escalador no bloco

Como escolher corretamente os pés de gato para escalada?

Os pés de gato são o aliado indispensável para ter confiança nos apoios, mas a sua escolha é certamente a mais difícil no que toca ao equipamento do praticante de escalada. Forma, flexibilidade, sistema de fecho... Guiamos-te passo a passo para encontrar os pés de gato adequados para os teus pés.

Dito isto, podes acabar por preferir uns pés de gato em relação a outros em função da sua morfologia e do grau de conforto que procuras. Nesse caso, escolhe conforme o que sentes, não existem contraindicações se optares por pés de gato em que te sentes melhor, mesmo se originalmente não tiverem sido concebidos especificamente para a tua prática.

Estás pronto(a) para bons desempenhos?

  • Escalada Principiante

    És principiante ou praticas escalada em lazer

    Recomendamos que escolhas pés de gato com forma direita e sem curvatura. Inspirados na forma natural do pé, garantem mais conforto.

  • Experiente Escalada

    Estás a evoluir

    Sentes-te confortável na escalada, queres evoluir e atingir o nível 6a ? Para obter precisão, podes passar para pés de gato com forma mais assimétrica e sola mais curva. A forma assimétrica permite-te ser mais preciso e usar eficazmente as arestas internas e externas dos pés de gato. Quanto à curvatura, permite otimizar a impulsão e a potência de preensão nos apoios.

escalador em ginasio

Praticas escalada ocasionalmente

Para descobrir a escalada ou praticá-la de forma ocasional, podes escolher pés de gato com atacadores. Permitem ajustar o aperto em todo o comprimento do pé, mas demorará mais tempo a calçar e descalçar.

Escaladores em bloco

Procuras mais conforto ou praticidade?

Se tens de calçar e descalçar os pés de gato muitas vezes (no bloco, por exemplo). Recomendamos que escolhas pés de gato com bandas autoaderentes, mais fáceis e rápidos de calçar.   Os teus pés são sensíveis? Os pés de gato ROCK+ possuem também um reforço de espuma no calcanhar para um maior conforto.

escalador em ginasio

Praticas escalada em pavilhão (indoor)

Para praticar escalada em espaços interiores, seja no bloco ou em via, precisas de pés de gato mais flexíveis. Permitem uma maior aderência e sensações nas paredes artificiais. No pavilhão, como as vias ou os blocos são mais curtos, os pés de gato têm de ser retirados muitas vezes. A forma de sabrina, mais fácil de rápida de calçar, é perfeitamente adaptada ou uns pés de gato com aperto em fita de velcro.

escaladores em bloco ao ar livre

Pratica escalada ao ar livre

Na falésia ou bloco natural, é preciso uma sola mais rígida. Permite simultaneamente poupar os pés tendo em conta o comprimento das vias e ter uma melhor impulsão nas pequenas partes ásperas. Os pés de gato Vertika são por isso os mais adequados.   

pes de gato edge

Expert team "e.a.e."*

Divertes-te imenso em espaços interiores? Como referido anteriormente, precisas de pés de gato tipo sabrina flexível. Calha bem, apresentamos novas sabrinas: as Edge Slipper. Prontas a acompanhá-lo na escalada em sala.   *E.A.E. = Estrutura Artificial de Escalada, abreviatura usada para designar os pavilhões de escalada.

escaladora em falesia

Especialistas das rochas

Para ti, a escalada é ao ar livre! Em blocos naturais ou grandes vias, precisas de combinar precisão, aderência ótima, aperto justo... Como referido anteriormente, precisas então de uma sola rígida, e os pés de gato Edge serão o seu aliado.  Prontos a acompanhar-te na tua atividade.

escaladora em falesia

Mathieu hamon

ENGENHEIRO DE PRODUTO

Os pés de gato devem sempre ser limpos após a sua utilização e guardardados num local seco e arejado.

As dicas para fazer durar os pés de gato

TOP 3 DE DICAS PARA MANTER OS PÉS DE GATO DURANTE MAIS TEMPO

Os teus companheiros começam a mostrar sinais de desgaste ou a formar odores pouco apelativos? Não te preocupes, encontra as soluções aqui!

escaladoras a tirar foto

Melhores presentes para oferecer a um escalador

É praticante ou começou agora a escalar e não sabes o que oferecer? Descobre as nossas sugestões de presentes para amantes de escalada!

TOP 6 DOS NÓS MAIS ÚTEIS EM ESCALADA E ALPINISMO

TOP 6 DOS NÓS MAIS ÚTEIS EM ESCALADA E ALPINISMO

Nós de encordoamento, nós de ancoragem... Tutorial ilustrado para treinar com toda a segurança!

Como escolher um mosquetão de Escalada ou de Alpinismo?

Como escolher um mosquetão de Escalada ou de Alpinismo?

Com forma em D ou HMS, de rosca ou automático... Existem vários tipos de mosquetões de escalada. Qual Escolher?

sistema de segurança

Como escolher um sistema de segurança para Escalada ou de Alpinismo

Descubre os nossos conselhos para te ajudar a escolher um sistema de segurança.