COMO ESCOLHER BOTAS PARA TREKKING?

Vais fazer um trekking e precisas de botas? Queres mais pormenores para saber como escolher? Estás no sítio certo! Nós explicamos-te como escolheres as botas ideais!

Calçado cano alto porquê header

COM A FORCLAZ IDENTIFICÁMOS 3 TIPOS DE TERRENO:

- CAMINHOS TRANSITÁVEIS;

- TRILHOS ACIDENTADOS;

- FORA DE TRILHOS.

AS VANTAGENS PRINCIPAIS QUE DEVES TER EM CONTA PARA ESCOLHER AS BOTAS DEPENDEM DO TIPO DE TERRENO:

- A FLEXIBILIDADE DAS BOTAS;

- O NÍVEL DE REFORÇOS E DE PROTECÇÃO;

- O NÍVEL DE SUPORTE GLOBAL.

VAIs PRATICAR EM CAMINHOS TRANSITÁVEIS? 

Para caminhos largos e sem grandes dificuldades, o melhor é optares por botas flexíveis. De facto, permitem um desenvolvimento da passada natural e podem percorrer vários quilómetros sem esforço. Santiago de Compostela é um excelente exemplo para ilustrar este tipo de terreno.

-> Para gerir o peso, as protecções estão localizadas nas zonas mais estratégicas: a parte da frente e de trás do pé.

Por fim, o cano alto nestes modelos proporciona um bom suporte do tornozelo, sem torná-lo rígido para corrigir os pequenos erros causados pelo cansaço mas sem pressionar demasiado a amplitude da articulação.

escolher calçado trekking cano alto
escolher calçado cano alto de trekking

VAI PRATICAR EM TRILHOS ACIDENTADOS?

Para caminhos estreitos e acidentados de montanha, deves escolher botas com mais rigidez e suporte;

Para poderes estar mais confortável nas zonas técnicas: placas rochosas, desníveis, lama em desnível, etc. Estes trilhos mais técnicos são geralmente mais «agressivos» para as botas do que os caminhos transitáveis.
-> Por essa razão, as protecções são mais significativas e os materiais mais resistentes, devido à sobreposição no geral. O rebordo do calçado oferece mais suporte do que nos modelos concebidos para os caminhos transitáveis para serem mais confortáveis em brechas ou desníveis.

E AS SOLAS?

Outra característica muito importante num calçado de trekking é a sola. De facto, por via da tração e da aderência, a sola proporciona segurança para o praticante de trekking. Para que cada um possa, conforme as suas preferências, optar por um calçado flexível ou rígido seja qual for o tipo de terreno, decidimos, na Forclaz, oferecer um nível máximo de aderência em todos os nossos modelos, concebidos tanto para a prática fora de trilhos como para os caminhos transitáveis. É o nosso compromisso em termos de segurança. Vai partir em breve? Não te esqueças de escolher os bastões de trekking corretamente!

DESCoBRe OS NOSSOS MELHORES CONSELHOS