Magnésio em pó

- Magnésio em pó

O magnésio em pó é a escolha mais popular junto dos escaladores. É fácil cobrir bem as mãos com ele e podes escolher a quantidade que utilizas. A desvantagem do magnésio em pó é que, ao aplicá-lo, alguma quantidade pode escapar para o ar ou cair ao chão. Enche o teu saco de magnésio a um terço da capacidade para evitar entornar.

- Cubo de magnésio

O cubo de magnésio também é uma escolha usual. Pode ser esmagado e utilizado como magnésio em pó. O risco de entornar é menor e estes cubos normalmente ficam mais em conta do que o magnésio em pó. A desvantagem é que tens de o esmagar antes de utilizar e pode não cobrir as mãos de forma uniforme.

Cubo de magnésio
Bola de magnésio

- Bolas de magnésio

As bolas de magnésio são uma boa alternativa ao magnésio em pó. Trata-se de sacos de malha selados e cheios com magnésio. Ao apertar a bola, a cobertura das mãos é mais precisa e uniforme e o desperdício é menor face ao magnésio em pó. A desvantagem é a aplicação ser mais lenta. Junta magnésio em pó e uma bola ao teu saco de magnésio para uma aplicação mais eficaz.

- Magnésio líquido

A quarta opção é o magnésio líquido, disponível à base de álcool ou não. Para aplicar, espalha o líquido de modo uniforme e deixa secar. Este tipo de magnésio tende a durar mais tempo na pele e o desperdício, a poeira e a sujidade são menores. Pode servir de camada suplementar do magnésio em pó para uma melhor preensão, se necessário. A desvantagem é ser impossível aplicar durante a escalada devido ao acondicionamento em tubo, além de poder secar bastante a pele devido ao álcool. Se aplicares em tempo frio, as pontas dos dedos poderão ficar dormentes devido à perda de calor provocada pela evaporação do álcool.

magnesio liquido
Saco de magnésio em ginásio

Não deixes vestígios da utilização de magnésio

O excesso de magnésio nas presas não só é desagradável à vista, como irá formar uma camada dura por cima das presas da falésia e torná-las mais escorregadias com o tempo. Quanto mais tempo o magnésio ficar nas presas, mais difícil é de remover.
Em ginásios de escalada indoor, a limpeza das presas é feita com uma pistola de água de alta pressão. Contudo, algumas presas continuarão sujas depois de limpas, por terem sido utilizadas por demasiado tempo. Na escalada em falésia, é naturalmente muito difícil remover a camada endurecida de magnésio.

escaladores no bloco

Ambiente de escalada no exterior mais sustentável

Segue os 2 conselhos abaixo:
- Não utilizes magnésio a mais.
- Limpa o magnésio dos teus apoios quando terminares de escalar.

TAMBÉM LHE PODE INTERESSAR