Escolha a mesa de ping pong indicada para si!
O ping pong académico necessita de um rigor no treino para ganhar em regularidade, precisão e potência. Pratica-se para ultrapassar os seus limites e para a competição. Os equipamentos utilizados devem ser impecáveis para poder dar o melhor de si. São muitas vezes certificados pela federação francesa (FFTT) ou internacional (ITTF).
As mesas académicas são reservadas aos clubes, escolas e coletividades, mas um praticante de ping pong perito poderia escolher equipar-se com uma para uma experiência de jogo mais forte!
Estas mesas estão equipadas de bandejas de partículas reservadas para uma utilização em interior; estão aparafusadas à mesa (contrariamente à bandejas em melamina que são coladas). Os postes de rede são deslocados para respeitar as normas ITTF.
Quer seja presidente de clube, diretor técnico ou particular, escolherá a sua mesa consoante as vantagens produtos seguintes:
Para que a experiência de jogo seja perfeita, a qualidade de ressalto é essencial. Impensável ver um falso ressalto em pleno jogo! As mesas académicas garantem então um ressalto homogéneo, trajetórias que não serão aleatórias (mas apenas dependentes da batida de bola), e uma altura de ressalto suficiente para permitir trocas de qualidade.
Dois elementos têm influência nesta vantagem: a espessura das bandejas e a rigidez da estrutura metálica que suporta estas bandejas, chamada cinta.
Medimos a qualidade de ressalto graças ao teste seguinte: uma bola é largada a uma altura de 30cm na bandeja. É a altura do ressalto que irá permitir avaliar a sua qualidade. Este teste é realizado em 12 pontos diferentes para verificar a homogeneidade do ressalto.
A estabilidade é uma componente forte da qualidade de ressalto e continua um ponto de atenção essencial aquando da conceção das nossas mesas académicas. Mais a estrutura será rígida e mais o peso da mesa será importante, menos o jogo será perturbado pelas solicitações dos jogadores.
Medimos a estabilidade graças a um teste de perceção realizado junto de um painel de praticantes de ping pong.
Nas mesas académicas, apenas existe uma única questão a colocar a respeito da presença das rodas: “Vou ter de deslocar a mesa ou não?”
Se sim, opte por um modelo equipado com rodas, necessariamente pequenas e providas de travões para otimizar a estabilidade da mesa, se não, um modelo fixo responderá à sua necessidade.
As mesas do seu clube são instaladas numa sala que acolhe outras atividades? Ou deve modular regularmente a sua sala para organizar dos torneios, por exemplo? Então a facilidade de deslocação e de abertura das mesas são critérios de escolha a observar.
Mesa fixa, mesa equipada com rodas, pense na frequência com a qual deslocará as suas mesas para escolher corretamente.