A ESCOLHA DO TUBO DE MERGULHO É FEITA EM FUNÇÃO DO TIPO DE PRÁTICA SUBAQUÁTICA: SNORKELING, MERGULHO COM GARRAFA, CAÇA SUBMARINA OU APNEIA.

Tubo de mergulho clássico

O TUBO CLÁSSICO 

Este tipo de tubo pode ser utilizado tanto para a qualquer tipo de prática subaquática. É um tubo simples, geralmente de cor viva na ponta, para que seja facilmente visível durante o passeio subaquático, nomeadamente pelos barcos.

TUBO COM VÁLVULA 

A válvula do tubo está localizada na parte inferior do tubo e permite evacuar facilmente a água que entrar dentro deste. Em caso de água dentro do tubo, precisas apenas de soprar suavemente para que a água seja evacuada pela válvula. Na verdade, a maior parte da água é evacuada pela parte de baixo, o que exige um menor esforço de expiração (contrariamente a um tubo clássico, em que a água é evacuado pela parte superior). 
Em alguns tubos com válvula, podes encontrar um defletor, localizado na parte superior do tubo, que funciona com uma "proteção". Permite reduzir as entradas de água na parte superior do tubo (a cor de laranja na imagem).

Tubo de mergulho com válvula
Tubo de mergulho seco

O TUBO dry-top

Este tipo de tubo é principalmente utilizado na prática de snorkeling. A sua extremidade superior tem um obturador que se fecha e impede as entradas de água para dentro do tubo. Por exemplo: no caso de pequenas ondas à superfície ou quando o utilizador inclina muito a sua cabeça para a frente para observar o fundo. Nestas mesmas condições, com um tubo tradicional, o utilizador poderia engolir água. 

O TUBO PARA CAÇA SUBMARINA E APNEIA

Os tubos para caça submarina ou apneia são quase sempre de cor escura, para serem discretos junto da fauna marinha. É semelhante a um tubo clássico, uma vez que não tem defletor nem válvula.

Tubo de caça submarina e apneia
Alexandre, vendedor mergulho na Decathlon de Toulon

ALEXANDRE

Nível 3 FFESSM e Sub-redator Subea

Já escolheste o modelo do teu próximo tubo? Opta pelo conforto em primeiro lugar! O tubo deve ser adaptado à tua morfologia e não deves sentir nenhum incómodo uma vez colocado na boca (irritações nas gengivas, dores no maxilar, etc...). Isso poderia prejudicar o teu passeio e originar problemas de ventilação.

RECOMENDAMOS-tE OUTROS CONSELHOS DE MERGULHO