cc calçado corrida estrada

Como escolher calçado de corrida estrada para progredir? 

Seja qual for o seu objetivo, para o treino ou as competições, dos 10 KM à maratona, o calçado de corrida performance está adaptado a todos os praticantes de corrida que desejam progredir ou aumentar as suas performances na estrada. E como escolhê-lo?

A escolha do calçado deve fazer-se em função de 2 critérios: a frequência (o número de saídas) e a intensidade das saídas (a sua passada).

1. A frequência das suas saídas

O número de saídas é um bom indicador para determinar o seu perfil de praticante de corrida: praticante regular ou praticante intensivo? 
O seu ritmo permitirá depois orientá-lo para encontrar um calçado adequado.

PRATICA CORRIDA DE FORMA INTENSIVA OU REGULAR?
Já tem por hábito correr mais de três vezes por semana quer seja para o treino ou preparar uma corrida, privilegie um calçado com um bom amortecimento para um conforto máximo. 
A sua passada determinará o calçado mais adaptado às suas necessidades.

2. A intensidade das suas saídas

A escolha do calçado também se faz em função da velocidade à qual tem o hábito de correr. 
Quanto mais elevada for a sua velocidade, mais a leveza será grande. Para saídas mais longas com passada moderada, a estabilidade é fundamental para manter o pé.

Saídas dos 10 aos 12 km/h

Está a pensar fazer saídas mais longas, mais de três vezes por semana com passada inferior a 12 KM/hora? Privilegie um calçado com bom amortecimento para limitar as ondas de impacto e garantir um máximo de conforto. A estabilidade do calçado também é importante para manter os seus pés durante as saídas mais longas.

Saídas um pouco mais rápidas > 12 km/h

Para as saídas ou competições um pouco mais rápidas, para além dos 12 KM/H, opte por um calçado ao mesmo tempo leve e com um bom impulso.

Para ir buscar o cronómetro com velocidades > 14 km/h 

É amador de velocidade à procura do melhor tempo, o que o leva a ultrapassar muito frequentemente os 14 KM/H durante as suas sessões de treino ou de fracionados. Um calçado ultraleve e dinâmico tornar-se-á uma mais-valia para ultrapassar o seu recorde pessoal. Complementa perfeitamente os outros modelos, em função do tipo de saídas e de sessões.

“Saber escolher um calçado adaptado à frequência e à intensidade da sua prática é fundamental. Mas também é o tamanho certo que torna o calçado mais eficaz. 

Durante o esforço, o pé tem tendência para inchar, experimente um tamanho acima e verifique se tem espaço para passar um dedo entre o calcanhar e a parte de trás do calçado.

Anthony - Chefe de Produto Calçado de Corrida”

Mais conselhos sobre a corrida de estrada...

Yoga

YOGA E CORRIDA: UM DUETO DE SONHO!

O yoga é uma atividade física suave, mas muito eficaz para as mulheres e para os homens. Alternar calmamente entre esforço e relaxamento faz maravilhas para os gémeos rijos, os joelhos em sobrecarga, os músculos posteriores das coxas tensos e para as dores na lombar. Diga adeus aos músculos encurtados e contraídos. E olá à flexibilidade!
plogging corrida apanhar lixo

Descubra o plogging, a corrida contra o lixo!

Fazer bem a si próprio preservando o planeta? Isso é possível! Descubra o plogging, uma nova prática desportiva e ecorresponsável!
Dicas para o prazer de praticar corrida

Dicas para o prazer de praticar corrida

Independentemente das diferenças de aptidão que possam existir, os praticantes de corrida devem procurar divertir-se durante a prática do seu desporto. Além disso, explorar cada rua, de modo a evitar a monotonia da corrida, não prejudicará o objetivo de progredir. Eis algumas dicas que o ajudarão nesta matéria…
casal a correr com o cão

A CORRIDA EM FAMÍLIA

O período das férias de verão é ideal para passar momentos em família e praticar desporto em conjunto! Descobre 8 dicas para correr em família e aproveitar ao máximo a experiência.