Que fato escolher para o canyoning?

Como escolher um fato para canyoning

Vive a tua paixão de canyoning da melhor forma! A Decathlon ajuda-te na escolha de um fato de canyoning ideal para homem e mulher.

Ao tornares-te num só elemento com a natureza, o canyoning permite-te evoluir ao longo de linhas de água íngremes para descobrir desfiladeiros e paisagens de difícil acesso à primeira vista. Uma atividade desportiva única, que se está a tornar cada vez mais popular ao longo do ano para emoções cada vez maiores.
 Para estares devidamente equipado e desfrutar do teu desporto, é importante escolher um fato de canyoning que se adapte às tuas necessidades. Neste guia, explicamos os diferentes critérios a ter em conta para encontrares um fato perfeito para te acompanhar na tua próxima aventura.

Que fato escolher para o canyoning?

Que material escolher para o fato de canyoning?

Qualquer que seja a tua escolha para o fato de canyoning, será sempre em neoprene. De facto, esta borracha sintética tem inúmeras propriedades que asseguram o teu conforto durante toda a tua atividade. Este material deixa entrar uma camada fina de água no interior do fato, que aquecerá com a temperatura do teu corpo, criando assim uma camada isolante sobre a tua pele. Uma qualidade indispensável para uma roupa adaptada às tuas necessidades, que te permitem suportar as temperaturas por vezes baixas das águas nas quais vais praticar o canyoning.
Também utilizado nos fatos de mergulho ou de surf.
Depois poderás optar por um modelo baseado em diferentes critérios para que se possa adaptar às tuas expetativas e especificações do ambiente escolhido.

Escolher um fato em função da morfologia

A atividade de  canyoning implica inúmeras deslocações em paredes muitas vezes escarpadas e passagens estreitas. A escolha do fato de canyoning deve, portanto ser feita num modelo que te permita manter uma perfeita liberdade de movimento. Se o formato mais justo oferece-te uma sensação de segunda pele, ideal para a prática deste desporto, deves ter em atenção se te permite deslocar comodamente.

Do S ao 2XL, em primeiro lugar, precisas de escolher o teu fato de acordo com o tamanho e a morfologia. Ao dedicares algum tempo para provar em loja, podes comparar modelos mais eficazmente e encontrar facilmente o melhor ajuste para o teu corpo. Um tamanho demasiado pequena irá dificultar os  movimentos e poderá colocar-te em situações desconfortáveis durante a sessão de canyoning. Por outro lado, um fato demasiado grande vai permitir que a água circule livremente dentro do teu fato, privando-te assim de um equipamento quente e isolante. O primeiro critério da escolha do tamanho é, portanto, essencial ao escolher o fato de canyoning.

Que fato escolher para o canyoning?
Que fato escolher para o canyoning?

Como escolher um fato de canyoning em função da tua prática?

Para além dos diferentes tamanhos de fatos de canyoning, estes apresentam também neoprene mais grosso ou mais fino. A tua compra deve, portanto, ter em conta o tipo de ambiente em que praticas o teu desporto a fim de assegurar que este equipamento se adapta às tuas expetativas.

Enquanto um fato de canyoning de 3,4mm de espessura é perfeito para águas quentes e zonas temperadas como a Ilha da Reunião, por exemplo, algumas regiões de França ou percursos de alta altitude exigirão um fato de 5mm a 6mm de espessura para te manter quente.

É importante notar, contudo, que quanto mais grosso for o tecido, mais restritos serão os teus movimentos. É tudo uma questão de encontrar o equilíbrio entre o conforto e as tuas necessidades.

Que fato escolher para o canyoning?

Inverno ou verão: que fato escolher para o canyoning?

Consoante as estações, mas também em função das tuas preferências, existem dois tipos de fatos de canyoning: o fato completo e o fato em duas peças. 

Explicamos-te aqui as características destes dois modelos para te ajudar na escolha deste equipamento.

Que fato escolher para o canyoning?
Que fato escolher para o canyoning?

O fato de canyoning completo

Mais confortável e mais leve, o fato completo é uma escolha mais simples e adaptada para as atividades rápidas. No entanto, este fato completo é menos isolante e não é muito versátil de forma a que possas praticar em condições variadas ao longo do ano.

Deves optar por este modelo caso realizes as tuas sessões de canyoning nos mesmos lugares regularmente, e também, para águas temperadas e quando está bom tempo.

Que fato escolher para o canyoning?

O fato de canyoning duas peças

Este modelo é composto por umas jardineiras e um casaco e permite adaptar a tua roupa de forma simples para o canyoning.Quando a temperatura da água o permite, podes remover rapidamente a parte superior para evitares ter demasiado calor. 

Por outro lado, durante as estações mais frias, o casaco sobreposto às tuas jardineiras garante um duplo isolamento, ideal para manter o corpo quente e desfrutar da tua prática desportiva. O fato de canyoning duas peças é muito mais versátil e é um dos elementos mais utilizados pelos praticantes deste desporto.

Que acessórios escolher para completar o conjunto de canyoning?

Se o fato de canyoning é essencial para a qualidade e prazer da tua experiência, outros acessórios permitem-te garantir a segurança durante a prática desportiva. Apresentamos-te aqui alguns dos equipamentos indispensáveis no canyoning para completares o teu conjunto da melhor forma.

- Meias e calçado: Tal como o fato de canyoning, os teus pés devem ser protegidos das águas por vezes frias dos canyons, mas também desfrutar de uma ótima aderência sobre as várias superfícies encontradas durante a sessão. Ao complementar o teu conjunto com calçado especializado, terás um conforto ótimo durante todo o teu percurso. Isto reduz o risco de entorpecimento dos dedos dos pés devido ao frio e permite que te movimentes com confiança.

- Capacete:Tal como na escalada, usar um capacete no canyoning é essencial para te proteger eficazmente. De facto, embora esta atividade te ofereça a oportunidade de descobrir paisagens únicas e desfrutar de uma variedade de exercícios, não é isenta de riscos. Ao longo das quedas de água, as faces das rochas são particularmente escorregadias e a possibilidade de uma queda não deve ser negligenciada. Com um capacete ajustável e resistente, proteges a tua cabeça de possíveis choques e assim poderes desfrutar da tua atividade desportiva com paz de espírito.

- Arnês: O canyoning envolve por vezes passagens íngremes, descidas em rappel, mas também slide. Com um arnês equipado com uma guia dupla e mosquetões, podes fixar-te a cada novo passo, prendendo-te às cordas ou fixações à tua disposição. Esta é uma medida de segurança essencial que te permite assegurar os teus movimentos e movimentos ao longo da tua atividade, para que apenas penses no prazer desta prática desportiva.

- Descensor: Na maioria das vezes feito de alumínio, é um dispositivo essencial para a tua segurança durante as descidas em rappel. Preso ao arnês por um mosquetão de parafuso  e permite que possas descer de forma autónoma ao longo das paredes rochosas durante o teu canyoning. Com a experiência ou a ajuda de um guia especializado, podes continuar o teu percurso facilmente e desfrutar da variedade de exercícios que esta atividade proporciona.

- Mochila: Elemento indispensável quando partes à descoberta dos canyons durante um dia inteiro. Com tecido impermeável e um formato adaptado às tuas necessidades, manténs as mãos totalmente livres para transportar os teus objetos pessoais ou o teu almoço com toda a simplicidade durante a tua atividade de canyoning. Para além disso, as mochilas com costas herméticas também são flutuantes. Ao saltar, podes primeiro atirar a tua mochila antes de saltar para a água, sem qualquer risco de perderes o teu equipamento. Entre os vários acessórios úteis para completar o teu equipamento de canyoning, podes também optar por uma máscara de mergulho, uma lanterna, ou um protetor solar mineral. Em função da época do ano e dos canyons, terás de adaptar o teu equipamento às tuas necessidades de forma a poderes praticar o teu desporto da melhor forma.

Que fato escolher para o canyoning?
Que fato escolher para o canyoning?

Como cuidar do teu conjunto de canyoning?

Durante as tuas atividades de canyoning, a escalada e a desescalada de certas paredes ou ainda os escorregas naturais por onde vais passar irão inevitavelmente criar fricção no teu fato de neoprene. A fim de preservar o material do teu equipamento a longo prazo, é importante reforçar certas áreas sensíveis como os joelhos, cotovelos, nádegas ou costuras laterais do teu equipamento.

Para este efeito, podes usar um verniz flexível e impermeável para limitar a abrasão do teu fato de canyoning. Encontrarás alguns modelos já revestidos com esta proteção de origem. Embora estes conjuntos sejam geralmente mais caros, também te proporcionam um equipamento mais duradouro e mais resistente para desfrutares da tua atividade desportiva.

Estes podem interessar-te:

CANYONING

Glossário do canyoning

O vocabulário utilizado no canyoning é bastante específico e com inúmeras abreviações. Este glossário vai ajudá-lo a perceber melhor os termos técnicos e permitir-lhe comunicar e perceber os termos utilizados e que poderá ouvir durante uma saída.
Benefícios-canyoning

Os benefícios do canyoning

Além de ser uma atividade completa, o canyoning proporciona também inúmeros benefícios ao corpo e ao espírito. É uma verdadeira aventura para partilhar com a família ou os amigos.
COMO ESCOLHER A SUA CORDA DE CANYONING

Como escolher a tua corda de canyoning

A escolha de uma corda de canyoning faz-se em função de 2 critérios principais: o comprimento da corda e o nível/destreza do praticante de canyoning.
Descobrir o canyoning

Descobre o canyoning

Desejas redescobrir a montanha de uma forma única? Gostas de praticar caminhada e não tens medo de molhar-te? O canyoning é o desporto indicado para ti.
Onde fazer escalada Indoor em Portugal?

ONDE FAZER ESCALADA INDOOR EM PORTUGAL?

Descobre alguns locais para praticar escalada indoor em Portugal e atreva-te a experimentar este desporto vertical.
escaladores em bloco no ginasio

O glossário de escalada

« Escorreguei de cabeça numa reglete e levei uma pancada no crux » esta frase ainda lhe parece estranha? É por pouco tempo: preparámos-lhe um glossário de palavras que deve conhecer para progredir na escalada.