Como escolher: o peso de um stick de hóquei em campo

Como escolher: o peso de um stick de hóquei em campo

No tempo em que o hóquei era normalmente jogado na relva, existiam sticks com um peso leve, médio, pesado e extra-pesado. Os desenvolvimentos nas superfícies de jogo significam que estamos agora numa posição em que o peso de um stick de hóquei é muito leve.

No tempo em que o hóquei era normalmente jogado na relva, existiam sticks com um peso leve, médio, pesado e extra-pesado. O motivo para estas diferenças de peso era ajudar a lidar com o comprimento da relva. Quanto mais comprida fosse a relva, mas difícil seria bater na bola, pelo que um stick mais pesado ajudaria na tacada.

No entanto, na década de 1990, os campos de relva sintética tornaram-se mais populares, reduzindo a necessidade de um stick pesado. Na década de 2000, os campos de relva de água tornaram-se mais comuns. Estes continuam a ser a escolha dos jogadores padrão de elite, uma vez que o campo permite uma maior ponderação dos passes, um salto de bola mais previsível e uma imitação mais verdadeira dos campos de relva. Na década de 2010, os campos com enchimento de areia proporcionaram um padrão semelhante aos campos de relva de água, mas mais próximo do custo acessível dos campos baseados em areia.

Estes desenvolvimentos nas superfícies de jogo significam que estamos agora numa posição em que o peso de um stick de hóquei é muito leve. Alguns sticks estão disponíveis num peso super leve. Terás maior velocidade da cabeça ao bater, mas menos peso por detrás da tacada: a técnica passa a ser determinante. Ainda encontras alguns sticks com peso médio e pesado, mas são excecionalmente raros.

Em quase todos os casos, recomendamos que os praticantes utilizem um stick leve. É uma ótima posição para desenvolveres uma boa técnica, independentemente do nível a que estás a jogar.



Sobre o autor

Simon Webb, líder de hóquei em campo no Reino Unido:

A Família do Hóquei é um conceito em que acredito do fundo do coração. Já joguei hóquei em todo o mundo e o vínculo que partilhamos é único. É um desporto de respeito, diversão, desportivismo e igualdade. Tive a sorte de gerir a nível internacional e nacional, arbitrar jogos competitivos regionais e amigáveis de ligas nacionais, ser voluntário em competições europeias e olímpicas, ser jornalista e fotógrafo.

Ao fazer parte do Projeto de Hóquei em Campo da Decathlon estou muito satisfeito por ajudar milhões de pessoas a desfrutarem do desporto que amo e vivo! Nada me entusiasma mais do que ouvir histórias de hóquei, por isso, entra em contacto comigo!