Ao contrários dos pneus para estrada, o pneu de BTT deve ser flexível para se adaptar às irregularidades e diferentes tipos de terreno. Existem, no entanto, outros fatores a ter em conta na escolha de um pneu de BTT...
A escolha de um pneu de btt deve ser feita com base em 3 critérios: a utilização (o tipo de terreno), o diâmetro do pneu e o talão.
Existem vários tipos de terreno: secos, rolantes, mistos, lamacentos... Um pneu de BTT não tem a mesma aderência em todos os terrenos e o esforço necessário para progredir no terreno varia consoante as condições do piso em que se pedala.
Para a prática de btt em pisos lamacentos
Escolhe um pneu com tacos mais altos e mais distantes entre si para evitar a acumulação da lama (se os tacos estiverem cobertos de lama, o pneu fica liso). Geralmente, quanto maior for a altura dos tacos, mais eficaz será o pneu de BTT em piso húmido e melhor eliminará a lama.
Para a prática de btt em pisos mistos (nem demasiado secos, nem demasiado lamacentos)
Privilegia um pneu com tacos mais concentrados na faixa central e espaçados nas zonas laterais. Os tacos laterais e na zona intermédia mais distantes entre si são tão eficazes em pisos secos como em pisos húmidos.
Para a prática de btt em pisos secos e rolantes
Opta por um pneu com maior número de tacos com altura reduzida e mais concentrados na faixa central. Os tacos mais baixos conferem ao pneu de btt uma maior aderência em pisos lisos e secos.
Para conhecer o tamanho mais indicado do pneu, poderás ver a referência do pneu antigo. Escolhe bem o diâmetro (26, 27,5 ou 29”) e a secção (de 1,2 a 2,4) mais apropriada. Ambas essas medidas estão indicadas no flanco do pneu.
Talão flexível
Este tipo de talão, mais leve, permite transportar mais facilmente o pneu (possibilidade de dobrar o pneu).
Talão rígido
Um pneu com talão rígido, ou de arame, é mais pesado, mas mais fácil de montar e mais robusto.