Density 900

Como escolher o seu calçado e pitons de rugby?

Entre o bom suporte do pé, a resistência ao impacto contra o chão, a posição em que joga ou ainda a frequência da prática desportiva, são vários os critérios a considerar na escolha do seu calçado de rugby. Desvendamos-lhe tudo!

O bom suporte do pé e a resistência ao impacto contra o chão são dois elementos incontornáveis para a escolha do seu calçado. 
No entanto, há outros critérios que também são essenciais para a sua seleção: a natureza do terreno, a posição em que joga e a frequência da prática desportiva. 
Entre pitons moldados ou pitons de rosca, é necessário saber escolher um calçado adequado à sua prática desportiva.

Escolha da sola em função do terreno

Como escolher o seu calçado e pitons de rugby?
Piso molhado

Se jogar em piso molhado ou húmido, poderá escolher igualmente uma sola híbrida. Graças à sua composição mista de pitons moldados e de rosca, este calçado proporciona leveza, mantendo simultaneamente o seu alto desempenho ao nível da aderência. Ganha então em polivalência. As suas corridas e mudanças de apoio irão apreciá-lo. Este calçado destina-se sobretudo aos jogadores da terceira linha, centrais três quartos, alas três quartos e ponta (11, 12, 13, 14, 15). Os jogadores que ocupam posições de ligação (9 e 10) também podem utilizar este tipo de sola.

Como escolher o seu calçado e pitons de rugby?
Piso seco

Se jogar em piso seco ou sintético, escolha um par de pitons «moldados» (FG). 

São mais leves e causam menos impactos. Não perde em aderência e ganha em velocidade. Este calçado destina-se sobretudo a jogadores defensivos (9 a 15). 

De facto, as fases estáticas [formações ordenadas («mêlées») ou alinhamentos] exigem aos avançados uma maior aderência ao piso e, portanto, solas de rosca (híbridas ou de 8 pitons)

ESCOLHA DA SOLA EM FUNÇÃO DO TERRENO
Piso molhado

Se jogar em piso molhado, recomendamos calçado de rosca (SG: soft ground). 

As solas com 8 pitons em alumínio permitirão uma boa aderência e um bom apoio durante as fases de "empurrões", principalmente em formações ordenadas ("mêlées"). 

Poderá optar também por uma sola de 6 pitons que confere maior mobilidade.  Este tipo de calçado destina-se sobretudo aos pilares e aos segundas linhas (números 1, 2, 3, 4 e 5).

Escolha da sola em função da posição

Como escolher o seu calçado e pitons de rugby?
Para jogadores defensivos e crianças

Aconselhamos a utilização de calçado moldado para piso seco (FG) para os jogadores defensivos, caso as condições de jogo o permitam (piso seco ou sintético). A leveza do calçado aliada ao conforto de ressalto do pé nas mudanças de apoio proporcionam excelentes sensações de jogo. Recordamos que as posições visadas são a 9 e 10 (de ligação) e as posições 11 a 15 (linha traseira). Para crianças com idade até 12 anos, recomendamos o uso exclusivo de calçado moldado seja qual for a posição ocupada.

Como escolher o seu calçado e pitons de rugby?
Para os terceiras linhas e jogadores defensivos

O calçado híbrido pode ser adequado para inúmeras posições em campo. Terceiras linhas, jogadores defensivos (da linha traseira) e até talonadores, a polivalência desta sola oferece inúmeras combinações. Uma vez que a sola está dividida entre pitons moldados e de rosca, pode modificar a altura dos pitons. Uma mais-valia para os avançados quando o terreno o exige. Para os jogadores defensivos, também designados três quartos (3/4), este calçado oferece uma grande estabilidade na defesa, mas também muito dinamismo, graças ao posicionamento dos pitons moldados, para as mudanças de apoio no ataque.

ESCOLHA DA SOLA EM FUNÇÃO DO TERRENO
Para os avançados (1 a 5)

Se for um pilar ou um segunda linha, a sola de 8 pitons (SG) é, então, mais adequada. Qualquer que sejam as condições do piso (seco ou molhado), os 8 pitons são muitas vezes necessários para as fases de aderência nas formações ordenadas («mêlée»), nos alinhamentos ou nas fases dinâmicas («maul»/formação espontânea alta). Se jogar como terceira linha, pode usar igualmente a sola de 8 pitons (SG) ou uma sola de 6 pitons. Tudo depende do seu jogo e das suas sensações. O piso assume então um papel importante na sua escolha.

Estes conselhos podem ser úteis:

offload

Offload rugby, partilhemos o prazer do jogo

Os nossos produtos foram criados por jogadores de rugby para jogadores de rugby para partilhar o prazer do jogo.
Rugby

Vocabulário do rugby

Consulte as definições completas para uma boa iniciação e compreensão do meio do rugby.