A escolha de um top ou soutien de corrida baseia-se em 4 critérios: o tipo de suporte desejado, o tipo de costas, a forma de vestir, o tipo de copa e as possibilidades de regulação.
 Top, soutien ou um misto dos dois (vestido como um top e regulável como um soutien): existem vários modelos de roupa interior para corrida, com especificidades diferentes.
Aprende como escolher o modelo ideal para ti!

O SUPORTE DE UM TOP DE CORRIDA

Para proteger o peito enquanto corremos, é imprescindível termos um top ou soutien top de desporto com um bom suporte, para amparar o movimento.
Por isso, quando estamos à procura da melhor solução devemos escolher um com suporte elevado, independentemente do tipo de modelo desejado.

Consoante o tamanho do peito, devemos optar entre um soutien revestido, envolvente ou reforçado:

Soutien revestido: Como o nome indica, reveste o peito comprimindo-o. É mais indicado para peitos pequenos e médios.
Soutien envolvente: Envolve simplesmente o peito, sem o comprimir.
Soutien reforçado: Indicado para peitos maiores, garante uma ótima sensação de conforto.

Conselho: Devemos evitar correr com um soutien com armação, pois as armações são suscetíveis de romper o sulco submamário, o que faz descair o peito.

O TIPO DE COSTAS E A FORMA DE VESTIR DA ROUPA INTERIOR PARA CORRIDA

Quer se trate de um top, de um soutien ou de um produto híbrido, existem diferentes formas de o vestir e diferentes estilos de costas.

O TIPO DE COPA

As copas também são importantes para garantir o conforto durante a corrida. Podem ser almofadadas ou não almofadadas, ou seja, com uma espuma que envolve o peito e mantém a sua curvatura. Sem copa, os tops comprimem mais o peito contra o busto. Há, ainda, copas que juntam os seios e os comprimem mais acentuadamente e copas que separam os seios.

Estas características são uma questão de preferência, pois não influem no suporte de um soutien de corrida.

a regulação/ajuste do soutien

Um dos critércritério de escolha: os tipos de regulação disponíveis num top ou soutien, para melhor se ajustarem à sua morfologia. O top de corrida tem normalmente menos possibilidades de ajuste, pois possui apenas uma regulação nas costas, com colchetes. Esta regulação é mais confortável para quando se transporta uma mochila ou um colete de corrida, ou quando faz abdominais antes da corrida.

O produto híbrido e o soutien podem ser regulados ao nível das alças e das costas, o que permite ajustá-los ao seu peito. Outra das vantagens é poder usá-los durante mais tempo, mesmo que ganhe ou perca peso.

como escolher o tamanho certo?

Sabias que 70% das mulheres escolhem o tamanho errado de top ou soutien de corrida?
Por isso é muito importante perceber o que dá uma boa sustentação ao peito e quais os modelos que se ajustam melhor a cada corpo e peito.

Para sabermos se o tamanho do soutien é correto, temos de verificar o seu ajuste. E para isso, apresentamos 3 exemplos de imagens que mostram como o soutien não deve servir:

mais conselhos sobre corrida...