homem a caminhar numa montanha

Como escolher as botas de trekking?

Vais fazer uma caminhada e precisas de um par de botas de trekking? Estás no lugar certo. Nós ajudamos-te!

Escolher um par de calçado para fazer trekking é muito importante e requer o conhecimento de vários critérios importantes: flexibilidade, impermeabilidade, aderência, peso e material.

Porque recomendamos botas de cano alto

O que é uma bota de cano alto?

Uma bota de cano alto é um calçado que cobre todo o tornozelo. É uma bota que tem no mínimo 2 ilhós acima do tornozelo! Não confundir com os cano médio, que possuem apenas um ilhó acima do tornozelo.

Que tipo de calçado?

Recomendamos botas de cano alto para trekking. Quer vás passar uma noite num acampamento ou semanas nas montanhas, o teu calçado será uma grande mais valia graças ao seu melhor apoio do tornozelo. É um trunfo para a segurança das tuas viagens.

Porquê botas de trekking e não calçado de trail?

Os estudos realizados pelos nossos laboratórios convenceram-nos de que as botas de cano alto protegem melhor os pés e os tornozelos durante uma caminhada de vários dias.

De fato, as botas de cano alto protegem o tornozelo dos impactos, especialmente se andares em pedras soltas e terrenos mais irregulares. Dois ilhós de aperto acima do tornozelo, fornecem um maior apoio para os pés que só está disponível em botas de cano alto.

Verás pessoas a caminhar com calçado de cano médio, de cano baixo ou até calçado de trail. Algumas dessas pessoas já têm um tornozelo habituado e fortalecido. Apesar disso, correm sempre correm o risco de torcer o tornozelo ou mogoarem-se com os impactos. Com as mudanças de elevação, obstáculos e o cansaço, vais precisar de um calçado protetor e robusto, que esse calçado não o é.

Qual é a diferença entre trekking e caminhada?

Fazer uma caminhada nas montanhas costuma ser sinónimo de autonomia. Isso significa que estás a carregar mais peso do que numa caminhada de algumas horas, onde basicamente carregas o teu próprio peso, bebidas e alguns snacks.

Num trekking, podes ter de levar contigo uma tenda, saco-cama, comida e água suficientes para vários dias. Essa carga é transferida para todas as tuas articulações, especialmente as do pés e dos tornozelo. Por isso, recomendamos botas de cano alto, adequadas para o efeito.

Flexibilidade de acordo com o tipo de terreno

Trilho de baixa dificuldade

Em caminhos abertos, e sem muitas dificuldades, é melhor optar por sapatos macios. Isso porque eles permitem um rolamento natural do pé, e você percorrerá muitos quilômetros sem esforço.
O trilho de Santiago de Compostela é um excelente exemplo deste tipo de terreno.

Para torná-lo mais pesado, são incluídas proteções nas áreas mais estratégicas: frente e atrás do pé.

Por último, a parte superior de cano alto destes modelos permite um bom suporte do calcanhar, sem o tornar demasiado rígido, mas compensando pequenos erros de avaliação do pé devido ao cansaço, sem restringir a amplitude de movimento da articulação

Trilho misto

Em caminhos de montanha estreitos e irregulares, deves optar por calçado que ofereçam maior rigidez e suporte, de forma a ter mais conforto nas partes técnicas do percurso.

Estes trilhos mais técnicos são geralmente mais "agressivos" para o calçado do que as estradas. Por isso, a proteção e a resistência do calçado é um dos fatores mais importantes.

Terreno acidentado

Para caminhadas que são na sua maioria fora dos trilhos mais conhecidos, onde os montes de pedras às vezes são os únicos pontos de referência, é preferível optar por calçado rígido e alto que ofereça proteção máxima. Travessias de campos de gelo, seixos de escalada e outras passagens que mais se assemelham a "escalada", serão abordados com maior serenidade. Os modelos estarão próximos das botas de alpinismo, muito rígidas para precisão, suporte e proteção.

Um bom exemplo desse tipo de caminhada seria o Tour do Monte Branco.

Waterproof trekking shoe

IMPERMEABILIDADE

O calçado equipado com uma membrana impermeável é testado em laboratório e no terreno para garantir impermeabilidade e respirabilidade ideais. Para começar, o calçado é emergido em água com ar pressurizado no interior para verificar se não há bolhas na superfície da bota. Em seguida, é colocado num braço mecânico que simula a caminhada, imerso na água para verificar se o interior do calçado permanece perfeitamente seco.

Durante o teste de impermeabilidade, testamos 5 níveis de impermeabilidade:

1/5 : 2.000 flexões - cerca de 4 km e 30 min de caminhada
2/5: : 10.000 flexões - cerca de 10 km e 3 horas de caminhada
3/5 : 30.000 flexões - cerca de 15 km e 6 horas de caminhada
4/5 : 50.000 flexões - cerca de 20 km e 8 horas de caminhada
5/5 : 100.000 flexões - cerca de >20 km e 24 horas de caminhada

PESO

Não há nenhuma vantagem em ter um sapato pesado. No entanto, as botas de cano alto são mais pesadas ​​que os outros modelos, mas são a melhor escolha para trekking.
O peso da tua bota de trekking dependerá de outros critérios: tipo de uso, material, sola.

  • Tipo de uso

    Se estiveres num terreno fácil, precisarás da flexibilidade da bota para rolares o pé. Calçado macio serão os mais leves. Por outro lado, se estivers em terrenos mistos e acidentados, precisarás de rigidez e proteção. É por isso que esses modelos são um pouco mais pesados.

  • O material

    Dependendo das tuas necessidades, podes escolher couro ou sintético. Como ambos os materiais têm as suas vantagens, o couro será um material mais pesado que o sintético, mas oferecerá outras qualidades que o sintético não possui.

  • A sola

    As nossas solas são feitas de borracha. Elas são duráveis, pois o material limita a abrasão com o piso. Serão mais pesadas que as solas de plástico menos resistentes. O nosso compromisso com as solas, significa que os nossos modelos serão mais pesados, mas duráveis.

DICAS

Laço

As nossas botas de cano alto estão equipadas com um gancho de bloqueio. Permite um melhor controlo sobre o laço do calçado. 

Lacing
Meias

Para uma experiência óptima com o teu calçado de trekking, não deves descurar a escolha das tuas meias!

Tipo de uso

É altamente recomendado que caminhes inicialmente com o teu calçado em trilhos de menor dificuldade de de menor duração. Isto pode evitar lesões e maior cansaço durante as tuas caminhadas mais longas e em percursos mais técnicos.

HOW TO CHOOSE BOOTS TO GO TREKKING?
Secagem

In difficult weather conditions, such as rain, care must be taken when drying your shoes, otherwise they may be damaged. Leave shoes to air dry away from heat sources to avoid damaging the lining or leather of your walking shoe. Removing the soles or putting newspaper in the shoe can be a good trick.

Em condições climatéricas adversas, como chuva, é preciso ter cuidado ao secar o calçado, caso contrário, ele pode ficar danificado. Deixa as botas secarem ao ar livre, sem contacto com fontes de calor para evitar danificar o forro ou o couro do teu calçado de caminhada. Tirar a sola ou colocar jornal dentro da bota pode ser um bom truque.

Drying your hiking boots

Check out our selection of advice

How-to-choose-your-kids’-boot-size

Como escolher o tamanho certo de calçado para bebé e criança?

Para evitar a dor de cabeça de escolher o tamanho do calçado dos mais pequenos, descobre todos os nossos conselhos!