentes características técnicas. Apresentamos aqui os principais parâmetros a ter em conta para escolheres a raquete que te ajudará a melhorar os teus desempenhos.
- Espessura do encordoamento: o encordoamento representa a cabeça da tua raquete, a parte que estará em contacto com a bola. A espessura desta última varia entre 20 e 25 mm. Este critério tem um papel decisivo na qualidade do jogo e, no caso de utilizares a raquete em competição, é indispensável informares-te sobre este critério antes de fazeres a compra

No geral, a espessura do encordoamento determinará a precisão conferida pela raquete, em harmonia com o equilíbrio do peso que precisaremos mais abaixo.
Com um encordoamento mais fino (perto dos 20 mm), desfrutarás de uma melhor precisão das pancadas, particularmente conveniente quando os teus jogos assentam nos amortecimentos. Contudo, um encordoamento mais espesso contribuirá para um melhor contacto com a bola, para sensações mais marcadas. Por último, uma espessura de 25 mm irá permitir-te ganhar em potência, para facilidade das terminações (follow through).

- O peso da raquete: Depende primeiramente das tuas preferências, o peso da raquete desempenha um papel ativo no teu conforto de jogo. Estas últimas apresentam um peso entre 330 e 390 gramas para os jogadores adultos, e 300 gramas para as crianças.   

Uma raquete mais leve oferecerá uma melhor maneabilidade, contribuindo, assim, para uma maior fluidez e facilidade dos movimentos. No entanto, estas raquetes não te oferecerão um excelente contacto com a bola, como faria um modelo mais pesado.

As raquetes cujo peso ronda os 390 gramas poderão oferecer-te uma certa potência, em detrimento da maneabilidade.

A tua escolha dependerá principalmente das tuas preferências e do teu conforto. É de salientar que o peso da raquete se deve principalmente aos materiais utilizados no seu fabrico, sendo estes o kevlar, a fibra de vidro ou a grafite.

- O equilíbrio do peso: Como já referimos, o equilíbrio do peso da raquete terá um papel determinante na precisão do teu jogo.
Com um peso no cabo, desfrutarás de um melhor nível de controlo, para pancadas mais precisas que salientarão a tecnicidade do teu jogo. Para uma harmonia perfeita, pode ser recomendável optar por um peso no cabo, associado a um critério que favoreça a potência (encordoamento espesso, raquete mais pesada…).

Quando o equilíbrio do peso da raquete se situa na cabeça, esta última favorece a potência das pancadas. Tal configuração será indicada para jogadores com falta de força, que desejem efetuar terminações no fundo do terreno sem esforço. Esta escolha dependerá principalmente das tuas preferências e do teu estilo de jogo. Se optas por um jogo mais assente em amortecimentos, é recomendável uma raquete com o peso no cabo.

Ténis de Praia | PRIMEIROS PASSOS NO TÉNIS DE PRAIA

Beach Tennis | Começa a aventura desportiva neste desporto emergente

Alguma vez pensaste em jogar ténis na praia? O ténis de praia, com mais de 500,000 jogadores no mundo, gerou uma onda de desportos emergentes em Hong Kong.