COMO ESCOLHER UMA BOLA DE PILATES?

3 modelos, 3 tamanhos, 3 funções… A nossa gama de bolas de pilates é bastante variada! Como escolher a bola certa?

cc-escolher-bola-suíça-cover

A escolha de uma bola de pilates faz-se segundo 3 critérios: a sua utilização, o tamanho e o nível de prática.

Andas de olho numa bola de pilates há algum tempo e decidiste experimentar? Parabéns! Esta bola grande em borracha, vinda diretamente da Suíça, é o equipamento perfeito para desenvolver os músculos com suavidade. Vamos explicar-te como escolher corretamente a bola de pilates.

O que é a bola de pilates?

Critérios para escolher bem a bola de pilates

Acessórios complementares da bola de pilates

cc-escolher-bola-suíça-utilização

A UTILIZAÇÃO

Bola de Pilates Clássica 
Esta bola instável propõe uma grande variedade de exercícios, acessíveis a toda a gente. É adaptada para reforçar as suas costas e os seus abdominais. O simples facto de substituir a sua cadeira de escritório por uma bola de pilates ajudará a melhorar a sua postura no dia a dia. A sua tecnologia antirrutura garante segurança e conforto.

O que é a bola de pilates?

bola de pilates músculo profundo

Para que serve?

Esta grande bola de desporto cheia de ar oferece várias vantagens. Devido à instabilidade que proporciona, a bola de pilates é um excelente meio para trabalhar os músculos profundos, como os abdominais. 

Também promove a circulação sanguínea, desenvolve a flexibilidade, o equilíbrio e a concentração. Além disso, é divertida!

bola-de-pilates-produto
bola-de-pilates-produto

Quem pode utilizar uma bola de pilates?

Apesar dos clichés, a bola de pilates não é só para os mais velhos durante as suas suaves aulas de ginástica! Muito fácil de utilizar e com várias funções, esta bola é adequada para todas as pessoas que pretendem adelgaçar a silhueta sem passarem pelo "cardio intensivo"!

Convém também salientar que a bola de pilates é um equipamento muito apreciado pelos atletas que pretendem melhorar o desempenho. Surfistas, futebolistas ou tenistas, todos a utilizam para melhorar o equilíbrio, aumentar a força e a resistência!

Independentemente de seres ativo(a) ou sedentário(a), jovem ou menos jovem, mulher ou homem, a bola de pilates ser-te-á útil.

Em que casos deve ser utilizada?

Esta bola de desporto é o acessório indispensável para praticar Pilates, no ginásio ou em casa. Potenciará a eficácia de uma sessão de fortalecimento muscular clássico e será particularmente eficaz para te fazer sair da tua zona de conforto. 

A bola de pilates também é indicada para pessoas com problemas nas costas ou que retomam uma atividade desportiva após uma operação ou um acidente. 

Já conheces a última tendência? Substituir a cadeira de escritório por esta bola de pilates, para melhorar a postura ao longo do dia! Vais experimentar?

bola-de-pilates-produto

Critérios para escolher bem a bola de pilates

Para garantir que não te enganas, aconselhamos-te a escolher a bola de acordo com o teu nível:
Principiante - é a primeira vez que utilizas este acessório peculiar e queres começar ao teu ritmo? Escolhe uma bola de pilates básica ou estável, para maior estabilidade e conforto. Além disso, assim não terás de correr atrás da bola sempre que mudares de posição!
Experiente - esta bola já não te assusta e queres fazer novos exercícios? Passa ao nível superior, utilizando uma bola de pilates com elásticos integrados para tonificares o corpo todo. Vais trabalhar os braços, as costas e os abdominais!

cc-escolher-bola-suíça-utilização

A tua morfologia

Para proteção das costas e otimização dos exercícios, escolhe uma bola de pilates adequada à tua altura: 

- Menos de 1,65 m: opta por uma bola de pilates S, de 55 cm.

- Entre 1,65 e 1,85 m: escolhe a bola de pilates M, de 65 cm.

- Mais de 1,85 m: opta pela bola de pilates L, de 75 cm.

Não sabes se a bola é adequada à tua altura? Senta-te no centro da bola, com as costas bem direitas: os pés devem tocar no chão e as ancas devem estar a uma altura ligeiramente mais elevada do que os joelhos. Tem cuidado, uma bola de ginástica demasiado alta pode acentuar a curvatura das costas.

Pretendes utilizar a bola de pilates como cadeira de escritório? Escolhe o tamanho L para máximo conforto e estabilidade.

O tamanho pode variar também em função do teu peso. Quanto mais pesado fores, mais a bola ficará achatada e não estará cheia para o tamanho certo. Por isso, dá preferência ao tamanho acima.
Encher a bola de pilates para o tamanho certo pode ser difícil na 1.ª utilização (deve-se ao processo de fabrico). Não hesites em enchê-la em demasia para que ela fique com o tamanho real. Quanto mais encheres a tua bola de pilates, mais ela ficará instável: o trabalho dos músculos mais profundos será assim ainda mais intenso.

Dica especial para as grávidas: o teu peso vai mudar ao longo da gravidez. Para mais conforto e para evitares duas compras, aconselhamos-te a comprar uma bola no tamanho acima do teu tamanho habitual. Podes enchê-la e/ou desinsuflá-la consoante o avanço da gravidez e das tuas sensações.

bola-de-pilates-produto

Composição da bola de pilates

Tens em consideração a composição dos teus produtos e equipamentos? Excelente. Os nossos modelos de bola de pilates são concebidos em policloreto de vinilo (PVC), um material muito resistente e durável. E o melhor é que as nossas bolas não contêm ftalatos.

Para evitar que a bola de pilates se deteriore depressa, guarda-a num local seco, ao abrigo da luz solar e da humidade. Evita utilizá-la junto de um irradiador ou num piso radiante (nesse caso, coloca-a em cima de um tapete).

Acessórios complementares da bola de pilates

Com a bomba para bola de ginástica, podes variar a dificuldade dos exercícios. Queres aumentar a dificuldade? É muito simples: basta dares à bomba! Quanto mais cheia a bola estiver, mais instável ficará. 

bola-de-pilates-produto

Tens receio de escorregar? Não entres em pânico, tens duas soluções muito simples: coloca um tapete de ginástica por baixo da bola de pilates e calça meias antiderrapantes

bola-de-pilates-produto
bola-de-pilates-produto

Para estares confortável durante as sessões, usa roupa adequada. Escolhe uma roupa que fique quase justa para evitares que as calças subam e te sintas desconfortável.

ESTES CONSELHOS PODEM INTERESSAR-TE