COMO ESCOLHER A CORDA
DE TÉNIS?

Procura potência ou mais controlo? Quer saber qual a diferença entre uma corda multifilamento ou monofilamento? Siga o nosso guia para o(a) ajudar a escolher a melhor corda para a sua raquete de ténis.

cc corda ténis

A escolha da corda é feita em função do seu nível de jogo mas também das sensações de jogo que procura.
Depois, pode alterar a tensão que põe nas respetivas cordas e aí encontrar a melhor solução para o seu jogo.

OS DIFERENTES TIPOS DE CORDA

Clarifiquemos desde já a composição das diferentes cordas que existem atualmente no mercado.

Como escolher uma corda de ténis?

A Tensão

A Tensão é dos aspetos mais importantes a ter em conta quando se olha às cordas e à raquete no geral.
Medida em kg, quanto menor for a tensão, maior será o efeito ricochete na corda e disso resultará mais potência na bola, podendo aí perder um pouco de controlo. 
Uma tensão dos 23kg para cima normalmente indica que o jogador procura mais controlo nas suas pancadas, enquanto que de 23 para baixo vemos que o jogador claramente procura potência no seu jogo. 
Tal como o tipo de corda, a tensão também pode ser diferente nas cordas horizontais e nas verticais, situação essa que se verifica em quase todos os profissionais de forma a obterem a maior precisão possível nas suas pancadas.

Como escolher uma corda de ténis?

A Espessura da corda

A espessura das cordas é outro aspeto que é bastante importante embora à primeira vista possa parecer mínimo uma vez que normalmente variam entre valores como 1,25mm e 1,30mm.
Uma espessura menor permite dar mais vivacidade à bola, quer a nível de efeitos como a nível de potência, no entanto a durabilidade da corda será menor.
Uma maior espessura contribuirá para um controlo superior sobre a bola e uma durabilidade também maior em relação a cordas mais finas, ainda assim o jogador perderá potência.