Como escolher um banco de musculação

Se pretendes ganhar músculo e desenvolver o teu potencial em casa, um banco de musculação é exatamente do que precisas. Mas é importante escolher o equipamento certo para que possas treinar em segurança no conforto da tua casa.

como-escolher-um-banco--de-musculação-5

Decidiste adquirir um banco de musculação para treinar em casa? Ao procurar é necessário considerares uma série de aspetos que determinarão o banco a escolher. A tua experiência, a força, a forma como utilizas o equipamento, os exercícios que desejas fazer e a frequência com que treinas, são fatores que vão afetar a escolha do banco. Segue as nossas dicas!

PORQUÊ UTILIZAR UM BANCO DE MUSCULAÇÃO?

Em conjunto com os halteres e as barras, um banco de musculação é um dos elementos básicos para qualquer bom treino. Treinar com um banco de musculação em casa é perfeito para complementar o trabalho que fazes no ginásio. Permite-te realizar vários exercícios para trabalhar todos os músculos do corpo e até mesmo isolar certos grupos musculares para conseguires maiores ganhos. É um equipamento estável e resistente que pode ser ajustado de várias formas para se adequar a qualquer tipo de corpo. Além disso, é frequentemente compacto e dobrável para facilitar o armazenamento.
O banco de musculação é também bastante simples de utilizar e fácil de montar.

COMO ESCOLHER UM BANCO DE MUSCULAÇÃO

Todos nós usamos os nossos bancos de musculação de forma diferente! O banco certo para ti vai depender da forma como o vais utilizar. Por outras palavras, dos objetivos que tens definidos. Por isso, antes de comprares o banco é importante e útil saberes exactamente as vantagens de cada um deles.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS PROPORCIONADOS PELAS DIFERENTES CARACTERÍSTICAS?

Ao escolher um banco de musculação, deves pensar nos teus objetivos de treino (aumentar o volume, ganhar força, etc.), bem como no tipo de equipamento que te ajudará a atingir esse objetivo. Seguem-se alguns dos principais aspetos a ter em conta ao escolher o banco de musculação.

#1. O DESEMPENHO DO BANCO DE MUSCULAÇÃO

Deves verificar o peso máximo do utilizador que o banco pode suportar, a carga máxima do suporte das barras, e a carga máxima de cada estação de treino.

A seguir, descobre quantos exercícios podes fazer com este equipamento e quais são as principais opções e músculos trabalhados.

#2. TAMANHO DO BANCO

Verifica as dimensões do banco aberto e dobrado, bem como a inclinação, para saber se caberá no espaço que tens à disposição.

#3. PROCEDIMENTO DE MONTAGEM

Determina se será fácil de montar e se pode ser facilmente dobrado para o arrumar em casa.

#4. PROCEDIMENTO DE AJUSTE

Para prolongar ao máximo a durabilidade do banco, tenta descobrir como podes evoluir e quais os acessórios incluídos. De preferência, escolhe um modelo versátil que possa ser utilizado para treinar a maioria dos grupos musculares através de uma ampla variedade de exercícios. São cada vez mais os bancos de musculação que incluem acessórios para aumentar o número de exercícios em que podes utilizá-lo (acessório de extensão para as pernas, barra de tração para costas e tríceps, acessórios para os peitorais, apoio para curls de bíceps, etc). A escolha é ampla, mas nem todos os acessórios são necessários, até porque é perfeitamente possível desfrutar de um treino eficaz sem ter milhares de acessórios.

#5. ROBUSTEZ E ESTABILIDADE

Escolhe um banco de musculação que seja adequado à tua força, peso e altura, e que seja suficientemente resistente para alguém com a tua experiência e nível. Verifica se o banco, os suportes para pesos, a barra e os pesos são todos suficientemente resistentes para a frequência com que o vais utilizar. Quanto mais experiente fores, mais intensivo será o treino. Isto significa que o banco será utilizado com mais frequência, pelo que terá de ser mais robusto.

#6. CONFORTO E SEGURANÇA

Opta por um banco de musculação cujo encosto seja suficientemente largo para treinar confortavelmente e, de preferência, que se possa inclinar. Procura um assento confortável e estável que o possas ajustar à tua medida no treino. Verifica o tamanho dos suportes das barras e se a sua altura pode ser ajustada. A seguir, confirma se existem ganchos para impedir a queda e suportes para a barra de musculação.

#7. DURAÇÃO DA GARANTIA

Este é um critério importante para manteres o teu equipamento em bom estado e para que possas resolver quaisquer problemas relacionados com o banco de musculação.

Relativamente à segurança ao utilizar um banco de musculação, não deves sobrevalorizar-te e levantar pesos demasiado pesados, caso contrário há grande chance de contraíres algum tipo de lesão. Também deves ter o cuidado de realizar os movimentos de forma correcta, contraindo sempre os abdominais e não arqueando as costas.

Uma outra dica que também poderá ser útil, é ler as opiniões de outros utilizadores sobre os bancos de musculação!

bancos de musculação corength

Agora que sabes como escolher um banco de musculação, descobre todos os bancos disponíveis da Corength, a marca de produtos de Musculação e Cross-training da Decathlon.

BANCO DE MUSCULAÇÃO PLANO/INCLINÁVEL E DOBRÁVEL

Procuras principalmente melhorar os teus supinos? Então esta é a solução! Descobre o Banco de Supino, um banco de musculação ultra-compacto, estável e resistente que te permite fazer exercício deitado(a) ou inclinado(a), com uma barra ou halteres. Os apoios para barra podem ser ajustados à tua altura.

Vantagem do produto: um produto multifuncional

Carga máxima: 200 kg (peso do utilizador + carga)

Como escolher um banco de musculação

BANCO DE MUSCULAÇÃO DOBRÁVEL, INCLINÁVEL/DECLINÁVEL

Quers treinar os peitorais, ombros e abdominais? Varia os teus treinos com o Banco 500, graças às suas várias posições: horizontal, inclinada e declinada. Banco ultra-compacto.

Vantagem do produto: 4 ângulos de inclinação do encosto (0, 30, 45 e 80°) e 2 ângulos do assento

Carga máxima: 220 kg (peso do utilizador + carga)

Como escolher um banco de musculação

BANCO DE MUSCULAÇÃO REFORÇADO INCLINÁVEL/DECLINÁVEL

Procuras um banco de musculação que consiga resistir aos teus treinos mais intensos? Este banco de musculação reforçado é perfeito para treinar com cargas pesadas. Quer estejas deitado ou mesmo numa posição inclinada ou declinada, este banco robusto com encosto aberto permitir-te-á treinar os peitorais e abdominais com total conforto.

Vantagem do produto: 7 ângulos de inclinação (-15°, 0°, 15°, 30°, 45°, 60°, 80°), espuma grossa e confortável, e um encosto aberto para facilidade de movimentos.

Carga máxima: 250 kg (peso do utilizador + carga)

Como escolher um banco de musculação

AS NOSSAS SUGESTÕES PRÁTICAS

• Utilização: A musculação deve ser praticada de uma forma controlada. Se tiveres problemas de saúde, consulta um médico. Antes de cada sessão, aquece bem os músculos e aumenta a carga gradualmente. Para uma prática mais segura, treina com um amigo: uma pessoa treina, enquanto a outra orienta e apoia. Deves equipar-te com roupa desportiva adequada, bem como uma toalha para que a transpiração não perturbe o treino ou danifique o banco. Se estiveres numa sala com janela, abre-a para respirares mais facilmente. Hidrata-te entre cada série. Além disso, pede a um treinador qualificado que elabore um programa de musculação que cumpra os teus objetivos.

• Manutenção: A manutenção dos bancos de musculação é fácil: após cada sessão, limpa o assento para evitar que se danifique com a transpiração. Verifica o bom aperto dos parafusos a cada 6 meses. Pode ser também do interesse adquirir um tapete em espuma para proteger o chão.

•  Segurança: Relativamente à segurança ao utilizar um banco de musculação, não deves sobrevalorizar-te e levantar pesos demasiado pesados, pois pode levar a lesões. Aumenta a carga de treino de forma gradual e controlada.

Como escolher um banco de musculação
Como escolher um banco de musculação

Jérémy

gestor de produto

Entusiasta de musculação

VER A NOSSA SELEÇÃO DE SUGESTÕES