Cobrir ou não cobrir... Que cobrejão devo colocar?Terá frio? Ou calor?
Questões quase existenciais, quando chega o frio do outono... Para que o seu cavalo se sinta bem, eis as nossas dicas para escolher o cobrejão correto.
As folhas caem, o ambiente arrefece... e talvez se questione: Devo tosquiar o meu cavalo? devo tapá-lo? e que cobrejão devo colocar-lhe? qual o tamanho correto?
Iremos ajudá-lo com algumas perguntas sobre como ajudar o seu cavalo:
Caso tencione trabalhar o cavalo todos os dias, será preferível tosquiá-lo...
Porque se deixar a natureza assumir o controlo, uma vez no modo "urso de peluche" com o seu grande casaco de inverno, é muito provável que o cavalo transpire abundantemente! E nessa altura, uma vez encharcado, precisará de ajudá-lo a secar para evitar que arrefeça... e adoeça!
Como?
=> Seja dispensando o tempo necessário para o fazer caminhar até o pelo secar,
=> Ou retirando-lhe a sela e colocando-lhe um cobrejão secante para absorver a humidade (por exemplo uma esponja ou um polar).
No entanto este processo pode demorar algum tempo e se não o puder dispensar... Está decidido, vai ser tosquiado!
Mas não é assim tão simples: visto que lhe irá retirar a sua proteção natural, não conseguirá reter calor suficiente e precisará de ser de ser protegido!
IMPERMEÁVEL OU NÃO?
É indispensável ter um cobrejão impermeável?
Tal é necessário se... o cavalo viver no exterior. Um cobrejão impermeável, respirável e resistente à ruptura irá protegê-lo das intempéries...A característica especial dos cobrejões impermeáveis é a presença de foles (para uma maior mobilidade) e de uma aba traseira que protege do vento e das intempéries.
Não é obrigatório se... o seu cavalo viver numa box.Neste caso, não existe qualquer requisito e pode escolher um cobrejão "de interior".
Se o cavalo vive numa box mas passa 1 hora por dia no paddock, pode perfeitamente colocar-lhe um cobrejão impermeável.
O que torna um cobrejão mais quente do que outro?
Nesse caso, será necessário ter em conta a gramagem do cobrejão, ou seja, a quantidade de chumaço no interior do produto. Na Decathlon, indicamos a gramagem dos cobrejões no nome do produto ajudá-lo a escolher o nível de calor adequado!
Cabe-lhe escolher o cobrejão adequado ao seu cavalo (consoante seja mais ou menos friorento), de acordo com o clima (mais ou menos húmido) e consoante as temperaturas reais e percecionadas sejam diferentes.
É possível colocar várias camadas para proporcionar um pouco mais de calor ao cavalo. Não é incomum ver-se um polar sobre um cobrejão grosso: certifique-se de que as 2 camadas não ferem o cavalo por efeito de fricção.
Não se esqueça de ter em conta a amplitude térmica, que pode ser bastante elevada em determinadas regiões ou em algumas estações do ano. Tal significa que podem registar-se temperaturas relativamente baixas à noite e de manhã, tornando-se rapidamente amenas durante o dia. Neste caso, é preferível trocar o cobrejão da noite para o dia e proporcionar maior conforto ao cavalo.
A resistência de um cobrejão é particularmente interessante se o cavalo viver no prado (fricção contra as árvores) ou se for do tipo / tiver um parceiro "destruidor", ou seja, se morder o cobrejão (o seu próprio ou, infelizmente, o dos outros). A resistência mede-se em "deniers" e os cobrejões têm geralmente entre 600 e 1200 deniers.
Quanto maior o valor de deniers, mais resistente o cobrejão.
Um cobrejão para exterior é mais resistente à ruptura do que um cobrejão de cavalariça.
O tamanho dos cobrejões é expresso em cm e corresponde ao comprimento do dorso do cavalo (desde a ponta da cernelha à base da cauda)
Este quadro é apresentado a título indicativo e pode variar de acordo com a raça, atividade, idade, etc. do cavalo.
Escolha sempre o tamanho correto do cobrejão: se for demasiado curto o cavalo pode lesionar-se, se for demasiado grande pode deslocar-se para trás e bloquear a cernelha, ou simplesmente virá-la. O ajuste das correias cruzadas (por baixo da barriga) também é muito importante. Não deve esticá-las em demasia para não incomodar o cavalo, mas se as deixar muito frouxas, o animal pode prender a cauda entre as mesmas, o que será muito perigoso. Quanto às correias nas coxas, as correias deverão ser ajustadas de forma a não ficarem nem demasiado frouxas, nem demasiado apertadas, impedindo que o cobrejão deslize lateralmente.
Todas as descrições dos nossos cobrejões incluem um guia que o ajudará a escolher o tamanho correto para o seu cavalo. Não deixe de consultá-lo!
Um cavalo não tosquiado irá por sua iniciativa "fazer crescer o pelo" para proteger-se do frio e nem sempre é necessário cobri-lo. No entanto, caso esteja muito frio, pode colocar um cobrejão leve. Se o cavalo vive no prado, poderá facilmente passar o inverno sem um cobrejão, desde que disponha de um abrigo para proteger-se das intempéries. Um cavalo no prado está em movimento quase permanente, o que lhe permite libertar naturalmente algum calor.
Naturalmente, se o cavalo estiver doente com idade avançada, a sua resistência não será a mesma e a proteção terá de ser adequada à sua condição.
Alguns cavalos manifestam desgaste do pelo devido à fricção do cobrejão nos ombros, uma situação que pode ser evitada cobrindo o animal com uma proteção de ombros de lycra.
Alguns cavalos gostam particularmente de rebolar, por isso lembre-se de limpar regularmente os cobrejões para evitar irritações da pele ou até mesmo ferimentos.
Não se esqueça de reimpermeabilizar o cobrejão para exterior após cada lavagem.
Relativamente à limpeza dos cobrejões, não hesite em deslocar-se a uma das nossas oficinas. Os nossos operadores de serviços de lavagem utilizam detergentes adequados (na sua maioria biológicos), uma temperatura de lavagem adequada e uma secagem natural. São possíveis pequenas reparações (fivelas, fixações, etc.)
Para maior conforto, lembre-se de retirar gradualmente o cobrejão de forma a evitar mudanças bruscas de temperatura, deixando-o dobrado em 2 ao nível dos rins para que permaneçam quentes até montar o cavalo.
Para saber se o cavalo está à temperatura correta, toque nas respetivas orelhas e, se a ponta das mesmas estiver fria, o cavalo não está suficientemente agasalhado. Nesta última situação, poderá colocar um polar por baixo do cobrejão grosso, ou simplesmente colocar um neckcover no pescoço do cavalo.