COMO ESCOLHER UM CASACO IMPERMEÁVEL DE CAMINHADA

Não tenha mais problemas em encontrar o melhor casaco impermeável para si. 

Forclaz 400

Na montanha, o tempo muda rapidamente. É por isso recomendável que leve um casaco impermeável durante as suas caminhadas. A Quechua propõe uma vasta escolha de casacos impermeáveis, casacos leves, quentes, 3 em 1, com ventilação ou não. E esta variedade aumentam quando sabemos que existem diferentes níveis de impermeabilidade.

Escolher o casaco correto nem sempre é evidente!

A ESCOLHA DE UM CASACO IMPERMEÁVEL DE CAMINHADA É FEITA COM BASE EM 3 CRITÉRIOS: o nível de impermeabilidade, a temperatura exterior e a intensidade do seu esforço.

A impermeabilidade

Consoante o nível de proteção de que precisa, pode optar por diferentes níveis de impermeabilidade. Para cada casaco, a impermeabilidade é classificada numa escala de 1 a 5. Esta classificação resulta dos nossos testes técnicos nos laboratórios: quanto mais alta for a classificação mais o casaco é impermeável. Descubra como são calculados os níveis de impermeabilidade no nosso artigo aqui.

a temperatura exterior

Disponibilizamos 2 tipos de casacos de caminhada: os casacos leves e os casacos quentes. Os casacos leves não possuem forro ou possuem um forro leve; são usados sobretudo com tempo quente, na meia-estação ou no inverno sobre uma camada quente do tipo polar ou pequeno acolchoado.

Com tempo frio, os casacos quentes possuem um forro quente e alguns são inclusivamente amovíveis. Falamos de  casacos 3 em 1. Isto permite-lhe, conforme a temperatura, retirar a camada interior (trata-se de um polar ou um acolchoado com fecho no interior do casaco) transformando-o num casaco leve. 

A INTENSIDADE

Por fim, o último critério a ter em conta é a intensidade da sua caminhada. Quanto mais elevada a intensidade, maior será a transpiração. Nesse caso vai precisar de um casaco ventilado. Trata-se de ventilação mecânica, sempre que existem fechos de ventilação. Geralmente, encontram-se sob os braços mas alguns bolsos possuem também uma rede que facilita a eliminação da transpiração.

Para que a ventilação seja ainda mais eficaz, use roupa respirável por baixo do casaco e mantenha os apertos no fundo das mangas e do casaco abertos.

O pequeno truque da Doria Rivers, especialista de caminhada: se prevê caminhar durante muito tempo debaixo de chuva, use um poncho por cima do seu casaco, isto permite-lhe assegurar uma impermeabilidade perfeita e também protege a sua mochila.