Como escolher as estafas de ginástica?

Em treino ou em competição, o par de estafas é o acessório indispensável para a prática da ginástica artística. Seja nas barras assimétricas, nas argolas ou na barra fixa, é importante escolher o tamanho adaptado.

Estafa de ginástica artística

As estafas permitem uma melhor preensão nos aparelhos sem solicitar demasiado os antebraços. Recomendamos fortemente a utilização complementar de umas fitas de pulso em esponja, a colocar sob as estafas.

Escolher o tamanho de estafas adaptado à tua prática 

Desenvolvemos este guia de tamanhos para que possas encontrar o par certo de estafas sem que tenhas de as experimentar. A escolha do tamanho depende de dois fatores: o aparelho de prática e o tamanho da tua mão.

Para as praticantes de Ginástica Artística Feminina, concebemos um par de estafas especialmente adaptado às barras assimétricas.

Para os praticantes de Ginástica Artística Masculina, desenvolvemos dois pares de estafas: um primeiro para as argolas e um segundo para a barra fixa.

Para te ajudar a distinguir os diferentes pares, o couro exibe um desenho do aparelho, no lado da palma da mão.

Como medir corretamente o tamanho da mão?

Existem duas técnicas de medição, de acordo com o aparelho utilizado: se procuras um par de estafas para as barras assimétricas (GAF) ou para as argolas (GAM), consulta a técnica n.º 1 abaixo indicada;  já a técnica n.º 2 irá auxiliar na procura de estafas para a barra fixa (GAM).

TÉCNICA N.° 1: Para as barras assimétricas (raparigas) e as argolas (rapazes), a medição deve ser feita do início da palma da mão até à primeira falange do dedo médio (como na imagem).

Barras assimétricas (GAF)
≤ 13,7 cm = Tamanho 0
≤ 14,4 cm = Tamanho 1
≤ 15,2 cm = Tamanho 2
≤ 16 cm = Tamanho 3

Argolas (GAM)
≤ 14 cm = Tamanho 0
≤ 15 cm = Tamanho 1
≤ 16 cm = Tamanho 2
≤ 17 cm = Tamanho 3

Estafa para argolas e barras assimétricas
Estafa para barra fixa

TÉCNICA N.° 2: Para a barra fixa (rapazes), a medição deve ser feita do início da palma da mão até ao meio, entre a primeira e a segunda falange do dedo médio (como na imagem).

Barra fixa (GAM)
≤ 11,3 cm = Tamanho 0
≤ 12,6 cm = Tamanho 1
≤ 13,9 cm = Tamanho 2
≤ 15,3 cm = Tamanho 3

Experimenta o teu par de estafas

Depois de teres seguido os nossos conselhos para escolheres o tamanho adaptado de acordo com a tua prática e o teu tamanho de mão, é agora tempo de experimentares as tuas estafas.

estafa de ginástica no pulso

Etapa 1: Coloca a estafa em redor do pulso. A correia azul deve passar debaixo do osso do pulso.

Etapa 2: Estende a estafa contra a mão esticada e verifica se a extremidade do couro está bem colocada, com o auxílio dos indicadores abaixo indicados.

Exemplo correto de estafa de ginástica para barras assimétricas

INDICADOR PARA BARRAS ASSIMÉTRICAS
As estafas concebidas para as barras assimétricas possuem 2 aberturas (uma para o dedo anelar e uma para o dedo médio), bem como uma fina orla para favorecer a aderência ao aparelho. A extremidade da estafa deve chegar ao limite da primeira falange do dedo médio.

Exemplo correto de estafa de ginástica para argolas

INDICADOR PARA ARGOLAS
As estafas concebidas para as argolas possuem 2 aberturas (uma para o dedo anelar e uma para o dedo médio), bem como uma orla espessa. A extremidade da estafa deve chegar ao limite da primeira falange do dedo médio.

Exemplo correto de estafa de ginástica para barra fixa

INDICADOR PARA BARRA FIXA
As estafas concebidas para a barra fixa possuem 3 aberturas (para os dedos indicador, médio e anelar), bem como uma fina orla. A extremidade da estafa deve chegar entre a primeira e a segunda falange do dedo médio.

Como limpar as estafas de ginástica?

Para melhorar a durabilidade do teu par de estafas, é necessário fazer a sua manutenção regular. Atenção, uma vez que as estafas são em couro, não devem ser lavadas com água. Após cada utilização, remove o excesso de magnésio das tuas estafas. Podes em seguida guardá-las numa bolsa. Recomendamos que uses uma bolsa dedicada e que a laves regularmente.

Dica

Se as aberturas para os dedos forem demasiado estreitas, podes alargá-las recorrendo a uma lixa. Mas nunca uses tesouras!

Não te preocupes, a forma da estafa ficará perfeitamente adaptada à tua mão após alguns treinos de ginástica.

Tens agora todos os indicadores necessários para escolher bem o tamanho das tuas estafas de ginástica artística e para fazer a sua manutenção, para que te durem o máximo de tempo possível!