Como escolher o calçado para caminhar no inverno

No outono e inverno, para enfrentar a chuva, a lama e até a neve ou o gelo, deves estar devidamente equipado!

escolher calçado de caminhada no inverno

Verifica a impermeabilidade do calçado

Quer o teu calçado seja quente ou não, será inútil se não garantir que é impermeável. Na Quechua o teste de impermeabilidade é efetuado em movimento: o calçado mergulhado é sujeito a flexões e 3 níveis de impermeabilidade são então identificáveis: 2000 flexões (cerca de 2h de caminhada), 4000 flexões (cerca de 4h de caminhada) e 8000 flexões (cerca de 8h de caminhada). Encontra esta informação nas características técnicas da ficha de produto, que te permitirá ter uma ideia do que o teu calçado pode suportar!

teste-impermeabilidade-calçado-flexões-caminhada

Adapta o calor ao teu esforço

Atenção: as tuas necessidades de calor são diferentes caso estejas em movimento ou parado, pelo que deves escolher o teu calçado e meias de acordo com a intensidade da atividade física. Um calçado demasiado quente quando caminhas estará na origem de transpiração e com isso ficarás com os pés molhados. Não optes por um calçado demasiado quente para um percurso com um desnível acentuado ou, quando parares, terás frio. Além disso, ter os pés húmidos aumenta o risco de bolhas! Quanto às meias, um par de meias de lã  aumentará o teu conforto e o calor. Durante um esforço intenso, prefere meias quentes e respiráveis que eliminam a transpiração, evitando que fiques com os pés molhados. (Caso leves um par extra no teu saco, manterás garantidamente os pés secos o dia inteiro!)

Escolher corretamente o calçado para a caminhada no inverno

Assegura a tração da sola

A sola é importante para isolar os teus pés do piso, mas não só!

Uma sola demasiado lisa num caminho coberto de gelo ou com neve dura é uma queda garantida. É por isso que o tamanho dos anti-deslizes e a composição da sola são critérios importantes na escolha do calçado de inverno. Anti-deslizes profundos (cerca de 5 mm) conferem à sola uma melhor tração. Um material flexível será mais aderente do que um material rígido! O calçado Quechua desenvolvido especialmente para pisos com neve está equipado com a tecnologia de solas SnowContact. O seu material e os desenhos foram otimizados para garantir uma aderência e tração máximas.

Caso as solas sejam demasiado lisas, pode equipá-las com os anti-deslizes que serão colocados no calçado à semelhança das correntes de neve nos pneus!

Um par de bastões permitir-lhe-á ainda equilibrar-se melhor.

Escolher corretamente o calçado para a caminhada no inverno

Descubra os nossos conselhos sobre caminhada