Seja principiante ou de nível intermédio, o fato de surf e de bodyboard é essencial para não sentir frio, os golpes de calor ou ainda proteger das possíveis fricções da prancha e dos arranhões no fundo.Siga as nossas 3 etapas para escolher um fato de surf e bodyboard adaptado à sua estatura (homem, mulher, criança) e aos seus spots preferidos! 

COMO ESCOLHER O FATO DE SURF CORRETAMENTE?

Fato integral ou shorty? Com 5/4 mm, 4/3mm ou 3/2mm de espessura de neopreno? Sistema de abertura com fecho nas costas ou à frente? É difícil escolher tendo em conta a diversidade da oferta dos fatos de neopreno... Quais os elementos que devem ser tidos em conta na escolha do fato de surf de neopreno?

seletor-fato-surf

ESCOLHER O FATO DE SURF EM FUNÇÃO DA TEMPERATURA DA ÁGUA

A espessura do neopreno do fato varia consoante a temperatura da água. Quanto mais fria for a temperatura da água no seu spot, mais espesso deverá ser o fato.

Antes de ir à água, escolha cuidadosamente a espessura do neopreno do seu fato pois vai determinar a eficácia de isolamento e, assim, a duração da sua sessão.

Considere a espessura do neopreno como uma segunda pele que constitui uma barreira contra a água fria. Está indicada através de dois ou três números: 5/4 milímetros, 4/3 milímetros, 3/2 milímetros ou 2/2 milímetros.

FATO DE VERÃO

Pode optar por este fato em versão integral ou shorty, este último confere maior liberdade de movimentos e por isso mais conforto durante as suas manobras de surf.

O FATO IDEAL PARA O OUTONO 

Abaixo dos 22°C escolha um fato integral. Estes fatos são menos espessos ao nível dos braços para facilitar a rotação e o remar.

O FATO INDISPENSÁVEL PARA O INVERNO

O fato de surf 4/3 milímetros (mm) significa que a espessura do neopreno é de 4mm nas pernas e de 3mm nos braços.

O FATO PARA OS MAIS JOVENS

ESCOLHER O FATO DE SURF EM FUNÇÃO DA DURAÇÃO DA SESSÃO

ESCOLHER O FATO DE SURF DE ACORDO COM A MORFOLOGIA 

Para tirar pleno partido das funcionalidades do fato, é preciso escolher o tamanho adequado.

O fato de surf deve ficar bastante justo e não deve haver nenhuma prega visível a fim de garantir uma melhor eficácia térmica. É normal sentir-se apertado(a) com o fato seco mas este desconforto desaparece quando o fato ficar molhado. Se escolher um fato demasiado grande formar-se-ão pregas, surgirão irritações e o isolamento térmico será reduzido (entradas de água).

Atenção: as 3 medidas não coincidem exatamente com as da tabela? O perímetro do peito deve ser priorizado, depois o perímetro da cintura e por fim o tamanho da bacia

Após a compra, conserve o fato de neopreno: passe-o por água corrente depois de cada sessão e não o deixe secar ao sol. A sombra é amida do neopreno…

Última recomendação: como surfista informado, guarde alguma energia para despir o fato depois de sair da água!

edouard-chef-produto-neopreno

ÉDOUARD DUDORÉ

Chefe de produto neopreno

"Ao contrário do que acontece com os fatos de mergulho, os fatos de surf não são estanques: é normal que deixem passar um pouco de água que, aquecida no contacto com a pele, proporcionará um isolamento térmico contra o frio."

MAIS CONSELHOS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE