Como escolher o material de descoberta do polo aquático

Como escolher o material de descoberta do polo aquático

O polo aquático parece complicado. Na verdade, todos jogamos polo aquático nas férias ou na piscina com os amigos. Nesta página mostramos como escolher o teu material. Jogar na água com uma bola.

Todos o fazemos nas férias, com os amigos, a família ou os nossos filhos. É uma forma de aproveitares e partilhares o momento de diversão e combater o medo da água focando-te na bola e na diversão e não nas pequenas coisas que assustam.
Conheçe a gama de produtos, as diferenças e as qualidades entre as bolas e tudo o que precisas de saber!

Como escolher o material de descoberta do polo aquático

A história

A filosofia da WATKO é a de que onde quer que haja água, há polo aquático. Significa que queremos que todos possam jogar em cada espaço aquático existente. Lago, oceano, mar, piscina, rio, na cidade, estamos rodeados de locais que estão à nossa espera :)

As nossas bolas de descoberta deviam ser fáceis de utilizar, legíveis, com um design divertido e resistentes a todos os tipos de jogo

Também queríamos que fossem acessíveis a todos os utilizadores, independentemente da idade ou do nível de natação.

 Foi assim que concebemos três bolas diferentes: a pequena, a grande e a Easypolo.

Três tamanhos para três práticas

O tamanho e o peso determinam a bola.

A bola pequena pode ser utilizada por toda a gente. Mesmo por um utilizador que não seja nadador. Quer possas tocar no fundo ou não. Com um peso de 140 gramas e uma circunferência de 15 centímetros, a bola pequena pode ser agarrada por uma mão pequena, pelo que pode ser utilizada pelas crianças. É mesmo a bola para famílias com membros jovens. Simples, transparente, é o primeiro passo para uma potencial prática de polo aquático. De facto, o tamanho pequeno permite que todos a possam agarrar e lançar apenas com uma mão. A sua capacidade de ressalto na água faz com que seja uma boa companheira nos dias de piscina ou de ida ao mar.

Com um peso de 250 gramas e uma circunferência de 20 centímetros, a bola grande tem o mesmo tamanho que uma bola de polo aquático convencional embora seja muito mais leve. É fácil de lançar, fácil de apanhar, mas é mais adequada para utilizadores adultos.

A bola de polo aquático Easypolo foi concebida como uma bola intermédia entre uma prática lúdica e uma prática mais desportiva. Tem a forma de uma bola de tamanho oficial para os jovens jogadores de competição e de clubes mas não o peso. A sua leveza permite que os jogadores se habituem à circunferência, que aprendam os movimentos do braço. A aderência é garantida pelas ranhuras na superfície e uma mistura de borracha e látex a que chamamos grip. Porque vai agarrar-se à tua mão e à água. Pode parecer um pormenor. Porém, é O elemento que define uma bola quando se joga num clube. É neste sentido que implementamos soluções de engenharia e a inovação.

Há um ano e meio, enquanto a renovávamos, testámo-la no nosso laboratório de conceção sediado em Hendaia. Escolhemos o melhor entre dois pesos diferentes e dois grips diferentes. Estes dois pontos são essenciais. Vão determinar se vais gostar do jogo ou não.

O peso é a chave para direcionar a bola. A circunferência é a chave da estabilidade da bola na tua mão.

Como escolher o material de descoberta do polo aquático

Material(ais)

Agora que sabes tudo sobre as formas das nossas bolas de descoberta, vejamos os materiais utilizados.
Para corresponder aos nossos valores, precisávamos de um material resistente ao cloro e à água salgada e também resistente a todos os tipos de jogos.
Para a bola pequena e a bola grande, optámos pelo policloreto de vinil, também designado PVC, sem ftalatos. Este ponto é importante pois empenhamo-nos na proteção dos nossos utilizadores e dos nossos locais de prática ;)

O PVC apresenta muitas vantagens. A sua leveza, a sua resistência ao sol, a sua imputrescibilidade e a sua robustez fazem do PVC um material muito completo. O seu custo reduzido faz com que corresponda à visão da Decathlon: «o desporto acessível a todos». O PVC permite-nos disponibilizar a bola a um preço reduzido. Porque não deveríamos ter de nos preocupar com isso quando apenas queremos divertir-nos.
Para que possa ser utilizado na água, acrescentámos linhas na superfície. Fácil de receber e fácil de lançar ;)

No caso da bola de polo aquático Easypolo, o objetivo era um pouco diferente. Quisemos que esta bola fosse uma etapa entre uma prática lúdica e uma prática mais desportiva. Precisávamos assim de uma superfície um pouco aderente na mão. Ora, o PVC não oferece uma boa aderência.

Por isso, usamos uma combinação de borracha e látex. Não o que utilizamos nas bolas académicas, mas um bom compromisso.

Como escolher o material de descoberta do polo aquático

Produtos complementares

Agora que sabes como escolher a bola, apresentamos três produtos que podes facilmente levar para jogar. É que, se queres jogar, precisas de uma baliza ou de um alvo para apontar.

O Kulbuto é um produto com uma longa história na Decathlon. Existia há muito tempo, muito antes da chegada da WATKO. Era um jogo da Nabaiji para as crianças. Uma boa maneira de se divertirem na água. Há três anos, decidimos renová-lo e torná-lo um pouco mais técnico para que o Kulbuto servisse tanto para jogar como para a iniciação ao polo aquático. Tornou-se assim o nosso alvo de descoberta. Como o nome indica, trata-se de uma estrutura flutuante e móvel que é necessário tocar se quiseres ganhar pontos. É insuflável, podes levá-lo para todo o lado. Um alvo é materializado por uma rede na zona central. Podes usá-lo sozinho ou com uma amigo à defesa, ou com várias pessoas, tu é que escolhes :)

A família recebe um novo membro, o Firstshoot, uma espécie de Kulbuto nível 2. Este alvo em forma de pirâmide possui quatro alvos de quatro tamanhos diferentes nas suas quatro faces. O princípio é simples: quanto mais pequeno for o círculo para o qual apontas, mais pontos podes ganhar se acertares. Tal como o kulbuto, é insuflável, fácil de transportar e fácil de utilizar.

Com a Polo Up, damos mais um passo para uma prática académica. A polo up é a nossa baliza de descoberta. Há muito tempo, os engenheiros da Decathlon inventaram a tenda 2 seconds. Incluímos esta tecnologia na nossa Polo para criar uma baliza de polo aquático tão rápida a desdobrar como a dobrar. A polo up é composta por uma rede para apanhar a bola, uma estrutura redonda para materializar a baliza e fixar a rede, um rebordo insuflável que a mantém fora de água e duas bolsas de lastros para a manter estável.

Só precisas de levar um amigo, a tua bola e a Polo Up. E de gostar!

Já sabes tudo sobre o material de descoberta do polo aquático. Agora, cabe-te a ti jogar e juntares-te aos fãs deste desporto!
Até breve ;)

Como escolher o material de descoberta do polo aquático

Noalig

Responsável de comunicação polo aquático

Nadadora e jogadora de polo aquático apaixonada desde a infância, evoluí a um nível nacional nos dois desportos. Atualmente, a minha especialidade é: nadar e jogar ao ar livre e, se possível, em águas frias. O meu spot preferido em França: uma piscina natural um pouco escondida na Ilha de Oléron onde podemos instalar o nosso campo insuflável :)