Como escolher o colete estabilizador de mergulho?

Como escolher o colete estabilizador para mergulho?

Como mergulhar dominando as descidas e as subidas? Para além de segurar a tua garrafa de mergulho, o colete estabilizador permite-te gerir a flutuabilidade e a evolução debaixo de água. Descobre estas especificidades para escolheres o teu modelo.

PROPOMOS-TE TRÊS MODELOS DE COLETE ESTABILIZADOR: O COLETE ENVOLVENTE REGULÁVEL, O COLETE DORSAL E O COLETE DE "VIAGEM".

Os diferentes tipos de coletes estabilizadores 

O colete estabilizador de mergulho envolvente

O colete estabilizador regulável envolvente

Como o nome indica, este tipo de colete foi concebido de maneira a que o volume de ar seja repartido por toda a superfície, envolvendo o corpo. Isto vai levar a uma grande flutuabilidade e a um melhor equilíbrio se estiveres em posição vertical. Tem geralmente um back pack dorsal, por vezes forrado para maior conforto. Graças à correia na zona abdominal e às correias ajustáveis nos ombros, este colete estabilizador é simples de regular e adapta-se a todas as morfologias (homens ou mulheres). Tem uns grandes bolsos laterais e alguns modelos têm igualmente bolsos integrados para os chumbos.

O colete estabilizador de mergulho dorsal

O colete estabilizador de flutuabilidade dorsal

Este colete estabilizador é um tipo de colete mais utilizado no mergulho técnico como mergulho subterrâneo, mergulho em destroços,... mas a sua utilização está a tornar-se cada vez frequente. Também é muito utilizado pelos fotógrafos, já que a parte abdominal é muito desafogada e facilita os movimentos debaixo de água. O reservatório, que se encontra nas costas, liberta o tronco do mergulhador e o aperto independente do enchimento. Além disso, este tipo de colete estabilizador favorece o equilíbrio do mergulhador na horizontal uma vez debaixo de água.

O colete estabilizador de viagem mergulho

O colete estabilizador de "viagem"

Geralmente, este tipo de colete estabilizador não tem back pack rígido, o que facilita a sua dobragem. Muito leve e compacto, pode ser do tipo regulável ou dorsal. Este colete é ideal se pensas em ir de férias para mergulhar por exemplo.

Os outros critérios para escolher o seu colete estabilizador de mergulho 

  • Adaptabilidade morfológica

    Adaptabilidade morfológica 

    As correias e as alças dos coletes estabilizadores são realmente reguláveis e ajustáveis? Algumas formas específicas de alças evitam igualmente a compressão do peito, o que permite, para certos coletes, que possam ser utilizados por homens ou mulheres.

  • Facilidade de utilização

    Facilidade de utilização 

    As purgas altas e baixas são facilmente acessíveis? Colocadas à frente ao nível do peito para a purga alta e ao nível da barriga ou atrás do colete para a purga baixa? Este colete estabilizador possui ganchos suficientes para pendurar o teu material, para pendurar as tuas boias, lanternas e outros acessórios de mergulho?

  • - O conforto

    Conforto

    Para maior conforto, privilegia um acolchoamento reforçado ao nível das costas e dos ombros, para amortecer o peso da garrafa de mergulho. Em alguns coletes estabilizadores, o back pack pode ser aumentado para se adaptar o melhor possível à tua morfologia e assim assegurar um conforto máximo durante o mergulho.

Os nossos truques para cuidar do seu colete estabilizador de mergulho

Manutenção do colete estabilizador

Como todo o equipamento de mergulho, não negligencies a manutenção do teu material!
A durabilidade do teu colete estabilizador começa em primeiro lugar por uma utilização correta do mesmo. Evita sobrecarregar o teu colete com chumbos e pensa sempre em levar a tua garrafa pela pega. Após cada mergulho, lava sempre o colete com água corrente. Finalmente, depois de cada estação, prepara o teu colete para a arrumação invernal antes do regresso ao bom tempo!
Sendo um equipamento de mergulho bastante técnico, é necessário fazer a sua revisão por um organismo certificado de 2 em 2 anos, para além da sua manutenção.