Como escolher o tamanho da tua prancha de skate?

Para desfrutar da prática é muito importante escolher bem o tamanho da prancha de skate.

Os nossos conselhos vão-te permitir fazer a escolha mais adequada e adaptada ao teu nível, à tua idade, às tuas características físicas e à tua maneira de deslizar!

deck 120 OG

A informação fundamental:

Prancha, deck, tábua, há tantos nomes como tamanhos!
Se alguma vez tiveres dúvidas sobre os termos, criámos um pequeno léxico que te deverá ajudar.

Antes de escolheres, é muito importante saber ao certo se preferes um skate completo ou um para montar.
Se te estás a iniciar na prática de skate, aconselhamos-te a começar por um skate completo, isto é, pronto a usar logo que sai da embalagem, sem ser necessário nenhum ajuste. Podes também consultar os nossos conselhos para a escolha de um skate completo.

Quando tiveres utilizado (e usado) bem o teu skate completo, a tua prancha vai começar a estar muito suja e está na altura de a renovar!
Como escolher uma prancha de skate quando há tantos tamanhos? 

skate completo para principiante 100

Qual é a composição de uma prancha de skate?

Em primeiro lugar, um pequeno curso académico para relembrar algumas bases com a composição de uma prancha e as diferentes medidas propostas.

Composição de uma prancha de skate

Uma prancha está dividida em 3 partes: a tail, o concave e o nose.
A tail e o nose correspondem às extremidades da prancha. A tail situa-se na parte traseira. É geralmente mais pequena e levantada, para facilitar o pop dos tricks. O nose está na parte da frente. É mais longo e menos curvado. Se não sabes que parte é o nose, podes orientar-te pelos gráficos ou gravuras nas pranchas.

Se olharmos para o meio da prancha, de lado, podemos ver uma zona curva entre as bordas, trata-se do concave da tábua. O concave serve para controlar melhor a prancha durante a execução dos tricks e, sobretudo, torna a prancha mais sólida (sem concave, uma board poderia partir-se com um simples boardslide). Pode influenciar a posição dos pés na prancha e o desempenho do skate. Há três tipos de concaves: o concave mínimo, o concave médio e o grande concave. Na Decathlon, todas as nossas pranchas atuais propõem um concave médio que será polivalente para street e para a prática em rampas curvas.

Por fim, a zona entre eixos (wheelbase), a distância entre os 2 trucks.


Os tamanhos de pranchas
O tamanho de uma prancha será medido na largura, expresso em polegadas (inches). Uma polegada equivale a cerca de 2,5 cm. A maioria das pranchas de skate têm uma largura de 7,5″ à 8,75″. Quanto maior o valor em polegadas, mais larga será a prancha. Na Decathlon, os tamanhos das pranchas são representados por cores. A medida 7”75 corresponde ao verde, 8” ao amarelo, 8”25 ao azul, 8”5 ao vermelho e 8”75 ao preto.
O tamanho de uma prancha vai influenciar grandemente a forma de andar no skate pelo que é importante escolher bem o tamanho ideal. O tamanho da prancha vai também depender da altura, do peso e do tamanho do calçado do utilizador.

skate completo para principiante 500

O tamanho importa!

Quando montas o teu próprio skate, tens a liberdade de escolher cada componente: tábua, trucks, rodas, rolamentos, grip e até os parafusos. Um dos elementos fundamentais é escolher o tamanho que se adequa perfeitamente à utilização que vai ser feita do skate. Quanto mais avançado é o nível da prática, mais nos tornamos minuciosos com as escolhas porque cada componente corresponde a uma utilização pessoal. A escolha do tamanho da tábua vai, em seguida, determinar o tamanho dos trucks e das rodas.

Como escolhemos o nosso tamanho de prancha?

Em primeiro lugar, por critérios pessoais: a idade, a altura, o peso, o tamanho do calçado, a utilização do skate (o tamanho não será o mesmo para street ou rampa), mas também em função dos tricks .

Como escolher o tamanho da tua prancha de skate?

Que prancha escolher na decathlon?

Na Decathlon, propomos diferentes tamanhos, de 7”75 a 8”75. Criámos uma codificação por cores para facilitar a escolha.

código cores tábua
como escolher a tábua
como escolher a tábua

Agora que tens a certeza de ter a tua prancha do tamanho certo, podes deslizar em todos os teus spots favoritos!

Os outros conselhos