pessoas a caminhar na neve

Como escolher as suas meias de caminhada na neve?

Altura, material, malha, quentes, respiráveis… Na caminhada na neve, a escolha das meias é primordial. Entre conforto e segurança para os pés, como encontrar as meias ideais?

A caminhada na neve permite explorar a montanha de forma suave ou desportiva. Seja qual for o seu percurso, nesta prática de inverno outdoor, o equipamento tem um papel fundamental conforto e no prazer de caminhar. A começar pelas meias. Descubra os nossos conselhos para escolher o par de meias que lhe permita manter os seus pés quentes, secos e que o torne num praticante de caminhada feliz.

A ESCOLHA DAS MEIAS É FEITA EM FUNÇÃO DE 4 CRITÉRIOS: O CONFORTO TÉRMICO, A ESTRUTURA, O COMPRIMENTO E A PRÁTICA.

O conforto térmico

O ar seco e imóvel é um dos melhores isolantes térmicos que existem, e o ideal é aprisionar uma camada no interior da roupa para assegurar calor e isolamento. Uma roupa espessa tem tendência a ser mais apertada impedindo o ar de encontrar o seu lugar. Assim, não é a espessura que proporciona o conforto térmico da meia.



O conforto térmico é determinado por:

A respirabilidade

Permite eliminar a transpiração para manter os pés secos.

O ganho de calor

A necessidade de ganho de calor varia em função da sensação de cada pessoa e da atividade diária. Para o obter, privilegie os materiais naturais como a ou a seda, nomeadamente nas zonas do pé mais sensíveis ao frio, os dedos! A solução ideal?A lã de Merino, um dos materiais mais quentes que existem.

A estrutura das suas meias

Como escolher o par de meias para a caminhada na neve
2. Parte superior

É a parte envolvente que sobe desde o tornozelo até ao cós, e assegura a respirabilidade da meia. Em função da altura da meia, será mais ou menos comprida.

Como escolher o par de meias para a caminhada na neve
1. Zona rib ou cós

É a parte alta que mantém a meia. É uma parte muito importante em termos de conforto: esta parte deve manter a meia no lugar sem apertar o marcar a barriga da perna.

Como escolher o par de meias para a caminhada na neve
3. Zona tail

É a parte da meia que se encontra ao nível do calcanhar. Esta zona deve ser resistente para que a meia dure mais tempo uma vez que está fortemente exposta às fricções da meia com o calçado. Por outro lado, esta zona pré-formada proporciona conforto e suporte máximos envolvendo a forma do calcanhar, evitando que a meia se mexa no pé, e assim evitando a fricção da meia sobre o pé.

O comprimento das meias

Relativamente às meias, um pouco como acontece no calçado, a morfologia do pé tem influência. A altura da meia será função da morfologia e da utilização.

Existem 2 comprimentos de meias:

Cano meia-altura - mid

Utilização: calçado de caminhada baixo e meia-altura (MID), não é indicado para as galochas.

Indicado para todas as morfologias, mas pode haver o risco de deslize em função da sua morfologia (barriga da perna fina ou demasiado forte).

Cano alto - high

Utilização: indicado para calçado, nomeadamente de cano alto, mas também galochas.

Indicadas para todas as morfologias, e têm a vantagem de proporcionarem um melhor suporte que as meias MID, assim como uma maior proteção da tíbia.

A prática

Em função do foi planeado para o teu dia, do itinerário previsto, da tua vontade, da tua fisiologia, das condições meteorológicas, poderás precisar de um par de meias mais ou menos quente, mais ou menos respirável. Lembra-te por isso de associar o par de meias à forma como praticas a caminhada na neve.

A intensidade desportiva

Escolhe um par de meias adaptadas à intensidade da tua caminhada: muito desportiva, poderá ficar rapidamente com calor e transpirar ao praticar caminhada, e por isso necessita de uma meia menos quente e muito respirável. Se a tua caminhada for mais do estilo contemplativo, com momentos de descoberta, piquenique, pausas estáticas, opta por umas meias quentes e com um bom isolamento.

Quanto maior for a intensidade da caminhada, maior será a necessidade de escolher umas meias topo de gama, ou seja umas meias técnicas, quentes e respiráveis ao mesmo tempo.

As condições meteorológicas

Informa-te sobre as condições meteorológicas previstas no teu local de caminhada e escolhe as mais adaptadas. Para além disso, cada pessoa tem uma perceção diferente do frio, a musculatura das mulheres e o posicionamento das camadas de gordura são diferentes nos homens e nas mulheres, em muitos casos, a mulher sente mais frio do que o homem.

Resumindo, deves escolher as suas meias com um só objetivo: manter os pés quentes e secos.

Para escolheres as meias que lhe proporcionarão o bom compromisso calor / respirabilidade, deverás ter em conta a tua morfologia, a tua sensibilidade ao frio e o tipo de caminhada na neve que vais praticar. Para um conselho mais personalizado, os vendedores Decahtlon estão à tua disposição e podem aconselhar-te cuidadosamente na escolha do par de meias mais conveniente para ti.

Encontrou as meias que lhe convêm, a altura certa para o seu calçado e adaptadas à sua morfologia, não se esqueça de verificar se são indicadas para a sua prática de caminhada.

Outro ponto importante para encontrar umas meias adaptadas ao seu pé: o comprimento.

É FRIORENTO?

Não há problema! umas meias em seda debaixo das suas meias proporcionam-lhe calor e conforto.

E para os muito friorentos, pode igualmente acrescentar uma palmilha isolante dentro do calçado, bem-estar assegurado!

Descubra a caminhada na neve com a Quechua by Decathlon

Jessica

Equipa de comunicação Quechua - Apaixonada pela montanha, amante de caminhada com e sem raquetes, entusiasta dos grandes espaços abertos, lagos e montanhas, praticante de escalada.