Como escolher uma bóia de tração?

Conselhos para o ajudar a escolher uma bóia de tração e encontrar o modelo perfeito para si e para a sua família

boia de tração

Tem um barco e tem vontade de descobrir os prazeres do deslize com a sua família? 
A bóia de tração é uma prática muito lúdica e acessível a um grande número de desportistas ou não.

boia de tração jobe

O que é uma bóia de tração?

Trata-se de uma bóia para uma ou mais pessoas que é puxada por um barco a motor, no mar ou num lago. O condutor do barco adapta a velocidade e o percurso em função das sensações pretendidas. 

A bóia de tração é acessível a todos, a partir dos 7 anos de idade acompanhado por um adulto. Uma experiência para descobrir os prazeres do deslize com um pico de adrenalina em alguns minutos.

Quais os diferentes tipos de bóias?

Não pode escolher uma bóia sem pensar. A bóia tem de ter uma cor viva e ser visível.

Existem vários tipos de bóias, a mais conhecida “bóia banana”, mas também as bóias para uma ou mais pessoas, em posição sentada ou deitada
Escolha bem o modelo que corresponde aos seus desejos e ao número de pessoas que pretende colocar em cima.

Com as boias de tração Jobe Thunder e Double Trouble, poderá ficar sentado para maior conforto e estabilidade ou então deitado.

As boias de tração Jobe Airstream e Madness são ideais para efetuar saltos em posição deitada para mais sensações.

Qual o equipamento necessário?

Para além da própria bóia, tem de estar equipada com um sistema de liberação rápida da bóia, uma bandeira fluorescente laranja com dois metros para garantir a visibilidade. Mesmo se tiver um barco grande, não pode puxar mais do que uma bóia. 

Todos os amantes de sensações deverão ter um colete salva-vidas ou no mínimo um colete de ajuda à flutuação de 50 Newton adaptado à sua morfologia.

boia de tração 3 pessoas

A regulamentação para praticar bóia de tração

Consulte primeiramente a capitania onde vai praticar este desporto por forma a ter conhecimento de todas a regulamentação local. 
Por norma, a prática de bóia de tração deve ser efetuada a mais de 300m da costa e a menos de 2 milha de um abrigo

O condutor do barco deverá obviamente ter a sua carta de marinheiro de barco a motor e deve haver obrigatoriamente uma segunda pessoa a bordo para vigiar a prática do desporto. Estas duas pessoas devem conhecer o nível de experiência e as competências dos praticantes. Assegure-se que adapta a velocidade do barco em função da condição física da pessoa a ser puxada.

Nunca ultrapasse os 30 km/h (18 mp/h) para os adultos e 20 km/h (12 mp/h) para as crianças.

Outro ponto que não deve ser esquecido, é a verificação das condições meteorológicas. Um mar agitado poderia ser perigoso para a prática de bóia de tração, por exemplo.

Descubra mais conselhos sobre desportos aquáticos