A escolha de um cabeção é feita em função de dois critérios: o material e o conforto do cavalo.
* Os cabeções sintéticos: O polipropileno oferece uma boa relação qualidade/preço. O cabeção é composto por um material extremamente resistente e que não requer qualquer manutenção especial.
* Os cabeções em couro: um modelo mais estético e tão resistente como o cabeção com alça. No entanto, exigirá mais cuidados e manutenção.
* Cabeções com cordão ou etológicos: um cabeção muito resistente, recomendado para o trabalho do cavalo a pé. Este cabeção está equipado com uma guia mais comprida do que o cabeção convencional para permitir o trabalho a pé. O cordão fino no chanfro do cavalo permite dar instruções precisas ao cavalo durante o trabalho a pé.
Atenção: o cabeção etológico nunca deve ser utilizado para prender um cavalo a uma argola, dado que em caso de pânico a reduzida espessura e resistência da corda podem ferir o cavalo se este der coices.
Alguns modelos de cabeções têm um forro de espuma, de polar ou de pele de carneiro sintética junto à testeira e à focinheira para proporcionar mais conforto ao cavalo.~
Este tipo de cabeção é particularmente recomendado se o cavalo tiver pele sensível ou se precisar de o usar durante muito tempo, especialmente durante viagens longas, por exemplo.