A escolha de um capacete de ski é feita em função de 4 critérios: com ou sem viseira, nível de proteção, suporte e ventilação.
Sem viseira
Se escolher um capacete de ski sem viseira, aconselhamos a utilização de uma máscara de ski que combinará melhor com o seu capacete do que uns simples óculos de sol.
O capacete sem viseira tem a vantagem de se poder adaptar a diferentes máscaras em função da meteorologia. As máscaras proporcionam normalmente mais opções de lentes diferentes para um ajuste mais preciso.
Com viseira
Alguns capacetes estão esquipados com viseira que substitui a máscara de ski.
Se usa óculos para ver, recomendamos que utilize este modelo que lhe proporcionará um maior conforto.
O capacete com viseira tem um lado prático: acabaram-se as máscaras que deslizam para trás do capacete, as regulações da fita…
Este tipo de capacete proporciona também uma excelente visão periférica.
Um capacete deve apresentar a norma NF (ou CE) EN 1077, específica para capacetes de ski e de snowboard. O conjunto dos nossos capacetes são normalizados e asseguram a proteção que o esquiador precisa durante a sua prática. Existem no entanto duas classes nesta norma:
En 1077 a
Orelhas « flexíveis », norma mais frequente.
En 1077 b
Orelhas « rígidas », zona de cobertura maior na testa e orelhas.
Existem capacetes que integram a tecnologia MIPS. Esta tecnologia permite absorver os choques graças a um sistema de fixação que faz girar a o forro em espuma independente à volta do crânio, semelhante ao líquido que protege o nosso crânio. Proporciona uma melhor proteção nomeadamente contra os impactos oblíquos.
Quanto mais a sua cabeça estiver inserida e suportada, maior é a proteção.
Essencial
Presilha de regulação
Desempenho
Presilha de regulação
+ Perímetro da nuca
+ Gorro interior
Ótimo
Presilha de regulação
Perímetro da nuca
Gorro interior
+ Orelhas rígidas
Para um máximo conforto, recomendamos que escolha um capacete no qual possa regular a ventilação em função da temperatura e da intensidade do esforço efetuado.
Essencial
Orifícios
Desempenho
Orifícios
+ Canais de ventilação interiores
Ótimo
Regulável:
Orifícios
Canais de ventilação interiores
+ Posição aberto / fechado
Para saber qual o tamanho do capacete, meça com uma fita métrica o perímetro da sua cabeça passando por cima das orelhas, das sobrancelhas e sobre a parte mais larga do crânio atrás (sobre o occipital).
O objetivo é medir a circunferência mais significativa do crânio.
Dica:
Se não tiver uma fita métrica, utilize uma fita ou atacador suficientemente compridos, passe à volta da cabeça e meça depois com uma régua.
Experimente o capacete com a máscara de ski.Esta deve envolver perfeitamente o capacete para evitar uma « barra de frio » (zona não coberta) sobre a testa e reduzir as entradas de ar.
Um capacete que foi sujeito a um choque deve ser substituído uma vez que a espuma ficou deformada, não assegurando desta forma uma proteção máxima.
Proteger-se corretamente durante a prática de ski começa pela cabeça! Hoje em dia, os capacetes são cada vez mais confortáveis e com ótimo desempenho, e para além disso têm um excelente design… Por isso esquie em toda a segurança e sobretudo divirta-se.