COMO ESCOLHER UMA RAQUETE DE SQUASH?

Qualquer raquete de squash tem a sua vocação e especificidades que se adequam a todos os tipos de jogadores. Descubra as diferenças entre as raquetes para escolher o produto mais indicado para si. 

raquete de squash

A escolha da raquete de squash é feita de acordo com o seu nível de prática e a sensações que procura quando joga. Há dois grandes critérios que vão ajudar a escolher a raquete: A sua composição e a sua forma.  

A escolha da armação da raquete e da sua forma

Uma armação de alumínio é recomendada aos jogadores que iniciam a prática de squash (principiantes) para garantir a resistência da raquete aos impactos (por exemplo, contra as paredes).

Uma armação de grafite (carbono) é procurada por jogadores que dominam os movimentos do squash (nível intermédio e/ou experiente) que precisam de menos resistência privilegiando a leveza. 

Por fim, existem raquetes com shaft aberto (forma de lágrima) ou com shaft fechado (forma de coração).

As raquetes de squash com shaft aberto proporcionam potência no jogo para jogadores com estilo ofensivo que procuram velocidade de jogo.

As raquetes de squash com shaft fechado proporcionam um toque de bola e precisão para jogadores que privilegiam a estratégia.

Equilíbrio da raquete de squash

Existem também outros critérios com base nos quais vai escolher a raquete de squash adaptada à sua necessidade, como o equilíbrio da raquete. Alguns jogadores preferem o equilíbrio na cabeça (lado área de encordoamento) que vai acelerar o movimento e, consequentemente, vai proporcionar uma potência adicional na pancada.

Outros procuram o equilíbrio no cabo, logo, com uma cabeça mais leve, o que vai permitir uma melhor manobrabilidade da raquete para aperfeiçoar o movimento e obter uma melhor precisão e pancada «dissimulada» para surpreender o adversário.

Tamanho da área de encordoamento da raquete

O tamanho da área de encordoamento da raquete de squash é também um bom critério de escolha. Quanto maior a área de encordoamento, mais potência e conforto na pancada se obtém.~Ao contrário, quanto mais pequena for a área de encordoamento, mais controlo, toque de bola, logo, precisão se obtém; no entanto, é necessário centrar a bola o melhor possível na área de encordoamento.

Último critério para escolher a sua raquete de squash

Depois de escolher a raquete, numa segunda fase, pode fazer com que a raquete seja a que melhor se adequa graças à corda, em função da espessura da corda e da sua tensão - pode obter uma potência ou um toque de bola melhor e contar assim com uma raquete de squash à medida do seu tipo de jogo.

conheça mais conselhos sobre squash