Os urbanos já não se deslocam como antes. A mobilidade suave (elétrico, bicicleta, skate, trotineta...) evoluiu consideravelmente nestes últimos anos. Este artigo tem como objetivo apresentar a nossa gama de cruisers YAMBA.
O cruiser é o meio de deslocação prático, divertido e ecológico por excelência! O cruiser está perfeitamente adaptado às deslocações urbanas de curta duração. Estas pranchas podem ser de diferentes tamanhos, formas, etc. Principiantes e skaters experientes, descubram alguns conselhos para encontrar a prancha adequada às vossas necessidades.
Um cruiser é mais pequeno, mais leve e, regra geral, mais fino do que um skate comum, e é por isso mais fácil de transportar e guardar. A shape (forma) da prancha lembra as pranchas de skate dos anos 1970. Os cruisers são feitos para se deslocar e não para fazer tricks (manobras) ainda que não seja impossível fazer também alguns tricks.
As rodas são mais grossas e mais macias do que no skate o que torna o cruiser mais rápido. O facto de ter rodas macias confere igualmente um conforto superior no deslize. As rodas macias oferecem uma maior aderência e tornam o cruiser particularmente eficaz e agradável para circular fácil e rapidamente entre os obstáculos.
Nos últimos anos, pudemos observar diversas mudanças em termos de mobilidade urbana. As alterações climáticas e a concentração do CO2 na atmosfera, a escassez energética, a qualidade do ar em queda livre e o congestionamento urbano levaram-nos a repensar a forma de nos deslocarmos.
Quer se trate de deixar o carro na garagem e andar nos transportes públicos, de utilizar a bicicleta, ou ainda de optar por um veículo de mobilidade elétrica, numerosos cidadãos mudaram os seus hábitos devido a uma consciência ecológica, ou simplesmente porque estão cansados das condições de transporte.
São muitos os municípios que implementaram políticas que visam restringir a utilização dos carros na cidade e a conceder cada vez mais lugar nas vias de circulação aos veículos de mobilidade suave. Por razões ambientais e sanitárias, a cidade de Paris pretende, por exemplo, banir as viaturas diesel até 2024.
Nesta revolução das mobilidades, muitas pessoas optam pela bicicleta ou pela trotineta para uma parte ou a totalidade das suas deslocações nas cidades. A vantagem do cruiser em relação à bicicleta ou à trotineta é ser bem mais pequeno e, consequentemente, mais prático de transportar. Com efeito, é claramente mais simples entrar no autocarro ou no metro com um cruiser do que com uma bicicleta ou uma trotineta. A sua pequena dimensão e o seu peso pluma permitem levá-lo facilmente debaixo do braço ou prendê-lo à mochila.
Com o cruiser podemos também beneficiar de uma circulação simplificada sem nenhuma situação de paragem total. Podemos alternar rapidamente entre caminhada e cruise (cruising : passear no cruiser) se necessário, rolar nos passeios, descer na ciclovia, atravessar facilmente a rua ou passar a sorrir entre dois carros parados. Os sentidos proibidos não existem e, sem nenhum desvio, o teu itinerário torna-se mais simples. Experimentamos um verdadeiro sentimento de liberdade quando nos deslocamos no cruiser.
Como escolher um cruiser? Cruiser em plástico ou em madeira? Um cruiser em plástico tem a vantagem de ser menos sensível às intempéries. A prancha não perderá os seus atributos, ao passo que um cruiser em madeira torna-se menos sólido com o passar do tempo, se o utilizarmos num piso molhado. No entanto, ainda que a chuva não afete a integridade da tábua do cruiser em plástico, os rolamentos, em aço, vão sofrer, podem enferrujar e obstruir. Um cruiser em plástico é ideal para as pequenas estaturas que desejam descobrir o skate de mobilidade.
O yamba 100
O YAMBA 100 é ultra-compacto, dimensões : 22.63"(57,5 cm) x 5.51"(14,5 cm). É ideal para as pequenas deslocações na cidade, o seu tamanho pequeno torna-o menos incómodo e mais fácil de transportar. Estas são as vantagens, o inconveniente é ser mais difícil de controlar e pouco estável!
Ainda que os cruiser em madeira sofram um puco mais com as intempéries, são, regra geral, mais sólidos do que os cruisers em plástico. Um cruiser em madeira é frequentemente côncavo (curvatura na largura da tábua) o que o torna mais estável do que um skate em plástico. É uma questão de gosto, mas certos skaters afirmam que são mais confortáveis e oferecem melhores sensações de deslize. Os YAMBA 500 e 900 são feitos com 7 camadas de ácer, o que os torna mais sólidos e adequados para fazer algumas manobras. A tail levantada permite fazer pequenos ollies e passar por cima de pequenos obstáculos.
O yamba 500
O Yamba 500 é um cruiser prático e divertido para explorar a cidade. A sua tábua em madeira torna-o mais estável do que um cruiser em plástico. A sua pequena dimensão e o seu peso pluma permitem prendê-lo à mochila ou levá-lo debaixo do braço.