Como escolher um cruiser ou um longboard?

Quer estejas à procura de um skate para as tuas deslocações na cidade, de uma prancha para os passeios cool à beira mar ou de um skate para aprenderes os teus primeiros passos de dancing, temos uma tábua feita para ti.
Deixa-te guiar, vamos explicar-te tudo.

Decathlon skate cruiser

Não consegues distinguir os cruisers, os skates e os longboards?

Estes skates, com as suas formas particulares, têm utilizações muito específicas: o cruiser para a mobilidade e o longboard para as sensações de velocidade e um conforto inigualável.

Vamos esclarecer-te sobre as diferenças práticas entre estas pranchas!

Cruising

O cruiser

Cruiser designa simplesmente o ato de passear e de desfrutar aquilo que podemos experimentar em qualquer prancha de skate: uma sensação de liberdade!

Graças à sua tábua pequena e ás suas rodas grandes e macias, o cruiser permite que te desloques com conforto, mantendo o nosso planeta bem limpo!

É a prática mais acessível e mais comum. A utilização do skate como meio de transporte volta a estar na moda. Devido a uma consciência ecológica, ou simplesmente porque estão cansados das condições de transporte, muitos habitantes das cidades mudaram os seus hábitos.

Na ligação abaixo, podes consultar o nosso artigo "COMO ESCOLHER O SKATE PARA AS DESLOCAÇÕES NA CIDADE?" em que irás encontrar todas as informações sobre os YAMBA, os nossos cruisers destinados à mobilidade urbana.

Os nossos cruisers

Longboard de passeio

Um longboard é maior do que um cruiser ou um skate comum. A tábua está concebida para proporcionar um máximo de estabilidade e suavidade. Estão equipados com rodas grandes e macias e trucks grandes para experimentar a sensação de deslizar sem obstáculos.

Estas pranchas são bastante fáceis para se iniciar e destinam-se a todos os que procuram um skate para passear à beira-mar ou na cidade. A tábua grande oferece uma boa estabilidade e com um pouco de treino é possível encontrar facilmente o equilíbrio. Com um longboard, procuramos sobretudo fazer viragens longas e suaves, e não tanto passar rapidamente entre obstáculos.

Fish Longboard
 COMO ESCOLHER UM CRUISER OU UM LONGBOARD?

O drop 100

O DROP 100 é um longboard ideal para as pequenas estaturas que desejam começar a passear num longboard.
Os trucks estão montados em "drop through" (as bases dos trucks estão na parte de cima da tábua). Esta montagem permite rebaixar a tábua o que proporciona inúmeras vantagens.

1) A tábua está mais baixa conferindo uma maior estabilidade.

2) É mais fácil e menos cansativo empurrar quando a tábua está mais baixa porque a distância ao solo é inferior.

Trucks de 150 mm e rodas macias (78A) de 59 mm para um real conforto de deslize mesmo em pisos mais rugosos.

A nossa gama de longboards de passeio

CARVE 540

Longboard surfskate

O surf skate, como o nome indica, permite reencontrar as sensações do surf no asfalto. O CARVE 540 é uma prancha muito divertida de utilizar. A sua utilização requer algum treino, mas após algumas tentativas progride-se rapidamente e alcança-se depressa o prazer de deslizar! É adequada tanto para passeio como para a prática num pump track ou num bowl.

Este longboard permite avançar bombeando, ou seja, sem pôr o pé no chão, a aceleração é feita colocando a prancha num ângulo. É, de alguma forma, uma reprodução do surf no asfalto.

O nosso longboard surfskate

O CARVE 540 está equipado com um truck dianteiro com uma grande amplitude que permite aos praticantes de skate fazer viragens cortadas à imagem das viragens executadas no surf. Pode-se imitar certas figuras como o cut back ou o bottom turn.

É composto por uma tábua rígida em ácer canadiano com um flex firme e rígido para assegurar uma boa estabilidade nas viragens. As rodas e os trucks do CARVE 540 permitem um controlo preciso da prancha, tanto a uma velocidade baixa como elevada!

 COMO ESCOLHER UM CRUISER OU UM LONGBOARD?

Longboard dancing - freestyle

O Dancing é uma disciplina freestyle associada ao longboard. Como o Downhill, esta prática é excelente para melhorar a agilidade e o equilíbrio.

Com efeito, o Dancing, como o seu nome indica, consiste em dançar sobre a prancha em movimento, efetuando passos mas juntando também rotações e sequências.

Esta prática requer uma prancha muito flexível e reativa, com materiais específicos. Foi isto que levou os nossos projetistas a criar a Dance 500, o novo longboard de dancing da Decathlon Skateboard. Desenvolvemos também a Dance 100 para os principiantes que desejam começar a praticar longboard dancing. 

DANCE 500

Os nossos longboards dancing

Longboard freeride/downhill

O Downhill ou o Freeride são duas das categorias de longboard. Ambas consistem na realização de descidas utilizando pistas íngremes em terrenos de jogo em que a velocidade é fundamental

Há que referir que estas disciplinas requerem a utilização de proteções, quer sejas principiante ou um praticante experiente, esta prática destina-se aos amantes das sensações fortes!

Os longboards foram concebidos com o objetivo de serem o mais manejáveis possível deslizando a uma velocidade elevada. Ainda que sejam semelhantes, as pranchas de downhill não são feitas para manobras ou passos de dança.

Os longboards de descida são particularmente rígidos para atenuar o efeito da vibração. A maioria não tem tail nem nose e o centro de gravidade é baixo para uma estabilidade máxima.

Longboard Freeride

O nosso longboard freeride 

O FREE 520

O FREE 520 foi imaginado e concebido para a aprendizagem da descida em longboard.

Esta prancha em forma «DROP» tem um centro de gravidade mais baixo para uma estabilidade máxima mesmo a velocidades elevadas. A tábua tem 9 camadas rígidas de ácer canadiano.

É uma prancha muito estável, manejável e precisa. Os trucks estão montados ao inverso para acentuar as viragens e a reatividade com rodas de 66 mm (dureza 80a) montadas sobre rolamentos ABEC 7, proporcionando velocidade e conforto!

 COMO ESCOLHER UM CRUISER OU UM LONGBOARD?

Os outros conselhos

Esperamos ter-te ajudado a clarificar a questão e a encontrar a prancha de skate que corresponde às tuas expectativas. Se ainda tiveres alguma dúvida, não hesites em contactar-nos através do instagram, teremos todo o prazer em te aconselhar!