A escolha das luvas é feita com base em 2 critérios: as condições meteorológicas e o seu nível de equitação.
Meia-estação
Na equitação, as luvas não se limitam a proteger o cavaleiro do frio. Também protegem as mãos contra as irritações provocadas pelas fricções com as rédeas e impedem que estas escorreguem graças ao seu material antiderrapante. São um elemento importante para o seu conforto e a qualidade das suas sessões de equitação.
Tempo frio
Se pretender luvas para proteger as suas mãos do frio e das intempéries, opte por luvas quentes especialmente concebidos para a equitação no inverno. Se não tiver o hábito de usar luvas, opte por um modelo suficientemente fino, pois um modelo demasiado grosso poderá disfarçar todas as suas sensações e fazer perder os seus pontos de referência na sela. Se tiver o hábito de usar luvas durante as suas sessões de equitação, opte por um modelo um pouco mais grosso que permitirá proteger do frio.
Experiente
É totalmente autónomo na preparação e no trabalho do seu cavalo. Opte por luvas com uma combinação de couro e malha. Proporcionam conforto, contacto e resistência assim como um efeito segunda pele. Para uma melhor aderência, o ideal será optar por luvas com estampagem em silicone antiderrapante na palma.
Principiante
Está a iniciar-se na equitação e precisa de ajuda na preparação do seu cavalo e durante a sua prática. Ainda não domina os 3 andamentos do cavalo. Opte por luvas em malha fina com relevos e reforçadas na zona da passagem das rédeas. A sua fineza e flexibilidade permitirão conservar as suas sensações, em virtude da sua boa adaptabilidade às mãos. No entanto, o seu nível de proteção contra as fricções é limitado.
Intermédio
Já é autónomo na preparação do seu cavalo, mesmo se necessita sempre de acompanhamento durante a sua prática, no quadro de aulas coletivas ou individuais. Opte por luvas em material sintético que são mais resistentes e permitem uma melhor preensão das rédeas. O seu recorte também proporcionará maior conforto e melhor contacto graças ao efeito de segunda pele.