como escolher o seu calçado de corrida

Como escolher o teu calçado de corrida ?

Aqui está: chegou o momento de comprar ou trocar de calçado para as tuas sessões. Que modelo escolher e para que tipo de prática?

Existem alguns critérios essenciais para uma boa escolha de calçado de corrida. Um conselho: passa a conhecê-los antes de ir às compras !

A frequência de treino

A corrida é para ti um momento de descontração que praticas uma ou algumas vezes por semana ? Ou, pelo contrário, é um momento de superação física que te permite desafiar-te a ti próprio fixando objetivos ?  

Já percebeste, propomos-te diferentes tipos de modelos de calçado de corrida em função do contexto. O calçado de um praticante de corrida que corre em média uma a três vezes por semana ou menos, necessita de ter características técnicas diferentes do de um corredor preocupado com a performance.

trail vs corrida em estrada

O local de prática

Caminho ou estrada, o teu terreno de prática também deves ser tido em conta na escolha do teu calçado de corrida.

Preferes os trilhos na montanha, a estrada alcatroada ou os caminhos na floresta?

Define o teu terreno privilegiado antes de fazeres as tuas escolhas e afinares a seleção de produtos.
O calçado de trail por exemplo (corrida de longa distância em caminhos de terra ou trilhos de caminhada) é diferente do calçado utilizado para a corrida em estrada.

escolher-calçado-CAP

A distância

Preferes saídas de 30 minutos ou distâncias longas de 10 km ou mais?

É um elemento a teres em conta porque a distância percorrida durante as tuas saídas terá um forte impacto na escolha do teu calçado de corrida.

Além disso, não te esqueças de trocar o teu par de calçado ! Depois de 500 a 1000 km em função do teu peso, da tua velocidade e da composição do calçado, o produto e as suas tecnologias gastam-se e deixam de te proteger convenientemente. Se não sabes o número de quilómetros que fizeste, dirige-te à loja com o calçado antigo para que te aconselhem ou troquem de par uma vez por ano. O ideal seria teres dois pares de calçado e alternares regularmente. Um estudo luxemburguês provou que isso reduz os riscos de lesões em 39% !

Aproveita, será também a oportunidade de descobrir novos produtos !

A passada na corrida

Cada corredor possui a sua própria forma de correr. Para determinares o teu tipo de passada, a melhor forma é observares o desgaste da sola exterior do teu calçado de corrida. Encontramos:

- Calçado que se gasta sobretudo no meio da parte dianteira do pé. É o caso do calçado de 50% dos corredores que têm uma passada universal ou neutra.
- Calçado que se gasta sobretudo no lado interno da parte dianteira do pé e que representa 45% dos corredores. São as passadas ditas pronadoras.
- Calçado que se gasta na parte dianteira do pé e usado pelos corredores com passada supinada. Representam apenas 5%.

Para te facilitar a vida e propor calçado de corrida adaptado a todos, concebemos a K-only :uma espuma mais densa no primeiro metatarso, mais flexível no outro lado do pé.

Resumindo, um calçado feito para todas as passadas!
Mima-te: escolhe, simplesmente, o calçado que te agrada.

A sensação desejada

Um bom calçado é também um calçado com o qual nos sentimos bem, que dá vontade de calçar para ir correr e que, uma vez no pé, nos dá um reforço de motivação. Mas a sensação é algo muito subjetivo. Então, antes de escolheres, pensa: o que é que tenho vontade de sentir?

Amortecimento para uma melhor absorção das ondas de choque, retoma com uma sola que oferece um melhor ressalto para tornar mais eficaz a fase de propulsão e portanto a passada, leveza, suporte ou ainda estabilidade para acompanhar o bom desenvolvimento do pé.

Afinal, é muitas vezes uma questão de equilíbrio. Um calçado com mais amortecimento pode ser mais pesado do que um calçado centrado no conforto por exemplo.

NB: Temos tendência para pensar que os riscos de lesões na corrida têm origem diretamento no calçado. No entanto, temos tendência para esquecer/ignorar alguns pontos-chave.

Alterna regularmente os teus pares de calçado porque isso permite-te reduzir o risco de lesão.

Um dos factores de lesão é também a mudança sem transição: mudar de passada, mudar um calçado ao qual o seu corpo está muito habituado, mudar de terreno… Todas as mudanças devem ser efetuadas com calma, pouco a pouco.

As nossas regras essenciais para encontrar o calçado adequado ao teu pé!

Então, que calçado te atrai?

Como escolher o calçado de corrida?

Pedro Costa

PEDRO COSTA | CORRIDA - DECATHLON GUIMARÃES

Apaixonado por Corrida, Ciclismo, Futebol  desde sempre,  neste momento pratico corrida e ciclismo nos meus tempos livres. Já fui atleta federado em Atletismo e Futebol. Esta paixão por desporto em si já nasceu comigo, é como uma religião para mim! Fala comigo!

[email protected]

Recomendamos também os nossos conselhos para progredir na corrida

Como escolher uma t-shirt de corrida

Como escolher uma t-shirt de corrida

As camisolas de corrida cumprem vários objetivos, por isso como escolher bem?

Como escolher o calçado de corrida criança?

Como escolher o calçado de corrida criança?

Veja os nossos conselhos para o ajudar a escolher o calçado de corrida para criança.