escolher cloches para cavalo

Como escolher cloches para cavalo?

Cloches abertas ou fechadas, em borracha ou neoprene, com ou sem carneira. É vasto o leque de cloches disponível para proteger os cascos do cavalo. Eis alguns conselhos para escolher corretamente as cloches. 

A escolha das cloches para cavalo deverá ser feita em função do nível de proteção pretendido para o cavalo, da facilidade de utilização e do conforto. 

como escolher cloches para cavalo?

Nível de proteção

As cloches protegem os cascos e os glomos do cavalo em caso de impacto. 

Para uma proteção básica, as cloches de borracha são as mais indicadas e apresentam uma excelente relação preço/qualidade. São também muito fáceis de cuidar. 

Para uma maior proteção, poderá optar por cloches com material mais espesso como o neoprene, mais ou menos grosso, que absorve bem os impactos. 

como escolher cloches para cavalo?

Facilidade de utilização

A facilidade de utilização é outro fator importante no uso de cloches. 

As cloches abertas permitem uma colocação mais fácil graça ao sistema de abertura por banda autoaderente. 

As cloches fechadas são menos fáceis de colocar, pois é necessário enfiá-las nos cascos do cavalo. Têm a vantagem de ficarem bem presas aos pés do cavalo, sem o risco de se descalçarem. São bastante utilizadas nas modalidade de cross ou horseball. 

como escolher cloches para cavalo?

Conforto

Para limitar as fricções, alguns modelos de cloches possuem um recorte mais anatómico. Essas cloches adaptam-se perfeitamente ao formato dos cascos do cavalo. Também impedem o seu reviramento. ~~Para cavalos com pele sensível, estão disponíveis cloches com reforço em carneira que evitam irritações. São muito ideais para cavalos que utilizam frequentemente cloches. 

Outros conselhos relacionados

COLOCAR A SELA

COLOCAR A SELA

Em primeiro lugar, é necessário verificar se a parte inferior do suadouro se encontra limpo a fim de não causar ferimentos ao cavalo. Depois, colocar cuidadosamente o suadouro sobre o dorso do cavalo com as presilhas da cilha para a frente. Deverá cobrir devidamente o garrote do animal, de modo a evitar fricções com a sela.Poderá também ser colocado um amortecedor de dorso por baixo do suadouro para proporcionar um melhor conforto na sela.
Alt/cc-proteções-cavalo-teaser

Como escolher proteções para os membros do cavalo?

Veja os nossos conselhos para o ajudar as proteções para os membros do seu cavalo.