-
Impermeabilidade, respirabilidade, revestimento ou membrana… não sabe como escolher as suas calças de ski? Fornecemos-lhe todas as informações necessárias para que faça a escolha correta e se mantenha quente e seco em todas as situações.
Ski de pista, freeride, caminhada, snowboard, trenó, ski de fundo, que tipo de desporto pratica?
Umas boas calças de ski devem mantê-lo quente e seco na neve como nas pistas. Mas o que vai verdadeiramente determinar o que precisa é a sua prática.
Se passa os dias nas pistas, irá precisar de umas calças quentes e impermeáveis.
Durante esta prática, irá ter momentos de arrefecimento, nomeadamente nas telecadeiras. Umas calças bem quentes, e bem ajustadas são o recomendado. Poderá depois abrir as ventilações nas descidas mais intensas.
A neve fresca e solta é a sua preferida? Vai precisar de umas calças bem impermeáveis que o protegem mesmo quando passa o dia todo na neve. Um material resistente e um reforço no fundo da perna também são essenciais para resistir à abrasão dos elementos exteriores (raízes, ramos etc.).
Relativamente ao formato, irá preferir um corte mais amplo para mais estilo e para ter uma grande amplitude de movimentos na sua prática.
Sobe as pistas sem os meios mecânicos! O ski de caminhada exige muito esforço na subida para pouco na descida. Vai precisar por isso de umas calças mais justas e leves, equipadas com fechos de correr para ventilação de forma a eliminar a transpiração nas subidas. Um material corta-vento vai protegê-lo do vento e de outras intempéries, nomeadamente na descida.
Os principiantes de snowboard sabem bem: vai passar muito tempo sobre os glúteos e os joelhos. Vai precisar de umas calças reforçadas nestes locais estratégicos para se manter seco mesmo durante as pausas. E claro as suas calças devem ser bem quentes e impermeáveis.
Para os amantes da neve solta, existem jardineiras chamadas “bibs”. Evitam as entradas de neve em caso de queda ou durante as pausas, para o manter bem quente durante toda a sessão.
O ski nórdico/ski de fundo é um desporto de resistência com uma grande variação da temperatura corporal, que se pratica em condições invernais. Para não sentir demasiado calor ou demasiado frio mantendo uma boa liberdade de movimentos, privilegie os collants, que o mantêm quente no início da sessão e que depois terão o papel de eliminar a transpiração durante o esforço.
Aperte bem todas as extremidades da sua roupa, ajuste bem as polainas e ajuste as bandas adesivas localizadas na cintura para um bom ajuste.
Em todos os casos escolha um tamanho no qual se sente confortável e que tenha a possibilidade de usar roupa térmica como collants de ski, de forma modular o calor da roupa em função das condições meteorológicas.
Já percebeu bem, quer pratique ski, snowboard ou trenó, as suas calças devem ser impermeáveis.
Acha que todos as calças impermeáveis são iguais? Está enganado! Existem, em função da necessidade do desportista, diferentes níveis de impermeabilidade dos equipamentos de montanha, e por isso de calças de ski.
Um ponto importante: umas calças resistentes à água não são necessariamente impermeáveis, mas todas as calças impermeáveis são resistentes à água.
A impermeabilidade de um tecido exprime-se em Schmerbers. Irá encontrar frequentemente esta informação indicada na etiqueta da roupa. Quanto maior for o número, mais o tecido do produto é impermeável. Assim, se estiver indicado 10 000 mm ou 10 000 Schmerber, significa que o tecido das calças resiste a uma coluna de água de 10 metros. Mas para obter um produto totalmente impermeável, os Schmerbers não são suficientes. Também é necessário que as costuras sejam impermeabilizadas. Com efeito, mesmo que o tecido seja resistente à água, as costuras podem-na deixar passar. Se usar um casaco impermeável, sem forro, por exemplo, e o virar do avesso, irá ver que as costuras estão cobertas por uma banda estanque para evitar que a água penetre no casaco.
O revestimento é uma camada de produto que é acrescentada ao tecido.
A membrana apresenta-se como uma película que é colocada no interior do casaco.
Estas duas soluções são relativamente impermeáveis e respiráveis. Por questões de durabilidade da tecnologia preferimos a membrana, para além que na roupa de ski, a membrana é posteriormente protegida pelo forro e o isolante que fornecem o calor. Também é mais flexível que o revestimento, favorecendo uma boa liberdade de movimentos.
Já lhe aconteceu realizar uma caminhada debaixo de uma grande chuvada, no verão, equipado com um casaco impermeável leve, e de ter ficado encharcado no interior como se estivesse estado à chuva? Testou a importância da respirabilidade do tecido quando escolhe uma roupa impermeável. Porque se o tecido impede a água de entrar, também impede a humidade libertada pelo seu corpo de sair. E assim fica encharcado, não porque o casaco não seja impermeável, mas porque não consegue eliminar a humidade!
Para evitar isto, medimos a respirabilidade dos tecidos e umas calças de ski impermeáveis devem ser bem respiráveis sobretudo se vai fazer um grande esforço.
Expressa em RET a respirabilidade de um tecido mede-se em função da quantidade de vapor de água (sim, é vapor de água que liberta normalmente e ainda mais se estiver a praticar desporto). Quanto mais pequeno for o RET indicado na etiqueta, mais o tecido é respirável. Para não se esquecer, uma roupa muito respirável tem um RET de cerca de 6 ou inferior. Entre 6 e 12 é bem respirável, perfeito para roupa de ski por exemplo.
O sistema de segurança avalanche integrado
Os produtos de freeski e all mountain estão equipados com o sistema RECCO®. Este deve ser sempre utilizado em complemento com um DVA (detetor de vitima de avalanche). Os refletores RECCO®, permitem ajudar os meios de socorro a encontrar pessoas enterradas.
Os fechos de correr impermeáveis
Para evitar as entradas de água pelos fechos de correr, quer seja nos bolsos ou nas ventilações, estes devem ser impermeabilizados. Pode ser pela colocação de um flap por cima do fecho para o proteger, ou pela colocação de uma membrana no interior do fecho para evitar a entrada de água.
O chumaço para o manter quente
As calças de ski quentes estão equipadas com chumaço, uma vez que é o único material que se mantém quente mesmo molhado. Poderíamos ter colocado um isolamento com penas, mas estas perdem o seu poder de isolamento se houver humidade no ar. E o chumaço lava-se muito facilmente ao contrário das penas!
Encontrou as calças que correspondem à sua prática de ski? Não se esqueça de completar a panóplia com o casaco adequado. E se ainda tiver questões, não hesite em partilhar nos comentários ou de se informar na sua loja Decathlon!