cc acessório hidratação

Como escolher um acessório de hidratação?

Qual a quantidade de água recomendada levar para cada treino? No cinto, às costas ou na mão, existem diferentes soluções para transportar a bebida durante os treinos.

A escolha de uma mochila ou cinto é feita com base em 3 critérios: a necessidade de água em função da duração de treino, a zona do corpo que melhor convém levar o acessório e a quantidade de acessórios que pretendemos levar.

A quantidade de água a levar varia mediante a duração do treino?

Dependendo do tempo de treino previsto, existem diferentes capacidades de transporte da água.

  • PARA SESSÕES DE 30 MINUTOS

    Para corridas de 30 min ou menos de 1h, deves levar entre 200ml e 250ml, podendo optar-se por um cinto 2x115ml (230ml no total), que garante a hidratação durante todo esse período com conforto e leveza.

  • PARA SESSÕES DE 1H

    Para uma sessão de corrida em estrada ou trail de 1h, podes optar por uma capacidade total de 500ml, seja em garrafa para levar à mão, ou em cinto porta-garrafa (máx. 500ml). O cinto porta-bidon de 2x250ml também pode ser uma opção.

  • PARA SESSÕES DE 1H30M

    Para esta duração de treino, é recomendado beber 800ml a 1L de água. Podes optar por um cinto porta-bidon de cintura de 2x500ml ou uma mochila de hidratação (ou mochila de trail) munida de uma bolsa de água de 1L. O colete porta-cantis de 2x400ml também pode ser opção. Esta solução de transporte às costas permite levar outros equipamentos (como corta-vento, nutrição, luvas, gorro, óculos, etc.) sem perder o aerodinamismo.

Como escolher a melhor zona do corpo para transportar o acessório de hidratação?

A bebida pode ser transportada na mão, na cintura, nas costas ou no tronco. Descobre conforme a tua necessidade, qual o local mais confortável e prático para transportar a bebida durante o treino.

  • Transporte na mão

    Transporte na mão

    500ml é uma quantidade que pode ser levada na mão (em sessões de 1h). Esta solução permite ter diretamente acesso à água durante o seu treino ou competição. É importante no entanto em conta que 500ml de água equivale a cerca de 500g (fora o peso do recipiente), o que não é negligenciável para pessoas de pequena estatura. Não hesites em alternar entre a mão esquerda e direita sempre que sentires necessidade.

  • Transporte à cintura

    Transporte à cintura

    Para necessidades de 230ml a 1L ou sessões de 30 min a 1h30, podemos optar por levar a hidratação à cintura (usando um cinto porta-bidon). É uma excelente alternativa à garrafa de mão se desejas transportar a água de forma mais equilibrada. Os cintos permitem, além disso, levar pequenos objetos pessoais (smartphone, chaves, lenços...) ou a sua nutrição. Tenha no entanto em conta que se optar estas soluções para o dia da competição, recomendamos que teste o produto em treinos para ajustar o posicionamento e evitar qualquer desconforto; é também conveniente treinar a retirada e reposição dos bidons nos respetivos compartimentos em andamento.

  • Transporte ao peito ou às costas

    Transporte ao peito ou às costas

    Se preferes correr com peso à frente, o colete porta-flask é a solução ideal. É possível assim levar até 1L (para sessões de cerca de 1h30) no peito. Poderá naturalmente levar outros equipamentos ou recipientes de bebida na bolsa extensível atrás, assegurando assim uma melhor repartição do peso à frente/atrás;
    Com uma capacidade de 500ml a 2L ou para sessões de corrida 1h a 3h, o transporte da água às costas oferece um bom equilíbrio sem afetar o aerodinamismo/produto imobilizado => conforto. O cinto porta-garrafa será a opção ideal se não necessita de levar mais nada além da água. Se fizer sessões mais longas e necessitar de levar outros objetos, opte sem hesitar por mochilas de hidratação de trail. Aconselhamos a testar o produto antes do dia da competição para ajustar o melhor possível à morfologia. Importante testar igualmente o acesso às bolsas em andamento de corrida e praticar o procedimento de esvaziamento de ar da sua bolsa de água para evitar ruídos incomodativos.

Qual a quantidade de acessórios que pretendemos levar?

  • CAMINHADAS OU CORRIDAS CURTAS

    Para pequenas caminhadas ou corridas curtas, o mais indicado é optar por levar um smartphone, chaves, garrafa/flask de água e pouco mais. Para estes casos um cinto ou mochila de 5L será o necessário, garantindo que corremos com tudo o que pretendemos, com o máximo conforto.

  • TREINOS MAIS LONGOS EM SERRA

    Quando partimos à descoberta de novos trilhos ou avançamos para um treino mais longo em serra, idealmente optamos por uma mochila com uma boa capacidade de transporte, como 10L ou colete de 5L que permite transportar material extra como casaco, nutrição, hidratação extra, etc, com total comodidade e sem incómodo a correr.

  • TRAIL-ULTRA

    Quando nos superamos em distâncias Ultra, normalmente feitas em provas oficiais de Trail Running, é necessário transportarmos material obrigatório como manta térmica, calças extra, casaco, kit de emergência, smartphone, bastões, entre outros. Para isto, sugerimos uma mochila com a capacidade de 10L ou 15L que é concebida especificamente para o efeito.

Durante as saídas, o melhor é mesmo antecipar os vários pontos de reabastecimento ao longo do percurso, para evitar correr o risco de ficar sem água. 
A hidratação é muito importante, mesmo antes de se sentir sede.