Descobre as várias possibilidades oferecidas pela pesca à beira-mar, bem como os nossos conselhos para a escolha do material adequado.
Sendo uma atividade desportiva e de lazer em férias, a pesca atrai cada vez mais pessoas, que são seduzidas pela contemplação da natureza e pela paz e sossego que esta proporciona. Além disso, a pesca pode ser um verdadeiro desafio, dependendo das espécies procuradas e das condições de prática. Há muitas áreas aquáticas disponíveis para a pesca: lago, lagoa, rio, etc. Vai passar as férias de verão perto do mar? Aproveita para experimentares a pesca à beira-mar! Desfruta da brisa marinha e do horizonte infinito, enquanto descobres novas técnicas e espécies. Para desfrutares plenamente, nada melhor do que teres o equipamento adequado. A Decathlon propõe-te alguns conselhos para saberes que material de pesca à beira-mar deves escolher.
A pesca recreativa no mar pode ser feita a partir de uma embarcação, a partir da costa ou debaixo de água. Acessível a todas as idades e géneros, não requer quaisquer requisitos físicos especiais, exceto para a captura de certas espécies que são bastante grandes. Embora a maioria dos peixes possa ser capturada sem problemas, a pesca do atum-rabilho e do espadarte está sujeita a autorização e regulamentação pelo Ministério da Agricultura. As espécies pescadas destinam-se exclusivamente ao consumo doméstico e não devem ser vendidas em qualquer circunstância. Atenção, é necessária licença de pesca para pescar no mar, pode consultar toda a informação neste link.
São muitas as formas de pesca no mar, e todas elas requerem técnicas específicas e material adequado. Neste guia, vamos centrar-nos em três dos tipos de pesca mais populares.
Em inglês, “surfcasting” significa “atirar para a onda”. Numa praia ou num molhe de rochas, o praticante de pesca lança o seu anzol com um isco além da rebentação das ondas. Geralmente, a pesca em surfcasting pratica-se entre 20 a 160 m da costa e permite a captura de uma grande variedade de peixes: dourada, robalo, sargo, peixe-agulha e linguado, entre outros. Ideal para principiantes, esta técnica é particularmente eficaz ao amanhecer e ao anoitecer.
Pesca em surfcasting: que cana de pesca? A cana de pesca utilizada no âmbito da tua prática de surfcasting deve ter um comprimento mínimo de 4 metros. O ideal é uma cana de encaixe com 3 elementos, mais resistentes e sem risco de ficar com areia nos elementos. Escolhe também materiais leves, como o carbono ou a fibra de vidro, para otimizares o aerodinamismo da cana. Além disso, deves escolher determinados tipos de cana em função do teu local de pesca:
- No Mar Mediterrâneo, onde as ondas são raras, uma cana "light", leve e sensível, é mais adequada.
- O surfcasting no oceano Atlântico requer uma cana “heavy”, mais resistente à força das ondas.
- No Canal da Mancha, as correntes fortes também requerem uma cana de pesca mais pesada, para maior resistência.
Pesca em surfcasting: que carreto escolher? Para lançamentos longos o ideal é um carreto com bobine cónica, o que faz com que uma saída de fio durante o lançamento sem obstrução. Para um enrolamento e desenrolamento ótimos do fio de pesca, é necessário dispor de um carreto robusto que possa conter uma grande reserva de fio. Mais uma vez, é aconselhável ter em conta o local de pesca:
- No Mar Mediterrâneo, podes optar por um carreto leve, que tornará a tua prática mais confortável e agradável. O tamanho 5000 é perfeitamente adequado.
- A pesca no Atlântico requer um carreto mais resistente e uma bobina maior; os tamanhos 7000 ou 8000 são recomendados.
- Os tamanhos 7000 e 8000 são também adequados para a pesca no Canal da Mancha.
Antes de escolheres o teu carreto, considera também a suavidade de rotação e a distância de lançamento proporcionadas.
Pesca em surfcasting: que outros equipamentos? : Para uma maior eficácia das tuas pescarias em surfcasting, é essencial que escolhas um fio resistente e discreto; o nylon, por exemplo, é um material fiável pois é resistente e suficientemente discreto. Também podes optar por um tripé ou estaca, que permitirá estabilizar a cana de forma segura e vertical. Por último, não negligencies a escolha dos iscos: os moluscos, os crustáceos e as minhocas são particularmente eficazes na captura de peixes em surfcasting.
A pesca com amostras consiste em pescar com um isco artificial cuja aparência é bastante semelhante à das presas cobiçadas pelos peixes pretendidos. Esta técnica, particularmente popular em França, permite capturar, por exemplo, robalo, barracuda, corvina e cavala.
Pesca com amostras: que cana de pesca? A escolha da tua cana para a pesca com amostras depende principalmente do tipo de amostra que usas, mas também do teu local de prática, se estás a pescar à beira-mar ou numa embarcação:
- À beira-mar, a distância entre a tua posição e a presa será mais significativa; por conseguinte, a tua cana deve ter capacidade para suportar amostras mais pesadas e medir, no mínimo, de 2,40m a 3m, consoante as condições.
- Numa embarcação, bastará uma cana mais curta: escolhe uma cana entre 2,10m e 2,50m.
Relativamente à potência da tua cana, deves considerar o tipo de amostra com a qual pretendes pescar: amostra clássica, flutuante, vinil, bombete, etc.
Pesca com amostras: escolha das amostras: Ao teres cuidado na escolha das amostras, aumentas as hipóteses de pescares as espécies de peixe que pretendes. Para tal, deves considerar vários critérios:
- A cor: depende da luminosidade do ambiente de pesca e da tonalidade da água. Se a água for clara, prefere cores naturais. Por outro lado, se a água for escura e turva, é essencial usares amostras vistosas.
- O tamanho: depende do local de pesca, do período do ano, mas também da espécie pretendida.
- A vibração: cada espécie de peixe tem a sua própria sensibilidade, por isso escolhe uma amostra cujas vibrações correspondam às suas presas: fortes, suaves, amplas ou minimalistas.
Pesca com amostras: que carreto escolher? Para preparares o conjunto de pesca perfeito, o peso do teu carreto deve ajustar-se ao peso da tua cana. Tendo em conta que precisas de uma reserva de fio significativa, escolhe o tamanho de, pelo menos, 4000. A volta de manivela, que indica a capacidade de recuperação do fio do carreto, é um critério igualmente importante. Em função do teu ambiente de pesca, opta por uma volta de manivela relativamente baixa para as correntes mais fracas e por uma volta de manivela elevada para as correntes mais fortes.
A principal vantagem da pesca no mar reside na grande variedade de técnicas que podem ser descobertas e desenvolvidas. Embora alguns modelos de cana e de carreto possam ser adequados para diferentes tipos de pesca, é essencial que te informes sobre o material específico para cada um deles.
A pesca no mar abrange também a pesca ao fundo ou pesca com boia, a embarcada, a pesca de arrasto, a pesca com jig ou a pesca com tenia. Na Decathlon, podes encontrar uma vasta escolha de produtos para teres um equipamento completo de qualidade. Precisas de conselhos suplementares adequados à tua prática? Não hesites em dirigir-te aos nossos especialistas na loja!