stick de hóquei

Como escolher o stick de hóquei?

O stick mais adequado para ti é o que tem a combinação certa de tamanho, materiais, curvatura, peso e equilíbrio

Que tamanho de stick escolher?

O tamanho de um stick mede-se em polegadas (‘‘).  1’’ = 2,54 cm

Para uma criança: posiciona o stick na vertical, com a cabeça do stick no chão, em frente da criança, que deve manter-se de pé e direita. Escolhe um stick cuja ponta do cabo fique à altura do umbigo da criança.

Para um adulto: o tamanho padrão é o 36,5’’. Certos sticks estão disponíveis em 37,5" ou 38,5", tamanho que proporciona mais comprimento e potência. Estes estão reservados a praticantes de alto nível. Um praticante com mais de 1,80 m de altura poderá escolher um stick de 37,5" ou um 38,5" desde que as outras características do stick (composição, curvatura, etc.) sejam adequadas ao seu nível de prática.

De que materiais é feito um stick?

Há sticks 100% em madeira, em madeira com reforços em fibra de vidro ou, por vezes, em carbono, 100% em fibra de vidro, em fibra de vidro com uma percentagem de carbono cada vez mais elevada, até 90 ou 100% de carbono (frequentemente com 5-10% de aramida, quando a percentagem de carbono é muito elevada).

Fibra de vidro - Os sticks de gama média são mais potentes do que os sticks em madeira, sem perda de conforto. A quantidade de fibra de vidro num stick varia entre 20 e 70%. É perfeito para o desenvolvimento dos praticantes e é frequentemente utilizado como stick secundário, quando o nível do jogador evolui para intermédio.

Carbono - em teoria, quanto mais carbono houver num stick, mais potente será a batida na bola. É um facto, mas o carbono não é tudo. Quanto mais elevado for o teor de carbono, mais difícil será controlar a bola a toda a velocidade. É por este motivo que o nosso melhor stick não é 100% em carbono. De facto, muitos poucos sticks o são. Um stick exclusivamente em carbono terá uma esperança de vida mais curta, mas proporcionará mais potência. É perfeito para os praticantes mais experientes. Kevlar e aramida - Estes materiais são utilizados como elementos de consolidação do stick.

Estes materiais têm como finalidade absorver as vibrações durante a batida. Ao escolhermos a composição de um stick, temos de estar confiantes nas nossas capacidades e saber o que queremos fazer com o novo stick. Quanto mais carbono tiver o stick, mais potência poderemos aplicar na batida da bola, mas será preciso mais técnica.

hóquei em campo

Que curvatura escolher?

Um stick de hóquei não é direito, mas apresenta uma curvatura ("bow" em inglês) que se caracteriza por:
a altura máxima (o espaço vertical máximo entre um stick pausado numa superfície plana e esta superfície) e pelo ponto em que esta altura é máxima, medida a partir da extremidade da cabeça do stick, designado ponto de curvatura máxima.

Os principiantes optarão por um stick "bow standard".
Um praticante de nível intermédio ou experiente que procura:
• controlar a bola, fazer um passe ou atirar, escolherá um stick "mid bow",
• driblar, jogar em 3D e ter um controlo perfeito da bola nos movimentos rápidos, escolherá um stick "low bow",
• fazer "drag-flicks", escolherá um stick "extra low bow".

Que peso/equilíbrio escolher?

A maioria dos sticks de adulto (tamanhos 36,5”-37,5”) pesam entre 520 g e 580 g. Um stick de criança pesará a partir de 400 g. Nota que poderão haver diferenças de 20 g a 30 g em sticks do mesmo modelo, devido ao processo de fabrico.

Com peso semelhante, é a distribuição da massa no stick que é determinante. O ponto de balanço é o centro de gravidade do stick medido a partir da extremidade da cabeça. Pode estar situado:
• mais para o cabo, sendo que o stick dará uma impressão de leveza. Facilitará a maneabilidade do stick,
• mais para a cabeça (diz-se então que o peso está na cabeça), sendo que o stick dará a impressão de haver mais matéria na mão. Aumentará a potência do stick.

Se privilegias a maneabilidade, escolhe um stick leve e um ponto de balanço alto. Se procuras potência, escolhe um stick pesado e um ponto de balanço menor.