COMO ESCOLHER O EQUIPAMENTO PARA O TRAIL RUNNING?

A prática do Trail running atrai novos praticantes todos os dias. Correr na natureza é, por efeito, uma garantia de sensações inéditas. Mas atenção, devemos certificar da qualidade do equipamento para não ter sérios contratempos …

Equipar-se corretamente para o primeiro trail running

Todos os praticantes de trail mais experientes confirmam-no obstinadamente: é necessário ser-se prudente na abordagem à corrida na natureza e não se aventurar logo de início em percursos demasiado técnicos. É igualmente necessário escolher o equipamento em função do esforço (ou mesmo do simples passeio) que se avizinha.

Sim, o Trail é acessível a todos! Apenas temos que considerar que a primeira experimentação do Trail Running deve ser feita em trilhos com pouco desnível, de fácil acesso e trilhos de  com dificuldade baixa.

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O CALÇADO

É, sem dúvida, o ponto mais importante do equipamento de Trail running! Opta por calçado com o qual te sentes imediatamente confortável e que respeita as características da tua passada e necessidades.

Devemos ter em conta diversos elementos:

- A aderência e tração : vais querer ter nos pés uma sola que adere mesmo, e sobretudo, em piso húmido.

- A proteção: é importante a proteção das pedras ou das raízes graças a um calçado verdadeiramente concebido para o trail running. O calçado de Trail Running possui uma estrutura/ chassis que faz toda a diferença na proteção do pé em terrenos naturais.

- O tamanho: é geralmente consensual que deve escolher um tamanho superior ao modelo para estrada, por forma a executar as descidas sem dores nos dedos dos pés (e consequentemente sem unhas).

- A leveza: é menos importante do que em estrada. Confia num calçado que oferece uma estabilidade total. De forma a um calçado oferecer o máximo de proteção e estabilidade possível, podes de certa forma comprometer naturalmente o peso do modelo.


Para ir mais longe, não hesites em seguir este conselho, mais avançado, para escolher o seu calçado de trail running.

A ROUPA

É evidente que não se corre em trilhos em montanhas escarpadas como se corre em pistas perfeitamente balizadas! O seu vestuário de trail running deve compreender certas peças de equipamento que asseguram conforto e segurança.

~Indispensável :

- Uma t-shirt e um polar técnicos. O treino e as provas de trail running implicam habitualmente saídas de muitas horas. É preciso estar à vontade tanto com tempo quente como com tempo mais fresco.

- Um corta-vento. Nunca se esqueça que as condições meteorológicas podem mudar rapidamente (sobretudo se treina em montanha). Enrolado à volta da cintura ou dobrado numa mochila, o corta-vento é uma garantia contra as intempéries imprevistas. Pode igualmente revelar-se particularmente útil em caso de acidente, como um entorse, que obrigue a esperar por auxílio.

- Umas calças ou uns calções (em função das estações). Evite os calções de corrida curtos e ventilados, habitualmente usados pelos maratonistas, que não protegem contra possíveis contactos com arbustos.


A considerar :

- Com tempo frio, é aconselhável usar gorro e luvas. Pode optar por um boné quando o sol brilha generosamente.

- As perneiras de compressão. Podem proteger contra cortes e outras picadas. Podem também desempenhar um papel importante na prevenção de cãibras.

Não fiar no termo « acessórios ». Uma prática razoável de trail running exige que se equipe de forma meticulosa . De resto, os organizadores de corridas impõem muitos «destes acessórios (que são, de facto, incontornáveis).

- A mochila. Indispensável!Deves permitir levar duas garrafas, mas também guardar as barras energéticas ou outros alimentos sólidos, bem como o corta-vento.

- Um telefone portátil. Para prevenir os teus próximos ou eventuais socorristas em caso de problemas (verifica, antes de iniciar o treino, que a bateria está corretamente carregada).

- Uma lanterna frontal. É evidentemente indispensável quando o treino tem lugar (total ou parcialmente) em condições de luminosidade aleatórias.

- Um cronómetro ou um relógio GPS. Importante para avaliar adequadamente o tempo de esforço. Atenção, a noção de progressividade é pelo menos tão importante em trail running do que em estrada.

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