Como escolher o teu calçado de andebol?

Na prática de andebol, os pés são constantemente solicitados, tanto para saltos como para rotações ou sprints. A DECATHLON orienta-o/a na tua escolha do calçado de andebol, para o máximo de conforto e eficácia em função das tuas necessidades e do teu perfil.

COMO ESCOLHER CALÇADO DE ANDEBOL?

Porque motivo o calçado de andebol é tão importante?

O andebol é um desporto cuja prática engloba uma quantidade significativa de saltos e passos altos, em pisos que, normalmente, são relativamente duros. Embora as sapatilhas clássicas possam ser adequadas para a prática ocasional de andebol (na escola ou entre amigos, por exemplo) a prática regular de andebol requer equipamento indicado para o praticante. Um bom equipamento visa evitar as entorses e contribui até para melhorar o desempenho no jogo, proporcionando, por exemplo, mais leveza no sprint.

De uma forma geral, o bom calçado de andebol deve proporcionar um bom amortecimento, bem como o apoio suficiente dos pés. Estes dois critérios são particularmente importantes, na medida em que garantem a preservação dos joelhos e das articulações. Mas não se fica por aqui: a escolha do calçado de andebol deve ser pensada tendo em conta as características individuais de cada praticante.

COMO ESCOLHER CALÇADO DE ANDEBOL?

                          Calçado de andebol em função da tua posição no campo

Atualmente, o calçado de andebol divide-se em vários modelos. Para te orientares, considera sobretudo a posição que ocupas no campo. De facto, um lateral não efetua os mesmos movimentos de um defesa, nem de um pivô. Se tiveres uma posição mais defensiva, tens de mudar frequentemente de direção e marcar os apoios. O modelo de calçado que melhor se adequa à sua posição deve promover o bom apoio e o consequente um bom amortecimento. Podes escolher um calçado mais rígido que proporcione apoios laterais significativos e grande amortecimento, para evitares o risco de alguma entorse.

Se a tua posição for de ponta, o sprint faz parte das tuas ações principais durante um jogo de andebol. Recomendamos assim uma escolha de calçado flexível e leve com uma sola fina e rasa, para não ficares limitado/a na corrida. Podes até optar por um calçado de voleibol, cujo peso representa um trunfo considerável para ganhar velocidade. Se jogares na posição de pivô, o calçado depende da tua morfologia e do teu estilo de jogo. Poderás assim optar por um modelo que confira um bom apoio ou então um modelo mais flexível e leve.

COMO ESCOLHER CALÇADO DE ANDEBOL?

Mais sobre o andebol para ti