COMO ESCOLHER O EQUIPAMENTO DE SNORKELING ?

Queres começar a praticar snorkeling e sair à descoberta do mundo subaquático? Antes de partires em exploração, espreita aqui o equipamento necessário para o teu passeio aquático!

Como escolher o seu equipamento de snorkeling?

É INDISPENSÁVEL ESTARES BEM EQUIPADO DURANTE OS TEUS PASSEIOS DE SNORKELING, POR RAZÕES DE SEGURANÇA E DE CONFORTO.
DESCOBRE A PANÓPLIA IDEAL PARA OS TEUS PRÓXIMOS PASSEIOS AQUÁTICOS!

A MÁSCARA DE SNORKELING 

Acessório indispensável para a prática de snorkeling, a escolha de uma máscara é importante para poderes admirar o fundo do oceano. 
Assim, 4 partes devem ser tidas em conta quando escolhemos a máscara ideal: o vidro, a saia, a correia e as fivelas de regulação que permitem o ajuste da máscara em função da tua morfologia. 
Em primeiro lugar, para uma observação perfeita e para poderes aproveitar plenamente as maravilhas do fundo do mar, a tua máscara deve proporcionar-te um bom campo de visão. Privilegia uma máscara monolente. O vidro que a compõe pode ser em policarbonato (inquebrável, mas risca-se mais facilmente) ou em vidro temperado (mais segurança se o vidro partir). 
Em relação à saia da máscara, privilegia uma cor transparente, a mais comum, uma vez que te proporciona mais luz. 
Finalmente, a escolha da correia da tua máscara vai depender de 2 critérios: se desejas um muito bom suporte, opta por uma correia em silicone. Pelo contrário, se tiveres os cabelos compridos, aconselhamos a escolha de uma correia em tecido. De qualquer forma, é possível acrescentar uma sobre-correia em neoprene para proteger o cabelo nas correias de silicone; assim, beneficias das vantagens do tecido e do silicone.

Como escolher o equipamento de snorkeling?
Um pequeno truque para escolher o tamanho correto de máscara de snorkeling

UMA MÁSCARA ADAPTADA À tUA MORFOLOGIA

Depois de teres identificado o tipo de máscara que precisas, é indispensável testá-la antes de a comprar. Além das características da máscara, existe outro ponto essencial para beneficiar de um conforto ótimo nos teus passeios de snorkeling: o tamanho.
Mas como saber qual é tamanho ideal para ti? O primeiro elemento a ter em conta é a saia da máscara. Esta deve fixar-se perfeitamente aos contornos do rosto, mantendo a estanquidade e a flexibilidade.
Para te ajudar na escolha do tamanho, vê este pequeno truque: coloca a máscara sob o rosto, sem utilizar a correia, e inspira fortemente pelo nariz, bloqueando a respiração. Se a máscara não cair, então esse é o tamanho certo.

O TUBO de snorkeling

Tal como para as máscaras, escolher um tubo engloba várias opções. Primeiro, existem diferentes tamanhos e larguras: quanto maior e largo o tubo for, maior será o volume de ar. Este varia com a capacidade de cada pessoa e com a idade: evidentemente uma criança não respira da mesma forma que um adulto.
Se queres eliminar facilmente a água que pode entrar no tubo, escolhe um tubo com válvula que permite eliminar a água por baixo. Além disso, se gostas de fazer apneias, opta por um tubo com um defletor na parte superior, para reduzir as entradas de água, tanto em caso de imersão, como de mar agitado.
Finalmente, o bocal do tubo deve ser o mais adaptado possível à tua morfologia e deve ser o mais ergonómico possível, para evitar qualquer incómodo. Aconselhamos preferencialmente tubos com cores ou com uma banda refletora, para poderes sinalizar a tua presença dentro de água e evitar qualquer transtorno.

Como escolher o equipamento de snorkeling?

UMA ALTERNATIVA à máscara e TUBO? EXPERIMENTa A MÁSCARA EASYBREATH!

Sabias que mais de metade das pessoas não sabem respirar com um tubo de snorkeling? É efetivamente uma das principais razões que os impede de praticar snorkeling. Efetivamente, respirar pela boca não é habitual e o bocal de borracha torna-se por vezes incomodativo e pouco higiénico.
Assim, a Subea, marca de desportos subaquáticos da Decathlon, inventou a máscara de snorkeling Easybreath, que permite respirar da mesma forma debaixo de água como em terra, seja pelo nariz ou pela boca, graças à integralidade da máscara.

Máscara de snorkeling Easybreath para ver e respirar dentro de água como se estivesse em terra!

As barbatanas de snorkeling

As barbatanas permitem nadar à superfície com menos esforço e mais velocidade: uma vantagem para combater a corrente, mas também para poupar energia. Para a prática de snorkeling, estas devem ser curtas, flexíveis e fáceis de calçar. 
No entanto, quanto mais compridas forem as barbatanas, mas potência oferecem... Mas requer um esforço mais intenso de tua parte. Adapta por isso a escolha das barbatanas também em função do teu nível de prática! 

Não gostas particularmente de usar barbatanas ou não te sentes à vontade com este equipamento? Então, opta por um calçado aquático, ou "aquashoes", para proteger os teus pés.

UMA PROTEÇÃO SOLAR E TÉRMICA

Uma contribuição térmica é muitas vezes útil para combater o frio, se desejamos ficar mais tempo dentro de água e prolongar o nosso passeio. 
Como proteção térmica, podes escolher entre um fato shorty, um top de neoprene ou um fato completo. Em relação à espessura, tudo depende da temperatura da água onde vais mergulhar. Além disso, os fatos em neoprene têm a vantagem de proporcionar maior flutuabilidade. 
Para e proteger do sol e preservar o teu corpo dos perigos dos raios UV, todos os nossos top's de snorkeling possuem proteção solar UPF 50+. Um protetor solar à prova de água como complemento também é recomendado para uma máxima proteção.

Uma proteção térmica para limitar os escaldões no snorkeling

Tal como referimos anteriormente, os fatos ou shorty em neoprene podem contribuir para um aumento da flutuabilidade, facilitando assim os teus passeios aquáticos, sobretudo se estiveres com uma criança. Mas também existem outros acessórios que podem contribuir da mesma forma, tal como os noodles, coletes ou ainda as boias.

RECOMENDAMOS TAMBÉM OUTROS CONSELHOS DE SNORKELING