Alt/como-escolher-bridão-título-1

Como escolher um bridão?

Existem muitas embocaduras e é por vezes é difícil escolher a mais adequada ao seu cavalo. Eis alguns conselhos da equipa Fouganza para ajudá-lo a escolher.

Todos os cavalo são diferentes e descrevemos a seguir as generalidades e linhas mestras da escolha de um bridão.

A escolha do bridão depende da morfologia da boca de cada cavalo. A boca do está cheia de subtilezas: pode fazer-se acompanhar de um especialista em bit fitting para maior precisão na escolha do seu bridão.

A escolha da embocadura depende do conjunto cavalo/praticante de equitação, do comportamento e atitude gerais do cavalo, mas também da mão do cavaleiro.

Cavalo jovem

Num cavalo jovem, é preferível usar bridões suaves, com materiais agradáveis ao toque, tais como a resina ou a borracha, visto serem mais macios, suaves, mas também menos "frios" que o metal.

Num cavalo jovem, é aconselhável colocar anilhas de borracha no bridão para proteger os cantos dos lábios. Visto a pele da boca ser fina, é preciso habituar o cavalo à presença do bridão.

Um cavalo jovem encontra-se em fase de aprendizagem da equitação: precisa de ser educado e não compreende a função do bridão. É inútil começar com um bridão dito "duro", ainda que o cavalo jovem possa ser difícil de controlar, dado que o seu uso só irá gerar incompreensão.

Para ajudar um cavalo jovem com dificuldades em virar, recomenda-se um bridão de agulhas (com borracha): as agulhas ajustam-se corretamente à cabeça e "conduzir" a cabeça na direção desejada.

É necessário tolerar num cavalo jovem que o mesmo fique atrás do seu bridão ou que se apoie no mesmo das primeiras vezes. Estas falhas poderão ser corrigidas mais tarde, quando a sua educação tiver progredido.

O cavalo que perde o contacto

Alguns cavalos têm tendência a perder o contacto. Isso manifesta-se de várias formas: podem passar por detrás da mão e encapotar-se, ou ainda manter a cabeça erguida, com as costas baixadas.

O objectivo é encorajá-los a retomar um contacto ligeiro com o bridão, utilizando materiais confortáveis para a boca: os canhões devem ser de borracha ou resina

Para os cavalos difíceis de controlar: a utilização de um bridão de pelham permite recuperar o controlo, graças ao efeito da barbela. Deverá preferir o modelo com canhões revestidos de borracha.

O bridão de agulhas com canhões de borracha será útil nas mudanças de direção e no contacto, assim como para o cavalo jovem.

O cavalo com contacto direto e ligeiro

Para os cavalos com uma boca favorável, deve ser dada preferência a bridões com articulação simples de 2 anéis, ou a bridões de azeitona maciços ou ocos.

O tamanho dos canhões dependerá da boca do cavalo.

O cavalo que se inclina sobre o bridão

Quando um cavalo se inclina fortemente sobre o bridão, tal significa que tem falta de equilíbrio.

O bridão de articulação dupla com os seus canhões finos pode ajudar à recuperação.

O bridão Verdun com rolos de cobre promoverá a salivação. O cobre liberta iões que promovem a salivação. Como a forma dos canhões é mais fina, a ação do bridão é mais precisa.

Para cavalos difíceis de controlar, um pelham de material mais rígido (aço) e uma barbela. Para maior suavidade, recomendamos uma bainha na barbela ou uma almofada de gel, as quais permitem controlar o bem-estar dos cavalos.

Para cavalos com dificuldade em virar, o bridão Verdun com estas faceiras planas está mais próximo do bridão de agulhas: facilita a mudança de direção.

Para um dressage avançado,

Os bridões mais usados são os bridões clássicos tipo azeitona ou Baucher, com um efeito de alavanca muito leve.  

Na dressage, muitos praticantes de equitação também usam embocaduras, podendo nesse caso optar entre 2 bridões: o bridão de embocadura e o freio-bridão.

Alt/como-escolher-tamanho-bridão

Qual o tamanho de bridão indicado para o meu cavalo?

O tamanho do bridão é expresso em milímetros e corresponde ao comprimento dos canhões, entre os anéis.

O comprimento dos canhões dependerá da largura da boca do cavalo. Os valores indicados são meramente indicativos e podem variar de acordo com os cavalos.

Nota: para colocar anilhas de borracha, poderá precisar de escolher um tamanho superior para conseguir introduzir as anilhas sem comprimir a boca do cavalo.