Seja principiante ou de nível intermédio, o fato de surf e de bodyboard é essencial para não sentir frio. Segue as nossas 3 etapas para escolher um fato de surf e bodyboard adaptado à tua estatura (homem, mulher, criança) e à temperatura da agua nos teus spots preferidos!

Como escolher o fato de surf corretamente?

Antes de mais lembra-te que, ao experimentares o fato ele deve ficar mesmo justo ao corpo, pode ficar até um pouco desconfortável no inicio,  o fato de surf vai adaptar-se mais ao teu corpo após as primeiras sessões.
Tem em conta a temperatura da agua na qual vais surfar. A espessura vai indicar se o fato é mais quente ou mais frio. Vem representada na descrição assim, 5.4mm, 4.3mm, 3.2mm, 2.2mm, a estes números correspondem a espessura do tronco e membros respectivamente. Quanto mais espesso mais quente é o fato.

seletor-fato-surf

Escolher o fato de surf em função da temperatura da água

A espessura do neoprene varia consoante a temperatura da água. Quanto mais fria for a temperatura da água no teu spot, mais espesso deverá ser o fato.

Antes de ir à água, escolhe cuidadosamente a espessura do neoprene do teu fato pois vai determinar a eficácia de isolamento e, assim, a duração da tua sessão de surf

Considera a espessura do neoprene como uma segunda pele que constitui uma barreira contra a água fria. Está indicada através de dois números: 5/4 milímetros, 4/3 milímetros, 3/2 milímetros ou 2/2 milímetros - correspondem à espessura no tronco e nos membros respectivamente

Fato de agua quente 

Pode optar por este fato em versão integral ou shorty, este último confere maior liberdade de movimentos e por isso mais conforto durante as suas manobras de surf.

O fato para aguas mornas/frias

Abaixo dos 22°C escolha um fato integral. Estes fatos são menos espessos ao nível dos braços para facilitar a rotação e o remar.

O fato indispensável para o inverno

O fato de surf 4/3 milímetros (mm) significa que a espessura do neopreno é de 4mm nas pernas e de 3mm nos braços.

O fato para os mais jovens

Escolher o fato de surf em função da duração da sessão

Escolher o fato de surf de acordo com a morfologia 

Para tirares pleno partido das funcionalidades do fato, é preciso que escolhas o tamanho adequado.

O fato de surf deve ficar bastante justo e não deve haver nenhuma prega visível a fim de garantir uma melhor eficácia térmica. É normal sentires-te apertado(a) com o fato seco mas este desconforto desaparece quando o fato ficar molhado. Se escolheres um fato demasiado grande formar-se-ão pregas, surgirão irritações e o isolamento térmico será reduzido (entradas de água).

Atenção: as 3 medidas não coincidem exatamente com as da tabela? O perímetro do peito deve ser priorizado, depois o perímetro da cintura e por fim o tamanho da bacia

Após a compra, conserva o fato de neoprene: passa-o por água corrente depois de cada sessão e não o deixes secar ao sol. A sombra é amiga do neoprene…

Última recomendação: como surfista informado, guarda alguma energia para despir o fato depois de saires da água!

edouard-chef-produto-neopreno

Édouard dudoré

Chefe de produto neopreno

"Ao contrário do que acontece com os fatos de mergulho, os fatos de surf não são estanques: é normal que deixem passar um pouco de água que, aquecida no contacto com a pele, proporcionará um isolamento térmico contra o frio."

Mais conselhos que podem ser do teu interesse