Como escolher o material técnico de polo aquático

Como escolher o material técnico de polo aquático

Descobre os nossos conselhos para escolher o material técnico de polo aquático.

Desenvolvemos uma gama de produtos técnicos dedicados ao polo aquático. Mas como escolher? Se me estou a iniciar e se quero evoluir, que produtos devo escolher? Como escolher a bola? Vamos à descoberta da nossa gama de produtos académicos. Tudo para melhorar o teu jogo!

Como escolher o material técnico de polo aquático

Os acessórios de fortalecimento muscular

O segundo tipo de material técnico para polo aquático são estes acessórios de fortalecimento muscular e auxiliares de precisão.

As bolas com lastros são, como o nome indica, bolas de tamanho equivalente aos tamanhos académicos mas muito mais pesadas (disponíveis no tamanho 4 com 800 g e tamanho 5 com lastro de 1kg). Visam reforçar a parte superior do corpo em situações de jogo e nas posturas associadas ao desporto. Pode-se assim passar a bola ou rematar. O regresso ao jogo com bolas convencionais dará uma enorme sensação de leveza. Também é possível utilizá-la para trabalhar a potência da retropedalagem. Permanecendo em posição estática com a bola acima da água, trabalham-se todos os músculos do corpo.

O segundo tipo de material para o fortalecimento muscular são os auxiliares de precisão. A necessidade de aprender a exercitar especificamente os músculos para que os gestos em jogo sejam precisos. Na Decathlon, são dois os auxiliares de precisão: o alvo aquático Kulbuto para os principiantes e a rede de precisão Goal’in. Esta última foi concebida para o praticante de nível intermédio de polo aquático que pretende desenvolver a sua precisão no remate, individualmente ou em grupo. Adapta-se à baliza Watgoal 500 e qualquer baliza com 2,15 m de largura. Com 5 zonas-alvo, os 4 ângulos e o centro da baliza. Fixa-se na baliza através de correias com tiras autoaderentes. Vai ser preciso aprender a orientar o remate nestas zonas de grande potencial de sucesso. Atira-te às lucarnas inacessíveis para os guarda-redes, aos ressaltos e aos remates à boca da baliza.

Existem, além disso, vários acessórios da Nabaiji e da Decathlon Aquafitness que te permitirão abastecer o teu conjunto de material de treino. Podem servir as pulseiras com peso de hidroginástica que são sempre úteis para uma sessão de retropedalagem mais árdua. Podem também servir as palas, as barbatanas ou paraquedas de natação. Por fim, é perfeitamente possível usar o material de musculação e fortalecimento muscular fora de água dos nossos amigos da Corength.

Como escolher o material técnico de polo aquático

A bola

Parece evidente, mas o primeiro produto do material académico para praticar polo aquático é a bola. Mais técnica do que a bola de iniciação, o tamanho, a circunferência e o peso são regulados pelas federações. Assim, é preciso escolher a bola adequada para não acabar por treinar com uma bola com o tamanho errado. Por isso, vamos abordar os 4 tamanhos e a forma como as nossas bolas são concebidas.

Os 4 tamanhos

Já referimos que as bolas estão disponíveis em 4 tamanhos diferentes, de acordo com o género e a idade do grupo. Em todas as nossas bolas académicas, o grip está trabalhado para obter a máxima aderência na mão.

Para os rapazes a partir dos 16 anos e os homens, a bola oficial é a de tamanho 5, a mais volumosa. Tem um diâmetro de 22 centímetros e pesa 420 gramas.

Para os rapazes dos 13 aos 15 anos, as meninas de idade igual ou superior a 16 anos e as mulheres, a bola oficial é a de tamanho 4. O grip é idêntico ao da bola de tamanho 5, mas o diâmetro tem 21 cm e pesa 410 g o que resulta numa bola mais pequena e mais leve.

No caso da bola de tamanho 3, diminuímos mais a circunferência e o peso das nossas bolas para terem uma circunferência de 59 cm e um peso de 320 g.
Estes três tamanhos cumprem a regulamentação da FINA.

O tamanho 2 é o único tamanho que atualmente não está regulado. Mas é importante que exista. Permite a todos os jovens jogadores familiarizarem-se com esta novidade que é o grip. Com este peso diferente, a sensação na mão é singular. Os nossos tamanhos 2 têm uma circunferência de 50 cm e pesam 235 g.

Os bastidores da conceção

Acompanha-nos na descoberta dos bastidores da produção das nossas bolas académicas de polo aquático.

A baliza watgoal 500

A baliza Watgoal 500, que foi concebida para o praticante de nível intermédio ou a equipa que procura uma baliza leve e compacta para praticar polo aquático, é uma baliza insuflável, leve, rígida, fácil de guardar e transportar para praticar na piscina, num lago ou no mar. Concebemo-la com as dimensões oficiais para os jogadores com menos de 13 anos. Depois de esvaziada e dobrada, cabe numa mochila de 30L e podes enchê-la em menos de um minuto com uma bomba manual de 5,2 litros como as vendidas pelos nossos amigos da Itiwit.

Fácil de montar, de transportar, de utilizar. 

O material de prática ao ar livre

Por fim, o nosso material técnico de polo aquático não estaria completo no que toca ao equipamento do jogador ao ar livre composto pelo campo insuflável e a Watgoal.

Com isto tudo, apostamos que vais impressionar o teu clube e juntar-te aos melhores!

Descobre mais conselhos para ti

pessoas sentadas beira piscina

POLO AQUÁTICO: COMO EQUIPAR-ME PARA COMEÇAR?

Um fato de banho, uma touca e uma bola: mas não uns quaisquer! Escolher o bom equipamento é assegurar-me que sinto prazer ao jogar.
bola na piscina

COMO ESCOLHER A BOLA DE POLO AQUÁTICO?

Descobre os nossos conselhos para escolheres a bola de polo aquático adequada para ti
A linguagem do polo aquático

A linguagem do polo aquático

A linguagem no polo aquático estão aqui e agora.