Escolher patins pode ser complicado quando não se tem todas as informações.

Contamos-te tudo neste artigo e damos-te os elementos-chave para te tornares especialista de patins.

OXELO SHOP // WHAT'S THE DIFFERENCE ?*
Como escolher bem os patins?

O botim interior

O botim interior é um elemento muito importante dos teus patins. Em função da tua prática, deves escolher um botim interior mais ou menos rígido, que permite mais fluidez ou mais suporte.

Como escolher bem os patins?

As rodas 

As rodas são um elemento muito importante, com muitas variáveis. Algumas privilegiam a velocidade, outras favorecem a derrapagem. Tudo depende do tamanho e da aderência. Passamos a explicar:

Pequenas ou grandes? 

PEQUENAS:  rodas mais pequenas vão garantir mais maneabilidade e melhorar a estabilidade porque vão aproximar o teu centro de gravidade do chão.

GRANDES: rodas maiores vão fazer-te perder equilíbrio e maneabilidade, mas vão permitir aumentar muito mais depressa a tua velocidade e distância.

Duras ou macias?

MACIAS: uma roda macia vai garantir-te mais conforto de deslize; a aderência ao chão é maior, reduzindo as vibrações da estrada. São recomendadas para uma prática mais de fitness.

DURAS: estas rodas vão permitir-te fazer derrapagens e figuras, e serão mais resistentes a longo prazo com uma prática regular. A aderência é reduzida em relação a uma roda macia. Serão recomendadas para uma prática mais freeride ou freestyle.

Em caso de dúvida, podes encontrar a dureza da roda no respetivo flanco: quanto maior for, mais dura é a roda 😉

Como escolher bem os patins?
Como escolher bem os patins?

O chassis 

O chassis dos patins vai permitir fixar as rodas e o botim. Pode ter vários tamanhos, materiais... Vamos contar-te mais!

Alumínio ou plástico? 

Os chassis podem ser fabricados em vários materiais, nomeadamente em alumínio ou plástico. Concretamente, qual é a diferença?

Como escolher bem os patins?

Curto ou longo? 

LONGO: um chassis longo favorece a estabilidade e oferece mais conforto.

CURTO: quando mais pequeno for o chassis, maior a importância da maneabilidade.

Como escolher bem os patins?

Patins em linha ou patins quad? 

Estes dois tipos de patins oferecem dois tipos de deslize totalmente diferentes. Vamos explicar-te rapidamente as diferenças no nosso vídeo. Em resumo:

Em resumo 

Vamos fazer um resumo rápido? Para resumir, a tua escolha deverá basear-se nas tuas preferências e no teu hábito de prática!

Vamos explicar-te tudo em vídeo no nosso canal Youtube: